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MetLife é confiável? Confira a análise completa da empresa

A MetLife é uma empresa com vários produtos e serviços. Neste post explicamos todos eles e mostram qual é sua reputação. Entenda!

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

Se você está considerando algumas empresas para contratar um seguro de vida, dental ou previdência, pode estar se perguntando se a MetLife é confiável.

Afinal, a empresa afirma ser uma das maiores do mundo no segmento de serviços financeiros, e como resultado, está presente há mais de 150 anos em quase 50 países, atendendo um total de 100 milhões de clientes.

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Todavia, apesar desses números, a dúvida que fica é: será que a metlife é confiável e vale a pena contratar os serviços da empresa?

Neste post vamos explicar como funciona a MetLlife Brasil, quais são os planos e serviços, e outras características. Acompanhe a leitura!

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O que é a MetLlife?

MetLife é uma companhia focada em seguros, anuidades, benefícios para colaboradores e gestão de ativos e oferece serviços para pessoas físicas e jurídicas.

A empresa começou nos Estados Unidos e sua sede ainda é em Nova York. No Brasil, a MetLife está presente desde 1999 e atende mais de 5 milhões de clientes.

Por aqui, a sede fica em São Paulo e além dela, a companhia também abriu a MetLife Foundation.

A entidade, que foca a educação financeira de famílias necessitadas, investiu mais de 822 milhões de dólares em subsídios e outros 85 milhões de dólares em investimentos.

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Quais os planos e serviços oferecidos pela Metlife?

A MetLife Brasil oferece vários produtos e serviços aos clientes brasileiros. Veja quais são eles e o que está incluído.

MetLife Seguros

Um dos focos da MetLife é a parte de seguros de vida, acidentes e doenças graves. Nesse setor, existem opções para pessoas físicas e jurídicas.

Para os contratantes individuais, as soluções são passíveis de personalização, abrangendo procedimentos cirúrgicos emergenciais, a necessidade de internação, suscetibilidade a doenças graves e mais.

Um dos planos é o MetLife Vida Protegida, que cobre:

  • casos de doenças graves;
  • procedimentos cirúrgicos;
  • morte ou acidentes pessoais;
  • assistências, que incluem mão de obra especializada em manutenção e cuidados com o pet.

Para empresas, existem planos específicos. Veja:

  • PME Flex: oferece diárias por incapacidade temporária por acidente, despesas médicas hospitalares e odontológicas por acidente, coberturas por morte, invalidez permanente e doenças graves, além de assistências diferenciadas;
  • MetLife PME Global: é voltado para empresas entre 2 e 500 funcionários. Existem duas modalidades:
    • Vida em Grupo: cobre morte, morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, invalidez total e permanente por doença funcional, despesas diversas e verbas rescisórias;
    • Acidentes Pessoais: cobre morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • MetLife Sucessão Empresarial: é direcionado para negócios com 2 ou mais sócios que desejam garantir a continuidade da empresa. É possível contratar até R$ 6 milhões de capital segurado por sócio;
  • Plano de Amparo Social Imediato (PASI) – Convenções Coletivas de Trabalho: é personalizado, conforme o acordo realizado. Oferece proteção financeira em caso de morte e invalidez permanente, apoio a processos de rescisão trabalhista e suporte estendido à família;
  • Seguro de Acidentes Pessoais: oferece os planos MetLife PME Flex, MetLife PME Global e PASI.

Além desses, ainda tem o MetLife AP Bilhetes que é voltado à proteção de estagiários e prestadores de serviços que não são CLT, cobrindo invalidez permanente total ou parcial e morte.

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MetLife Odonto

O MetLife Odonto oferece planos para pessoas físicas e jurídicas. No primeiro caso, é possível escolher um dos seguintes produtos:

  • Sorria Mais Essencial: custa R$ 41,90 ao mês e inclui limpeza, canal, restauração e radiografias;
  • Mais Essencial DOC: custa R$ 52,90 ao mês e inclui panorâmicas, análises, enxerto e dente do siso;
  • Sorria Mais Estético: custa R$ 114,90 ao mês e inclui clareamento, extração, ponte móvel e bruxismo;
  • Mais Ortodôntico: custa R$ 146,90 ao mês e inclui limpeza, extração, radiografias, uso de aparelho, documentação e manutenção;
  • Sorria Mais Total: custa R$ 189,90 ao mês e inclui radiografias, prótese total, canal, coroa, provisórios e faceta;
  • Mais Total Estético: custa R$ 219,90 e inclui documentação, bruxismo, próteses, clareamento, faceta e uso de aparelho.

No segmento empresarial, os planos MetLife são divididos entre pequenas e médias ou grandes companhias. Para os negócios de menor porte, os planos são:

  • MetLife Dental PME First: oferece cobertura para procedimentos essenciais de manutenção da saúde bucal — como tratamento de canal, obturações, cirurgias, limpezas e retirada do siso —, atendimento em caso de urgência e para crianças;
  • MetLife Dental PME Gold: oferece mais de 247 procedimentos, por exemplo, tratamento de gengiva, extração, limpeza, radiologia e próteses unitárias.

Para grandes empresas, existem 6 planos: First, Gold, Premium, Special, Platinum e Diamond. O mais completo é o último, enquanto o mais básico é o primeiro. Você pode consultar o que está incluído em cada um deles no site da MetLife Dental.

Quais são as principais coberturas dos planos MetLife Odonto?

O plano normal abrange:

  • restauração;
  • tratamento de gengiva;
  • limpeza;
  • radiografia;
  • atendimento de urgência;
  • tratamento de crianças;
  • tratamento de canal;
  • extração e cirurgia do siso.

O plano MetLife Gold tem, ainda, as documentações ortodôntica e ortopédica. O MetLife Diamond tem todas essas coberturas e mais prótese de cerâmica, prótese parcial removível, prótese total e tratamento ortodôntico.

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MetLife Previdência

Para pessoas físicas, há planos de previdência privada na MetLife. As opções são Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Também existem as tabelas progressiva e regressiva do Imposto de Renda, conforme determina a legislação. Para receber a previdência, as possibilidades são:

  • renda mensal vitalícia: o pagamento é válido até a morte do titular;
  • pagamento mensal temporário: é pago um valor mensal durante determinado período, predefinido na contratação do plano;
  • renda mensal reversível ao beneficiário: é feito um pagamento mensal até a morte. Depois disso, uma porcentagem é repassada de forma vitalícia aos beneficiários;
  • renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido: o repasse é feito de forma mensal até a morte. Caso isso aconteça antes do prazo mínimo, os valores são repassados aos herdeiros ou beneficiários.

No plano MetLife Individual, você realiza contribuições a partir de R$ 150 para a previdência privada.

Como contratar os planos da MetLife?

Tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a contratação dos planos MetLife é feita por meio de uma corretora de seguros. Outra possibilidade é entrar em contato de forma direta.

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Na página de atendimento, você pode falar com os especialistas pelo chat online ou entrar em contato por telefone. Os números estarão disponibilizados adiante.

É possível alterar o plano da MetLife?

Sim. O procedimento deve ser feito na central de atendimento pelos números 3003-3046 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-728-3046 para demais localidades. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Nos finais de semana e em dias úteis, após as 18h, é possível falar com o SAC. O telefone é 0800-746-3420.

Como acessar a carteirinha do plano?

A carteirinha digital está disponível em até 72 horas do pagamento da contratação do plano. Para isso, o acesso é feito de duas formas:

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  • app MetLife Brasil, disponível para Android e iOS;
  • Portal do Cliente, disponível no site.

Como funcionam os serviços da MetLife?

No momento da contratação, você tem a chance de escolher o plano, conforme as opções disponíveis. Ainda há a possibilidade de personalização.

Nesse processo, o corretor pode ajudar. Ele apresentará todas as coberturas disponíveis e as possibilidades de customização.

O pagamento é feito de forma mensal por cartão de crédito ou débito em conta-corrente. Assim que for realizado o pagamento da contratação do plano, a carteirinha digital é enviada em até 72 horas.

Em relação à carência, você precisará cumpri-la se for:

  • plano novo;
  • migração para um plano com coberturas superiores.

Se for o mesmo nível, não há necessidade de cumprir esse período com atendimento parcial. Caso você cumpra a carência,os prazos são os seguintes:

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  • urgências e emergências: 24 horas após o pagamento da mensalidade;
  • próteses, documentação ortodôntica e tratamento ortodôntico: 180 dias depois do pagamento da mensalidade;
  • demais procedimentos: 90 dias depois do pagamento da mensalidade.

Para cancelamentos, os planos Odonto MetLife contratados pela Itaú Corretora não sofrem a incidência de multa antes do prazo de vigência de 12 meses. Nos outros casos, é preciso pagar o valor.

A interrupção do serviço deve ser feita pelos seguintes telefones:

  • 3003-3046 para capitais e grandes centros;
  • 0800-728-3046 para demais regiões.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

É importante atentar que, em caso de inadimplência superior a 60 dias ou fraude na utilização do plano, a MetLife fará o cancelamento automático.

Quais os canais de atendimento da empresa?

Além de saber o que é a MetLife, é importante entender quais são os canais de atendimento. Então, suas opções são:

Chat online

O canal está disponível de forma 100% digital, com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto os feriados. O chat pode ser acessado por página específica.

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Telefones

Existem várias centrais de atendimento MetLife. Elas são divididas por segmento. Veja:

Vida e previdência

Os telefones são 3003-5433 para capitais e grandes centros, e 0800-638-5433 para demais localidades. Para isso, o horário é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Planos odontológicos

Os números são 3003-3422 para capitais e grandes centros, e 0800-746-3422 para demais localidades. Então, o atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Serviço de apoio ao cliente

Os casos de reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios devem ser gerenciados por esse canal. O número é 0800-746-3420, que tem seu funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento ao deficiente

Para quem é deficiente auditivo ou de fala, o contato é feito pelo número 0800-723-0658. O funcionamento é 24 horas por da, 7 dias por semana.

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Ouvidoria

As reclamações sem solução podem chegar à ouvidoria depois que os demais canais tenham recebido a demanda e não tenham solucionado satisfatoriamente.

Para isso o número é 0800-746-3420 e o seu horário de atendimento na MetLife é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

A MetLife é confiável? Vale a pena contratar?

Por ser uma empresa que está há muitos anos no mercado e atender a milhões de clientes no Brasil e no mundo, podemos afirmar que a MetLife é confiável e não há razão para grandes questionamentos.

No entanto, ainda assim, podem surgir dúvidas. O motivo é que nem todo mundo conhece a empresa no País.

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Uma forma de saber se a MetLife é confiável é observar seu perfil no Reclame Aqui. A empresa tem uma nota bastante positiva, tanto no nível geral quanto no segundo semestre de 2020.

A nota que considera o período de janeiro de 2018 ao mesmo mês de 2021 é 7,4. O índice é considerado bom. Além disso, outros dados são:

  • reclamações respondidas: 98,3%;
  • voltariam a fazer negócio: 54,7%;
  • índice de solução: 82,3%;
  • nota do consumidor: 6,26.

Em relação ao segundo semestre de 2020, a nota é ótima e fica em 8,4. Os outros índices são:

  • reclamações respondidas: 99,7%;
  • voltariam a fazer negócio: 65,3%;
  • índice de solução: 91,9%;
  • nota do consumidor: 7,74.

Como fica claro, os resultados vêm melhorando, o que demonstra a boa reputação da MetLife. Em relação aos tópicos de reclamação, os principais são relativos a:

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  • cobrança indevida;
  • estorno do valor pago;
  • propaganda enganosa;
  • mal atendimento;
  • seguro de vida;
  • rede de atendimento;
  • previdência.

Conclusão

A MetLife é uma empresa confiável, mas tem um foco muito maior nos planos odontológicos do que nas outras modalidades. Esse é um ponto que pode deixar a desejar, especialmente se você tiver mais interesse nos demais serviços.

O site também tem problemas de usabilidade. Assim, se você procurar informações sobre alguns planos, poderá ter dificuldades, especialmente se quiser ter acesso a valores.

Na parte de perguntas frequentes, as dúvidas continuam focadas na parte de planos odontológicos. Portanto, é importante contar com o apoio da empresa para sanar todos os questionamentos.

Ignoradas essas questões, a MetLife pode ser uma ótima alternativa. É só avaliar as opções e definir quais são as melhores para você.

Gostou de saber mais sobre os planos da MetLife e quer ver outras dicas de serviço? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba as notificações.

Perguntas frequentes sobre a MetLife

  1. Qual a vigência dos planos MetLife?

    Todos os contratos são feitos para o período de 12 meses.

  2. É possível renovar os planos MetLife?

    Sim, todos são automaticamente renovados após 12 meses caso o contratante não solicite seu cancelamento dentro do tempo hábil.

  3. Como é feito o reajuste da cobrança na MetLife?

    Os planos são reajustados todos os anos, no momento da renovação do contrato. A base utilizada é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País.

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2 comentários

  1. Eli da

    Boa noite tenho um plano odontológico Met Life Gold e fui ao dentista e vou precisar trocar as próteses e não cobre eu liguei pra poder mudar o plano e a atendente falou que não pode tenho que cancelar e fazer outro isto é certo eu tenho o plano faz desde mês 10 de 2020 fui usar agora é aconteceu isto

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