Investimentos

Messem Investimentos: entenda como funciona esse escritório da XP

Fabíola Thibes
messem investimentos

A Messem Investimentos é um escritório da XP no Rio Grande do Sul, mas tem atuação em 100 cidades do Brasil. Veja como funciona.

Messem Investimentos: entenda como funciona esse escritório da XP

Na hora de aplicar seu dinheiro, é preciso escolher uma instituição financeira ou corretora de valores.

Ainda existem os agentes autônomos e os escritórios de investimentos, que prestam serviços especializados para aumentar o seu potencial de rendimento. É o caso da Messesm Investimentos.

Continua após a publicidade:

Ligado à corretora de valores XP Investimentos, a empresa tem um portfólio diversificado, que inclui renda fixa e variável.

Nesse momento, você pode estar pensando: por que contratar a Messem, em vez de fazer isso de forma direta?

Continua após a publicidade

É o que vamos explicar neste post. Então, que tal saber mais?

A Messem Investimentos

A Messem Investimentos foi criada em 2007, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. No começo, o foco era a educação financeira.

No entanto, em 2011, foi lançada a plataforma aberta de produtos.

Atualmente, a empresa alega ser um dos maiores escritórios de investimentos do País.

Está presente em 3 cidades e tem mais de 100 agentes autônomos, ou seja, assessores que sinalizam oportunidades de mercado e ajudam a estruturar sua carteira de aplicações financeiras, a partir dos seus objetivos e do seu perfil de investidor.

Devido a essa característica, os agentes da Messem Investimentos oferecem um atendimento personalizado. Isso levou, segundo dados da própria empresa, a mais de 15 mil clientes e acima de R$ 9 bilhões gerenciados.

A Messem também foi eleita por três vezes o melhor escritório da XP Investimentos. Isso ocorreu em 2014, 2016 e 2019.

Continua após a publicidade

Também está no grupo dos 20 escritórios com melhor desempenho da corretora e recebeu em 2019 o Selo Eficiência de Renda Variável.

Os serviços da Messem Investimentos

Como o escritório apenas comercializa produtos da XP Investimentos, o foco é o atendimento personalizado aos clientes. Na prática, funciona da seguinte forma: você abre uma conta na XP diretamente pelo escritório especializado.

Isso significa que você vai acessar o site da Messem Investimentos. Lá, você terá que inserir alguns dados, como:

  • nome e sobrenome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • perfil de capital disponível para aplicação;
  • como conheceu a Messem Investimentos;
  • como espera ser ajudado por escritório da XP.

A partir do acesso, você verá todos os produtos comercializados pela XP. Entre as opções disponíveis estão:

Continua após a publicidade

  • ações: consistem em partes de companhias negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3;
  • futuros: são contratos atrelados ao índice S&P 500, da bolsa de valores americana, de ações, de minidólar, de mini-índice, de ouro e de commodities, como milho, etanol, boi gordo, café, soja e petróleo;
  • fundos de investimento: são gerenciados por um gestor especializado. Você adquire uma cota e é esse profissional que vai administrar o seu capital. Na XP, são oferecidos vários para todos os tipos de perfis de investidor;
  • fundos imobiliários: funcionam da mesma forma, mas as aplicações são totalmente voltadas a esse mercado;
  • renda fixa: inclui títulos públicos e privados. As ofertas são de: 
    • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
    • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Imobiliários (CRI);
    • debêntures;
    • Depósito a Prazo com Garantia do FGC (DPGE);
    • Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC);
    • Letra de Câmbio (LC);
    • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI);
    • Letra Financeira (LF);
    • Tesouro Direto.
  • oferta pública: abrange empresas que estão negociando suas ações na bolsa de valores;
  • Certificado de Operações Estruturadas (COE): mistura renda fixa e variável. Seu retorno está vinculado a indicadores e ativos, como inflação, câmbio, ativos internacionais e ações;
  • previdência privada: são planos voltados para a formação da aposentadoria e são divididos em Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL);
  • seguro de vida: é um plano que protege você ou os segurados em caso de morte ou invalidez permanente ou temporária.

Dica iDinheiro

O FGC é o Fundo Garantidor de Crédito, uma entidade privada que protege algumas modalidades de aplicação financeira. Quando está presente, você tem até R$ 250 mil por banco por CPF assegurados em caso de falência do emissor.

Já o PGBL é um plano de previdência privada que permite deduzir até 12% por ano no Imposto de Renda, para quem entrega a declaração completa. No final, a tributação é aplicada sobre o montante final (valor inicial + aportes + ganhos).

O VGBL não permite a dedução no IR. Por isso, é indicado para quem entrega a declaração simplificada. Por outro lado, no resgate, a tributação incide apenas sobre os ganhos, em vez do montante total.

Perfil dos clientes da Messem

Assim, fica claro que a Messem Investimentos é ideal para quem já tem determinado valor para investir. Se você ainda é iniciante, também pode abrir sua conta na XP por meio do escritório gaúcho. 

Continua após a publicidade

Porém, não terá outros benefícios, já que o foco são pessoas com mais capital para receberem consultoria. Uma vantagem da XP é sua nova plataforma de cursos online, que podem facilitar na hora de escolher as melhores aplicações financeiras.

Vale a pena investir com a Messem?

Mais do que avaliar a Messem, é preciso analisar também a XP, já que aquela é atrelada a essa. As duas empresas têm boa reputação no mercado e são conhecidas. O portfólio da corretora é amplo, o que garante a possibilidade de ter um bom retorno.

No caso da Messem, a grande vantagem, como destacamos, é a consultoria para quem já tem determinada quantia a aplicar. No entanto, para um investidor iniciante, ela faz pouca diferença.

Além disso, se você buscar pela Messem Investimentos no Reclame Aqui, o perfil que aparecerá é o da XP.

Continua após a publicidade

Observando os dados gerais, de acordo com os resultados de julho de 2020, a nota é 7,7, sendo que 95,2% das reclamações foram respondidas. Do total, 70,9% voltariam a fazer negócio e o índice de solução é de 79,4%. A nota do consumidor é 6,56.

Em relação ao primeiro semestre de 2020, a nota é 8 e o total de reclamaçõe respondidas chega a 95,5%. Do total, 75,2% voltariam a fazer negócio e o índice de solução é 82,9%. A nota do consumidor é 7,06.

Conclusão

Em resumo, se você está buscando por uma assessoria de investimentos e possui um capital considerável para investir, a Messem Investimentos pode ser uma boa opção.

Primeiro, porque como vimos ela é confiável e, segundo porque sua performance se destaca dentre os escritórios autônomos da XP.

Continua após a publicidade

Já falamos aqui de um outro a: Unique Investimentos: um escritório de consultores autônomos da XP.

Aqui no nosso portal você encontra a análise de muitas corretoras e escritórios de investimentos, basta clicar aqui e acessar.

Achou interessante e quer continuar se atualizando? Assine a newsletter do iDinheiro e receba as informações no seu e-mail!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *