IVVB11: o que é, composição, dividendos e se vale a pena
ETF, ou Exchange Traded Fund, é uma alternativa para quem deseja investir em ações sem gastar muito dinheiro.
O IVVB11 é uma opção de ETF para os investidores que desejam diversificar a carteira, conseguindo grandes resultados com a rentabilidade do mercado norte-americano.
Basicamente, podemos dizer que são fundos que representam índices e são negociados em Bolsas de Valores.
Diante disso, vamos apresentar neste artigo um pouco sobre o ETF IVVB11, mostrando o seu funcionando na Bolsa de Valores brasileira e suas principais características, além do passo a passo para investir.
Interessou? Então continue a leitura!
O que é IVVB11
O IVVB11, comercialmente chamado de iShares S&P 500 Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice, é um tipo de fundo de índice conhecido também como ETF.
Ele que faz a replicação da performance do indicador americano, o índice S&P500.
Este índice é composto por 500 empresas de capital aberto na NYSE ou NASDAQ. Assim, o investidor deste ETF está comprando cotas do IVV, mas sem a necessidade de abrir uma conta em uma Corretora de Valores americana, ou então realizar câmbio do real para a moeda estrangeira.
Comprar cotas do IVVB11F
O interessado por este ETF pode negociar pacotes de 10, ou então realizar compras fracionadas.
E tudo é realizado por meio de uma Corretora de Valores, pois a compra e venda é sediada pela Bolsa, Brasil, Balcão (B3).
Quando o investidor compra cotas do IVVB11, ele está adquirindo uma carteira de ativos sem a necessidade de gerir individualmente cada um.
Basicamente, as cotas do ETF são caracterizadas pela fração do índice de referência do fundo. Com isso, a pessoa usufrui da diversificação, e também do baixo custo.
Pois, se fosse realizar a compra das ações separadamente, certamente o gasto seria maior.
Veja como funciona o IVVB11
Criado em 2014, o iShares S&P 500 tem como gestor a BlackRock Brasil, mas é administrado pelo Citibank.
Como a negociação deste ativo é realizada por meio de uma Corretora de Valores, as cotas só podem ser compradas ou vendidas no horário do pregão.
Veja um exemplo:
Levando em consideração a cotação em 9 de setembro, que valia R$ 192,74, para adquirir um lote de 10 cotas será necessário aplicar no mínimo R$1.927,4.
No entanto, é possível comprar lotes fracionados, por exemplo, apenas uma cota.
Vale ressaltar que as cotas do fundo de índice já são vendidas em reais, após a conversão do dólar realizada pelo Banco Central através da taxa PTAX.
Composição do IVVB11
Diversas empresas estão presentes no IVVB11, desde as que são do ramo de tecnologia até mesmo em cosméticos. Confira:
- Apple – 4%;
- Microsoft – 3%;
- Amazon – 3%;
- Facebook – 2%;
- Berkshire Hathaway – 2%;
- JPMorgan Chase & CO – 2%;
- Alphabet – 3%;
- Johnson & Johnson – 2%;
- Exxon Mobil Corp – 2%;
- Bank of America Corp – 1%;
- Visa – 1%;
- UnitedHealth Group INC – 1%;
- Wells Fargo – 1%;
- Pfizer Inc – 1%;
- Home Depot Inc – 1%;
- AT&T Inc – 1%;
- Chevron Corp – 1%;
- Cisco Systems Inc – 1%;
- Intel Corporation Corp – 1%;
- Verizon Communications Inc – 1%.
A relação entre S&P 500 e IVVB11
Conforme explicamos no início deste artigo, o S&P 500 é um dos principais índices de ações mundial.
Eles estão em sinergia com outros dois grandes índices da Bolsa de Valores americana, o Dow Jones e o NASDAQ.
Dessa forma, é formada a tríade que os investidores costumam usar para entender a situação atual do mercado financeiro do mundo.
Todo índice possui um valor de mercado, que é relacionado às empresas que o compõem.
Por exemplo, para o índice S&P 500, este valor está atribuído nas 500 companhias dos Estados Unidos. Então, quanto maior o valor de mercado de uma determinada empresa, maior será a sua atuação no índice.
A carteira do IVVB11 é formada por 95% de ações do índice S&P 500. E a grande intenção disso é conseguir oscilações e os ganhos deste índice.
É por esta razão que podemos dizer que este ETF replica o fundo americano IVV.
E para finalizar, podemos observar que nos últimos 5 anos, o patrimônio líquido do índice S&P500 e o ETF IVVB11, conquistaram valorização de mais de 200%.
Isto é, com a valorização do índice, o IVVB11 apresentou excelentes resultados.
Vantagens e desvantagens de aplicar no IVVB11
Como todo investimento, existem alguns pontos positivos e outros que precisam de uma maior atenção. Portanto, veja abaixo as principais vantagens e desvantagens do IVVB11:
Diversificação da carteira fora do Brasil
Ao investir em grandes empresas no mundo todo, você consegue reduzir a sua exposição ao risco da economia brasileira.
Lembrando que nos Estados Unidos o mercado costuma ser mais estável, fazendo com que a aplicação em ações sofra menos volatilidade e risco.
Proteção em dólar
Quando você investe em ações norte-americanas, significa que você possui uma proteção em dólar. Além do desempenho positivo dos ativos, caso ocorra alta do dólar, os investidores do IVVB11 podem conseguir resultados satisfatórios.
Ausência de Dividendos
Os dividendos adquiridos por meio dos ativos que compõem o IVVB11 são reinvestidos no próprio fundo. Por causa disso, o investidor não recebe este dinheiro.
Impossibilidade de escolher as ações que deseja investir
Quando se investe em um ETF, você está automaticamente investindo em um grupo de empresas americanas. Portanto, não é possível escolher as companhias individualmente.
Saiba como investir em IVVB11
Não existe muito mistério para investir em IVVB11, ou em qualquer outra ETF.
Atualmente, é possível encontrar algumas Corretoras de Valores que negociam este tipo de investimento no mercado brasileiro.
Caso a sua corretora forneça este tipo de papel, não precisa se preocupar com isso. Mas, se não tiver, será preciso encontrar uma instituição que ofereça o ativo, além de conferir todas as condições, como taxas de corretagem e demais funcionalidades.
Com uma conta ativa numa Corretora de Valores, basta procurar pelo código IVVB11, selecionar o valor que deseja investir e emitir a ordem de compra do ativo.
Pronto! Com a ordem executada, você se tornou nova cotista do ETF IVVB11. Fácil, não é mesmo?
Conclusão – afinal, vale a pena?
Apesar do IVVB11 ser uma maneira simples de investir em ações no exterior e conseguir diversificar a sua carteira de investimentos, é preciso entender que toda aplicação possui o certo risco.
Portanto, antes de começar a investir em ETF certifique-se que este tipo de ativo é o ideal para a sua estratégia e objetivo financeiro.
Confira também se o mercado está favorável para o IVVB11, isto é, avalie se vai conseguir boa rentabilidade no prazo estipulado.
E por fim, em caso de dúvida se o ETF realmente vale a pena, indicamos que assine a newsletter do iDinheiro para ficar informado sobre todas as noticias do mercado financeiro!
Vejo como interessante a performance desse ETF.
Sim, Cleusa! Hoje, por estar atrelado ao dólar, ele realmente está performando muito bem. Quem investiu em época de dólar mais baixo, está muito satisfeito!
Muito boas as informações sobre ETF.
Que bom que gostou, Juvenal, agradecemos!