MetLife Dental vale a pena? Conheça todos os planos!

Conheça a MetLife Dental e todos os detalhes sobre os seus principais planos, além de outros diferenciais que a rede oferece.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Se você está a procura de um plano odontológico, vale a pena conhecer mais sobre a MetLife Dental, uma das maiores redes do mundo.

Hoje em dia, ter uma boa cobertura para a saúde bucal deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para pessoas que desejam ter dentes fortes e saudáveis. No entanto, a boa notícia é que existem diversas alternativas disponíveis no mercado, com os mais variados preços e modalidades de atendimento, o que torna o serviço mais acessível para o público.

Continua após a publicidade

Mas, para escolher o melhor plano para o seu perfil e aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer, é fundamental conhecer melhor cada opção e suas características.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial para te ajudar a analisar se a MetLife Dental vale a pena, além de trazer mais detalhes sobre seus planos e funcionamento.

Continua após a publicidade

O que é a MetLife? 

MetLife é uma subsidiária da empresa Metropolitan Life Insurance Company, uma companhia multimilionária norte-americana. A organização está localizada em Nova York, mas possui escritórios em todo o mundo.

metlife-logotipo

Ela surgiu em 1863, focada nos serviços de seguro de vida, mas expandiu sua área de atuação para diversos setores, inclusive na área de planos de saúde.

Atualmente, a MetLife é a maior seguradora de vida dos Estados Unidos, com mais de $3.3 bilhões de dólares em planos. Além disso, também é líder de vendas em planos de poupança, aposentadoria e seguros empresariais.

Presente em mais de 44 países, a companhia buscou ampliar o alcance de seus serviços por meio de planos em outras modalidades. Foi então que surgiu a MetLife Dental, uma categoria especializada em planos odontológicos. Dessa forma, passou a oferecer, também, cobertura para a saúde bucal, atuando em todo o Brasil com diferentes coberturas.

Continua após a publicidade

Ao todo, a MetLife possui mais de 150 anos de atuação no mercado e 58 mil funcionários, atendendo mais de 100 milhões de clientes.

Além disso, embora tenha chegado ao Brasil apenas em 1999, a companhia já se tornou referência no mercado de seguros de vida, previdência privada e na área da saúde, com o MetLife Dental.

Entre seus diferenciais, é importante mencionar a experiência no mercado, a rede de suporte internacional e o número considerável de planos disponíveis.

O que o plano odontológico MetLife Dental cobre?

Ao analisar os serviços da MetLife Dental, para determinar se a companhia pode atender às suas necessidades, é importante conhecer também os planos que ela oferece.

Continua após a publicidade

Dessa forma, será possível realizar uma avaliação mais completa da empresa, além de poder escolher as coberturas que melhor combinam com o seu perfil.

Por isso, confira mais sobre os planos odontológicos MetLife Dental e suas especificidades:

Cobertura fundamental

Uma das vantagens da MetLife Dental é sua Cobertura Fundamental, que está presente em todos os planos da companhia. Nesse caso, o paciente poderá solicitar esses serviços em qualquer contratação.

A cobertura fundamental inclui uma série de serviços básicos, como:

  • tratamento de canal;
  • restauração dental;
  • consultas periódicas;
  • limpezas;
  • seguro emergências;
  • atendimento no caso de dor de dente;
  • cobertura 24 horas.

Além disso, o plano fundamental também possibilita a realização de raio-X para diagnósticos e extrações simples, sem cobrança adicional.

Esses são apenas alguns dos procedimentos que podem ser solicitados por qualquer cliente, independentemente do plano contratado.

Ainda, a cobertura é válida em todo o país, desde que seja feita por um profissional credenciado na MetLife Dental.

Plano Essencial

Enquanto isso, o plano Essencial é o modelo mais básico de cobertura que a companhia oferece. No entanto, seu catálogo de procedimentos também inclui algumas operações especiais, como:

Continua após a publicidade

  • documentação periodontal completa;
  • conjunto de radiografias;
  • clareamentos;
  • cirurgia de tracionamento;
  • atendimento emergencial 24 horas.

Por se tratar da modalidade Essencial, o plano não traz muitos serviços adicionais que não sejam voltados para situações de maior necessidade. No entanto, trata-se de um plano completo para quem busca um seguro odontológico para imprevistos, além de contar com cobertura 24 horas.

Plano Estético

Além dos procedimentos Fundamentais, o plano Estético também apresenta serviços voltados para essa categoria, que oferece cobertura para várias operações diferenciadas, como:

  • clareamentos, inclusive para procedimentos caseiros;
  • placa estabilizadora;
  • placa de resina ou silicone;
  • documentação básica inclusa;
  • conjuntos de exames e modelagem;
  • pacotes especiais para aparelhos ortodônticos.

Basicamente, o plano Estético disponibiliza serviços que são voltados para aparência, mas sem deixar de oferecer cobertura emergencial e procedimentos padrão.

Além disso, esse plano também abrange outras categorias, como, por exemplo, o tratamento de bruxismo por meio de placas de silicone. Assim, ele também colabora com a saúde, enquanto trabalha no estético.

Continua após a publicidade

Plano Essencial DOC

A parte burocrática dos tratamentos dentários pode ser uma complicação para muitos pacientes. Pensando nisso, a MetLife Dental também investiu em um plano de cobertura específico para documentações.

Dessa forma, o paciente pode contratar um pacote que oferece facilidades no momento de emitir formulários e preencher documentos para as operações.

O plano inclui diferentes autorizações, além de conjunto de radiografias, documentos para aparelho, clareamento e canal.

São quatro tipos de documentação ortodôntica, sendo:

  • Completa;
  • Especial;
  • Simplificada;
  • Básica.

A cobertura também traz possibilidade de documentação ortopédica, de próteses e tratamentos infantis, como, por exemplo, na queda precoce de dentes.

Continua após a publicidade

Inclusive, a MetLife Dental também disponibiliza todos os tipos de coberturas infantis em seus planos, para contratação individual ou familiar.

Plano Total

Como o nome indica, o plano Total oferece ampla cobertura nas demais categorias, e também inclui outras modalidades, como coroamento e próteses completas.

Os materiais trabalhados incluem cerâmica e resina, com confecção pura e de acordo com a necessidade estética do paciente.

Além disso, essa cobertura também possibilita manutenção e substituição das próteses quando necessário, de maneira mais prática e acessível.

E, claro, o plano Total também acompanha cobertura emergencial e outros procedimentos, como limpezas.

Ainda, a categoria se diferencia por atuar na saúde ortodôntica e também estética, unindo diversos procedimentos em prol de um amplo atendimento.

Plano Ortodôntico

Por fim, um dos planos da MetLife Dental também inclui cobertura ortodôntica específica.

Isso porque grande parte dos pacientes que buscam profissionais dessa área pretendem realizar tratamentos com aparelhos, para correção ou fins estéticos.

Desse modo, a contratação deste plano visa facilitar todas as etapas dessa modalidade em especial, oferecendo:

  • manutenção de aparelhos fixos e removíveis;
  • documentação completa;
  • modelo das arcadas dentárias;
  • exames radiográficos;
  • fotografias;
  • clareamentos;
  • canais;

O plano também trabalha com aparelhos infantis, disponibilizando os documentos e materiais necessários para atender esse público.

Usualmente, esse tratamento demanda a realização de cada processo de forma individual, o que pode demandar mais tempo e recursos do paciente. No entanto, com um pacote de cobertura completa, como o da MetLife Dental, é possível economizar nesse quesito, além de ter acesso ao serviço de forma mais prática.

Continua após a publicidade

Como usar o plano MetLife Dental?

A princípio, interessados no plano MetLife Dental podem realizar a contratação individual e também para dependentes.

Depois da aprovação, a empresa disponibiliza uma carteirinha do seguro, que deverá ser utilizada com um documento com foto a cada consulta. Em seguida, basta o paciente marcar uma avaliação com um dos dentistas credenciados, apresentando sua carteirinha no momento da consulta.

Dessa forma, o plano poderá realizar a cobertura, ou o reembolso, caso não seja possível adquirir a isenção.

Nesse caso, o paciente tem a autonomia de escolher o profissional de sua preferência para o tratamento, utilizando o plano para descontos e reembolsos. Além disso, também existe a possibilidade de indicar um dentista ou médico para se filiar, de modo que não será preciso sequer mudar de profissional para cumprir os requisitos da cobertura.

A MetLife Dental também disponibiliza um sistema de busca para localizar dentistas credenciados, facilitando as avaliações do paciente.

Como encontrar um dentista?

Um dos diferenciais da MetLife Dental é seu sistema de utilização da carteirinha, que permite a escolha do profissional para os tratamentos. A companhia disponibiliza uma ferramenta de busca detalhada para que o usuário encontre um dentista habilitado para sua condição.

Continua após a publicidade

No endereço, o paciente pode realizar a pesquisa pelo seu plano, cidade e bairro, para que o sistema indique o profissional que melhor se enquadra no perfil.

página para buscar um dentista

Por exemplo, o plano Estético pode apresentar dentistas diferentes do plano Ortodôntico, por se tratar de focos diferentes. No entanto, a ferramenta conta com a lista completa de profissionais habilitados em seu sistema.

Além disso, para uma busca manual, basta o usuário selecionar a opção de CEP e analisar os dentistas disponíveis na cidade em que desejar.

Enquanto isso, também é possível encontrar profissionais por mensagem de texto (SMS) no celular, de forma gratuita. O usuário deverá enviar seu CEP para o número 27319, e a MetLife Dental retornará 3 indicações de clínicos gerais.

No caso de especialistas, basta incluir o código da especialidade junto com o CEP, a partir do catálogo disponível no site.

Continua após a publicidade

Como pegar a carteirinha MetLife Dental?

Depois de contratar um plano MetLife Dental, o paciente deverá pegar sua carteirinha, para conseguir marcar as avaliações na rede credenciada.

O documento chegará fisicamente até o endereço cadastrado, mas também existe a possibilidade de solicitar a carteirinha virtual. A princípio, é possível acessá-la no portal do cliente, por meio do site www.metlife.com.br, com todas as informações disponíveis, como número e dados pessoais do titular.

Enquanto isso, a Central de Atendimento também disponibiliza uma área para solicitações por telefone, nos números:

  • 3003-3422 para capitais e regiões metropolitanas; 
  • 0800 746 3422 para as demais localidades.

Um atendente irá enviar o número da carteirinha por SMS depois de confirmar o CPF e o plano.

Por fim, também é possível pegar a carteirinha MetLife Dental pelo aplicativo oficial da rede, disponível para sistema Android e iOS. O cadastro do paciente estará atualizado com todos os seus dados, com acesso semelhante ao portal no site.

Como fazer a portabilidade de um plano odontológico para a MetLife Dental?

Um dos diferenciais da MetLife Dental é a possibilidade de fazer portabilidade do plano odontológico para a empresa.

Essa alternativa é interessante para interessados que já tenham um plano vigente, mas desejam migrar para a companhia. No entanto, é fundamental checar os requisitos para realizar esse procedimento, disponível a partir de 2 anos de uso da rede.

Continua após a publicidade

Por exemplo, é necessário que a cobertura seja semelhante em ambos os planos, sem possibilidade de migração para planos muito diferentes. Além disso, é essencial que o pagamento esteja em dia, para evitar pendências na cobertura atual.

No caso de carência no plano atual, o interessado também deverá cumprir os períodos pré-determinados antes de completar a portabilidade.

Por fim, também é necessário solicitar a documentação do processo para um representante MetLife Dental, formalizando a portabilidade.

Embora seja um processo burocrático, a opção é interessante para quem deseja adquirir um plano MetLife, mas de maneira mais prática do que realizar toda a etapa de cancelamento do plano anterior.

O plano odontológico MetLife Dental vale a pena?

Avaliar se os planos MetLife Dental valem a pena é uma análise individual, acima de tudo, pois depende dos fatores e necessidades individuais de cada paciente.

Continua após a publicidade

No entanto, em termos técnicos, a companhia possui diversos benefícios atrativos, boa estrutura de atendimento e longa experiência no mercado. Sua variedade de planos também é um diferencial interessante, permitindo que o cliente escolha a cobertura que melhor combina com seu perfil.

Além disso, a rede também une praticidade e tecnologia, com a possibilidade de utilizar a carteirinha virtual e a portabilidade de planos com mais rapidez.

Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre a MetLife Dental e os detalhes dos seus planos odontológicos, por conta das vantagens e serviços oferecidos.

De qualquer modo, é fundamental realizar uma análise completa das opções disponíveis, para encontrar a melhor cobertura para você. Assim, você poderá aproveitar melhor todos os benefícios de um plano de saúde odontológico, e contar com mais facilidades nas suas consultas no futuro.

Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para ficar por dentro de todas as novidades!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.