Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Ligação interurbana: saiba como fazer de uma maneira simples e rápida!

Quer saber o que é e como fazer uma ligação interurbana? Confira nosso artigo para aprender e tirar suas dúvidas!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Ligação interurbana é uma ligação telefônica de longa distância, feita para outro estado. Ou seja, para um número de telefone com DDD diferente. É bem comum que as pessoas acabem se confundindo com o grande número de dígitos, códigos e combinações.

Se você tem dúvidas cada vez que precisa fazer uma ligação interurbana, seja de modo normal, a cobrar ou até uma ligação internacional, continue lendo!

Continua após a publicidade

O que é ligação interurbana?

Quando você faz uma chamada telefônica para outro estado ou outra cidade com DDD diferente dentro do mesmo estado, está fazendo uma ligação interurbana.

Para ligar para esses locais, seja por telefone fixo ou móvel, ligação normal ou a cobrar, você precisa usar o DDD do estado/cidade de destino e o código da operadora pela qual a chamada está sendo feita. A princípio, parece um procedimento bem complicado, mas nós vamos simplificar para você nos tópicos seguintes.

Continua após a publicidade

Como funciona uma ligação interurbana?

Ligação interurbana é realizada por meio da Discagem Direta à Distância (DDD), que é representada por um código de dois dígitos que identifica a região para a qual a ligação deve ser direcionada. Além desse, existe um outro código DDD, que também deve ser adicionado para ligar interurbano.

Ele é referente à identificação da operadora que você vai utilizar para efetuar a chamada. Ou seja, existem dois tipos de código DDD e você deve conhecer ambos para completar a ligação. Todos os estados têm seu próprio código e ainda é possível encontrar números diferentes dentro da própria região. Ou seja, um estado com mais de um DDD.

icon

Atenção

Portanto, uma chamada para outra cidade não necessariamente é uma ligação interurbana. Se o número para o qual você ligar tiver o mesmo DDD, essa conexão ainda será considerada uma chamada local.

Como ligar interurbano?

Você pode ligar interurbano de maneira normal ou à cobrar. Vamos ver como cada uma delas funciona?

Como ligar interurbano normal?

Para fazer uma ligação interurbana normal — na qual você paga um valor extra pela chamada, caso não tenha algum pacote especial no seu plano — você precisa:

Continua após a publicidade

  • Discar 0 + DDD da sua operadora de telefonia + DDD de destino da chamada + número do telefone de destino. 

Por exemplo: Se você for realizar uma chamada para São Paulo pela operadora TIM, deverá discar: 0+41+11+ número. Nesse caso, 41 é o código da operadora TIM e 11 é o DDD da cidade de São Paulo.

Como ligar interurbano a cobrar?

Já para ligar interurbano à cobrar — na qual a pessoa que recebe a chamada é que paga pela ligação —, você deve:

  • Discar 90 + número da operadora + DDD do estado de destino + número do telefone que receberá a chamada. 

Como fazer ligação para outros estados?

A ligação interurbana para estados com DDD diferente são feitas da mesma maneira. Se você pulou diretamente para essa parte, vamos explicar outra vez e ainda ensinar como fazer chamadas internacionais.

Para um DDD diferente:

Discar 0 + código da operadora + DDD do estado de destino + o número do telefone de destino. 

Continua após a publicidade

Para fora do Brasil?

Se você está no Brasil e deseja ligar para alguém no exterior, o procedimento é um pouco mais complicado. 

Além do código DDD da cidade de destino, você vai utilizar também o código de Discagem Direta Internacional (DDI) correspondente ao país de destino.

Veja como fazer:

  • Disque 00 + código da sua operadora + código DDI do país de destino + código da cidade de destino + número do telefone para o qual deseja ligar. 

Por exemplo: 00+41+1+305+ número. Nesse caso, 41 é o código da operadora TIM, 1 é o código telefônico internacional dos EUA e 305 é o DDD da cidade de Miami.

Qual DDD usar na ligação interurbana?

Para fazer ligação interurbana você sempre utilizará tanto o código DDD da sua operadora de telefonia quanto o de destino da cidade para qual será feita a chamada. Por isso é importante conhecer os códigos e DDDs de cada operadora e estado.

Continua após a publicidade

DDD das operadoras

O Código de Seleção de Prestadora (CSP), também é conhecido como DDD ou código das operadoras. É um código de dois dígitos usado para definir no momento da chamada, qual empresa de telefonia irá mediar sua ligação.

Os DDDs de algumas das principais operadoras em atuação no Brasil são:

  • Claro: 21;
  • Tim: 41;
  • Oi: 31 (ou 14 se você estiver na região sul);
  • Vivo: 15.

DDD das cidades e estados

Alguns estados do Brasil tem apenas um DDD, enquanto outros têm vários. A seguir listamos os códigos de algumas das principais capitais brasileiras:

  • São Paulo (SP): 11;
  • Rio de Janeiro (RJ): 21;
  • Curitiba (PR): 41;
  • Belo Horizonte (MG): 31;
  • Cuiabá (MT): 65;
  • Vitória (ES): 27
  • Salvador (BA): 71;
  • Fortaleza (CE): 85;
  • Manaus (AM): 92.

Para saber o DDD de todos os estados e cidades do Brasil consulte a tabela no site da Anatel.

Quanto custa ligar para outro DDD?

Atualmente quase todos os planos de telefonia móvel, pós-pagos, pré ou controle, oferecem ligações gratuitas ilimitadas, locais e interurbanas. Por isso, lembre sempre de usar o código da sua operadora. Caso contrário, você pagará uma tarifa extra (que não é barata).

Continua após a publicidade

Confira: Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Conheça os critérios avaliados!

Mas, se você não tiver um desses planos, vai pagar pela chamada de acordo com a tarifa da sua operadora e isso pode ser determinado por vários fatores, como: se a ligação é de telefone fixo para celular, de celular para fixo, se você está em roaming etc.

icon

Dicas

Além disso, cada empresa pode oferecer tarifas diferentes, de acordo com o plano contratado. Para saber o custo exato, consulte o site ou canal de atendimento da sua operadora.

Afinal, vale a pena fazer ligação interurbana?

Agora que você entendeu o que é e como funciona uma ligação interurbana, não precisa mais sofrer com chamadas não completadas na hora de contatar amigos e familiares em outros estados. Saber dessas informações vale muito a pena, principalmente se você realizar todos os procedimentos corretamente e contar com planos que não cobram taxas extras para ligar interurbano.

Confira também: Melhores planos de celular: saiba quais são os tipos e conheça as opções mais atrativas!

Escolhendo a operadora e pacote mais adequado ao seu perfil, é possível até fazer ligações internacionais, com um custo que cabe no seu bolso.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.