Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Ripio é confiável? Vale a pena investir? Conheça mais sobre a corretora

Veja se a Ripio é confiável e vale a pena para investidores de criptomoedas, além de conhecer mais sobre seus serviços e vantagens.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Muitos investidores que buscam alternativas secundárias para aplicar recursos em criptomoedas podem se perguntar se a Ripio é confiável. Afinal, a corretora atua no segmento, mas ainda não está entre as líderes consolidadas do mercado.

Dessa forma, usuários que realizam uma pesquisa mais detalhada podem acabar encontrando essa opção, mas sem conhecer seus recursos ou funcionalidades. Com isso, podem questionar a segurança que acompanha as operações feitas pela plataforma, ou mesmo deixar de considerá-la por não saber se a plataforma é, de fato, indicada para transações com criptomoedas.

Continua após a publicidade

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre a instituição antes de investir e decidir se a Ripio é confiável. Veja detalhes sobre suas vantagens, desvantagens e como a corretora funciona no mercado.

O que é a Ripio? 

A Ripio é uma carteira de criptomoedas que adaptou seus serviços para funcionar como uma plataforma de corretagem online.

Continua após a publicidade

A empresa foi fundada em 2014 pelos empreendedores argentinos Sebastián Serrano e Luciana Gruszeczka, e, até os dias de hoje, ainda mantém sua principal sede de controle no país. Atualmente, é uma das exchanges mais populares na Argentina. No entanto, também possui escritórios em outros países latino-americanos, incluindo Brasil e México.

Um dos principais diferenciais da administradora é permitir negociações com Bitcoin utilizando pesos argentinos ou reais brasileiros. Os usuários do Brasil fazem parte dos principais colaboradores da plataforma, estando entre os mais de 1.8 milhões de clientes cadastrados.

Além da principal moeda virtual do mercado, a Ripio também trabalha com outros nomes de criptoativos, mantendo um catálogo variado com as principais opções do mercado. Por exemplo, em outubro, a Ripio obteve US$31 milhões em uma venda direta de tokens Ethereum.

Além disso, em 2020, firmou uma parceria com a Visa, permitindo que seus usuários passassem a realizar compras e vendas de criptomoedas usando cartões de débito e crédito.

Continua após a publicidade

Com mais de oito anos no mercado, já atinge 5 países, incluindo Uruguai e Espanha. Seu time de funcionários possui mais de 200 contratados em toda a América Latina.

Compra e venda de criptomoedas

Muitos investidores que se perguntam se a Ripio é confiável estão interessados em realizar negociações com criptomoedas, e essa é a principal atividade da corretora atualmente.

No início das suas operações, ela funcionava como uma carteira, de modo que os titulares de criptoativos podiam transferir seus pertences para a plataforma e pagar outros tipos de transações, como uma carteira digital convencional.

Entretanto, para atender a demanda, a Ripio passou a oferecer compra e venda de criptomoedas por meio do seu sistema. Dessa forma, os investidores podem acompanhar as cotações e inserir saldo em real para trocar por frações de Bitcoin diretamente na plataforma.

Continua após a publicidade

Carteira Ripio

Um dos diferenciais que acompanham o site, e podem ajudar o investidor a decidir se a Ripio é confiável, é a sua atuação como carteira digital. Uma vez que sua primeira atividade foi voltada para administração e armazenamento de moedas, a corretora permaneceu com esse recurso para auxiliar os colaboradores durante suas negociações.

Dessa forma, os investidores podem inserir saldo na plataforma e utilizá-los nas transações com criptos, mas não apenas isso. No dia a dia, a Ripio também permite a realização de pagamentos online, recarregar o crédito de celulares e até mesmo quitar contas de luz e água a partir do aplicativo.

Assim, funciona como uma carteira convencional, com todas as seguranças aplicadas nas negociações de criptomoedas.

Enquanto isso, para colaboradores que desejarem comprar ou vender Bitcoin, todos os papéis ficam disponíveis na carteira Ripio, mesmo frações da moeda.

Continua após a publicidade

Exchange BitcoinTrade

Em 2021, a Ripio adquiriu a BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas, com cerca de 500 mil clientes cadastrados.

Além de ser uma plataforma consolidada, a BitcoinTrade também foi a primeira administradora nacional a disponibilizar aplicativos 100% funcionais.

Com a parceria, muitos investidores passaram a se perguntar se a Ripio é confiável, por operar junto com a exchange. No entanto, a união garantiu que ambas continuaram operando com os mesmos quesitos de segurança, garantindo para os colaboradores já cadastrados que as operações seriam confiáveis.

Entre os objetivos da união das duas plataformas está a aceleração das operações da Ripio, além da expansão dos serviços em todo o território nacional, para agregar ainda mais investidores.

Continua após a publicidade

Crypto Swap

Ainda, para conhecer mais sobre a plataforma e decidir se a Ripio é confiável, vale a pena conferir também sua funcionalidade de Crypto Swap. O recurso é uma ferramenta inovadora para investidores de criptoativos, pois permite realizar a troca de moedas virtuais sem passar pelo real, com isenção de comissão e operações imediatas.

Por exemplo, se o colaborador possui Bitcoins, e desejar trocá-las para Ethereum, não é necessário vender seu BTC por real e, em seguida, comprar ETH. Com o Crypto Swap, o investidor pode fazer essa conversão automaticamente, se possuir saldo suficiente para adquirir o número de frações desejada da nova moeda.

A troca é feita dentro da plataforma, com máxima segurança, além de finalização em poucos minutos, sem demandar conversão para papel real, o que pode desvalorizar o valor das moedas envolvidas.

A Ripio é confiável e segura?

Mesmo conhecendo mais sobre a história da plataforma, alguns investidores ainda podem questionar se a Ripio é confiável e segura. Nesse caso, existem alguns fatores que podem ajudar nessa avaliação. Confira os principais pontos para definir se a plataforma oferece um serviço de qualidade:

Continua após a publicidade

Tecnologia de proteção

A Ripio realiza uma série de atualizações periódicas em seu portal, para garantir que a proteção dos fundos dos investidores continue aprimorada.

Por esse motivo, disponibiliza as principais tecnologias de segurança no seu site e aplicativo, inclusive certificações de segurança digital e criptografia de ponta. Seus serviços para dispositivos móveis foram aprovados pelos órgãos fiscalizadores, e obedecem a todos os requisitos de proteção exigidos para instalação em smartphones.

Dessa forma, o colaborador pode garantir que a Ripio é confiável e ter acesso a uma plataforma moderna e com proteção dos fundos registrados.

Duplo fator de autenticação

Um dos principais recursos para assegurar que a Ripio é confiável é a exigência de duplo fator de autenticação para login.

Continua após a publicidade

Atualmente, todos os grandes líderes do segmento de corretagem para criptomoedas trabalham com essa funcionalidade. Para acessar sua conta, saldo e criptoativos, o usuário deverá inserir sua senha pessoal e intransferível, e também informar um código enviado para um canal de contato seguro.

Desse modo, é possível assegurar de que se trata do próprio investidor, e não uma terceira pessoa tentando acessar suas informações de forma não autorizada.

A dupla autenticação trabalha com diversas alternativas, como e-mail, SMS ou mesmo biometria, no caso de recursos mais modernos. Assim, o investidor também terá autonomia para escolher a segunda etapa de confirmação da sua identidade, protegendo ainda mais a sua carteira digital e os criptoativos adquiridos por meio da Ripio.

Inovação

Um dos pontos que se destacam na corretora e podem ajudar a decidir se a Ripio é confiável é a sua inovação no mercado de criptomoedas. Isso porque a plataforma é líder no desenvolvimento de blockchain e smart contracts dentre as administradoras da América Latina.

Continua após a publicidade

Depois de lançar seu próprio token, a Ripio também passou a investir na elaboração da sua programação de compra e venda, com códigos seguros, transparentes e inovadores.

Desse modo, os colaboradores não apenas podem contar com uma alternativa diferenciada para operar no mercado de criptos, como também utilizar um sistema de registro de códigos e titularidade que recebe atualizações constantes.

Visibilidade na mídia

Embora seja uma empresa que busca alcançar um posicionamento de destaque no mercado de corretagem, ela já possui certa visibilidade na mídia, fator que contribue para avaliar se a Ripio é confiável. Isso porque diversos sites especializados e de renome internacional mencionaram a empresa, com fontes seguras, que agregam mais para a sua confiabilidade. 

Alguns dos portais de notícia que já mencionaram a Ripio são:

  • Forbes;
  • Coindesk;
  • Infotechnology;
  • Infobae;
  • La Nacion;
  • El cronista.

Assim, o colaborador pode ter uma certeza maior ao escolher a Ripio como administradora dos seus recursos digitais, pois trata-se de uma empresa que já apareceu na grande mídia, confirmando a autenticidade dos seus serviços.

Continua após a publicidade

Reclame Aqui

Finalmente, investidores que procuram saber se a Ripio é confiável e segura também pesquisam sobre a reputação da empresa em plataformas de avaliação. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre as impressões de outros usuários quanto ao serviço prestado, além de conferir depoimentos e reclamações públicas feitas sobre a administradora.

Nesse caso, é importante verificar essa reputação em algumas plataformas, como o Reclame Aqui, um dos sites mais populares no Brasil. Atualmente, a média da Ripio é considerada boa. Também apresenta índices acima da média em:

  • reclamações respondidas;
  • soluções encontradas;
  • clientes que afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Em um primeiro momento, vale a pena reforçar que a empresa possui poucas reclamações registradas, embora esteja presente no site desde 2013. Dessa forma, a base de avaliações é relativamente pequena, se comparada a outras corretoras com mais interações.

No entanto, é possível verificar que a Ripio é confiável na opinião dos usuários dentro do site, com índices positivos e uma média consideravelmente boa até o momento.

Continua após a publicidade

Como funciona a Ripio?

Enquanto isso, para avaliar se a Ripio é confiável, é importante entender, também, como a corretora funciona.

Embora seu principal diferencial seja a carteira digital, a administradora opera como outras convencionais no mercado.

O investidor pode realizar a abertura da sua conta gratuitamente, inserindo seus dados como pessoa física para ter acesso aos serviços de corretagem e transferência de recursos. Depois de confirmar seus documentos e as informações solicitadas, é possível inserir saldo em papel real ou pesos argentinos, deixando-os dentro da carteira. As operações podem ser pagas com cartão de débito, crédito, Pix e transferência eletrônica.

Cada alternativa de pagamento possui um período de realização, e, dependendo da escolha do investidor, pode levar até 3 dias úteis para que o saldo conste dentro da plataforma.

Continua após a publicidade

Em seguida, com o valor disponível, o usuário poderá escolher uma criptomoeda para comprar ou vender, utilizando o próprio sistema da Ripio. Toda a mediação é feita por meio da empresa, com segurança e confidencialidade. Caso o investidor adquira uma moeda virtual da própria corretora, a Ripio Coin, a inscrição dentro da blockchain é feita pela plataforma.

A administração das frações de criptomoedas pode ser feita dentro do perfil do investidor, na plataforma desktop ou pelo aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Serviços adicionais

Além disso, também existem outros serviços adicionais que podem ajudar a definir se a Ripio é confiável e vale a pena, como:

  • calculadora de conversão;
  • Crypto Swap;
  • página de educação financeira, com artigos e tutoriais para investidores iniciantes que desejam iniciar suas atuações no mercado de criptomoedas;
  • aba de cotação que informa a média dos preços das principais moedas do catálogo em tempo real.

Dessa forma, o colaborador pode calcular os criptos de seu interesse, para adquiri-los, vendê-los ou realizar a conversão para outra moeda de acordo com o seu valor de mercado.

Continua após a publicidade

Quais as taxas da Ripio?

Para quem busca avaliar se a Ripio é confiável, analisar as taxas da corretora também é importante.

Atualmente, ela apresenta transações gratuitas e ilimitadas por meio da Conta Ripio, que opera por meio da carteira digital da administradora.

Enquanto isso, operações de depósito são gratuitas para TED, e contam com uma pequena porcentagem se feitas pelo Mercado Pago, parceria disponível para administração de saldo.

O saque e as transações de compra e venda, que são convencionais, também apresentam algumas tarifas, embora sejam acessíveis. Vale a pena conferir mais detalhes:

Continua após a publicidade

TaxaMínimoLimite mensal
Conta RipioIsento
Depósitos (em R$)PIX e TED: isento
Mercado Pago: 2,5%
PIX e TED: R$ 1
Mercado Pago: R$ 50
Sem confirmação de identidade
PIX e TED: R$ 5.000
Mercado Pago: R$ 2.000

Validação completa
PIX e TED: R$ 10.000
Mercado Pago: R$ 2.000
Saques (em R$)PIX e TED: 1%
Mercado Pago: isento
PIX e TED: R$ 1
Mercado Pago: R$ 25
Sem confirmação de identidade
PIX e TED: R$ 5.000
Mercado Pago: R$ 2.000

Validação completa
PIX e TED: R$ 20.000
Mercado Pago: R$ 2.000
Compra e venda0,5%Compra: R$ 10
Venda: R$ 50

Vale a pena lembrar que os valores podem sofrer alterações de acordo com o perfil, momento da transação e valor total negociado.

Desse modo, é importante que o colaborador confira mais detalhes diretamente com a plataforma antes de realizar suas transferências, para assegurar que as taxas estão de acordo com o informado previamente.

Quais criptomoedas tem na Ripio?

Atualmente, a Ripio apresenta um catálogo com as principais criptomoedas presentes no mercado, para oferecer autonomia para o investidor dentro da plataforma. As opções disponíveis incluem:

  • Bitcoin (BTC);
  • Ethereum (ETH);
  • USD Coin (USDC);
  • Ripio Coin (RPC);
  • Dai (DAI);
  • Litecoin (LTC);
  • Uniswap (UNI);
  • Axie Infinity (AXS);
  • Smooth Love Potion (SLP);
  • Dogecoin (DOGE);
  • Chainlink (LINK);
  • Decentraland (MANA);
  • Basic Attention Token (BAT);
  • USD Tether (USDT);
  • Chiliz (CHZ);

Além de criptomoedas, a corretora também se destaca por incluir tokens presentes em jogos virtuais, por exemplo.

Continua após a publicidade

O que é a Ripio Coin?

Um produto exclusivo presente na Ripio é a Ripio Coin (RPC). Trata-se de um community token baseado no Ethereum (ERC-20), criado pela própria corretora. O produto é um teste para verificar a possibilidade de lançar sua própria moeda. No entanto, a Ripio Coin ainda não atua como cripto efetivamente.

Seu objetivo é oferecer facilidades para o investidor, como desconto de comissão para compra e venda de qualquer criptomoeda, indicação de usuários e benefícios premium para os colaboradores.

Lançada em 2021, a Ripio Coin conta com um fornecimento de 10 milhões de tokens, como o primeiro passo para oferecer uma moeda oficial.

Como abrir uma conta na Ripio?

Por fim, depois de avaliar se a Ripio é confiável e optar por se tornar cliente da plataforma, é possível realizar todo o procedimento de cadastro diretamente pela internet.

Continua após a publicidade

A criação da conta é gratuita pelo site da administradora, e solicita somente os dados iniciais do colaborador, como documento de identificação, e-mail e senha. Também será necessário incluir o país do investidor. Em seguida, a corretora irá requisitar algumas confirmações de identidade antes de liberar as opções de operação para o usuário.

Depois de confirmar a autenticidade do investidor, ele poderá fazer seu primeiro depósito, que ficará alocado na carteira virtual.

O valor poderá ser aplicado em criptomoedas ou pagamento de contas, conforme o colaborador escolher. No entanto, mesmo o primeiro depósito pode ter taxas, dependendo da forma de pagamento escolhida.

Finalmente, as operações serão registradas dentro da plataforma, mas sem conta demo. Ou seja, não será possível fazer simulações de compra, e todas as transações autorizadas serão computadas oficialmente.

Continua após a publicidade

Vantagens e desvantagens de investir na Ripio

Caso o usuário deseje conhecer mais sobre a corretora antes de decidir se a Ripio é confiável, vale a pena verificar algumas das suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, poderá verificar se ela é segura e se é compatível com o seu perfil de investimento.

Por isso, veja os principais pontos positivos e negativos acerca dessa administradora:

Vantagens da Ripio

Além de verificar se a Ripio é confiável, o investidor também poderá contar com vantagens como:

  • catálogo variado;
  • tutoriais e passo a passo para investir;
  • taxas acessíveis.

A quantidade de criptomoedas disponíveis dentro da plataforma é uma vantagem considerável, especialmente para quem procura alternativas diferenciadas para diversificar a carteira.

Enquanto isso, sua aba de blog e tutoriais é um benefício atrativo para investidores iniciantes, que permite integrá-los com mais facilidade dentro do universo de criptomoedas.

Continua após a publicidade

Ainda, vale a pena mencionar que a maioria das taxas cobradas pelas operações são acessíveis, em comparação a outras corretoras do mercado.

Os serviços adicionais são vantagens interessantes, principalmente suas ferramentas de administração e conversão.

Desvantagens da Ripio

Mesmo depois de confirmar que a Ripio é confiável, os investidores ainda poderão encontrar alguns pontos menos positivos, como:

  • parte do site em espanhol;
  • sem depósito gratuito.

Por ser uma administradora localizada na Argentina, seu site foi elaborado, inicialmente, em espanhol. Dessa forma, mesmo que exista uma versão traduzida, algumas páginas ainda contém informações em espanhol. Isso pode prejudicar o usuário que explora a plataforma mais a fundo e não domina a linguagem, atrapalhando sua experiência de navegabilidade.

Ainda, algumas corretoras de criptomoedas oferecem depósitos gratuitos, como forma de incentivar os investidores.

No entanto, essa facilidade não está disponível dentro da Ripio, mesmo na primeira operação após o cadastro.

Continua após a publicidade

Afinal, a Ripio é confiável?

Em um primeiro momento, é possível confirmar que a Ripio é confiável e segura como corretora de criptomoedas.

A exchange atua no mercado desde 2013, e apresenta uma série de funcionalidades legítimas, que funcionam dentro das regulações nacionais e internacionais. Dessa forma, os investidores podem ter a segurança de que se trata de uma plataforma autêntica, inclusive com recursos adicionais que a destacam entre as demais corretoras.

No entanto, antes de avaliar se a Ripio é confiável e vale a pena, o investidor deve estar atento para as suas próprias necessidades, e verificar se ela atende ao que ele procura.

Por se tratar de uma exchange em ascensão, parte das suas funções podem ser mais básicas, o que conta na avaliação de segurança. Além disso, ela atua, principalmente, como carteira digital, e o foco secundário na transação de criptomoedas pode não ser o que alguns investidores buscam.

No entanto, de forma geral, sim, a Ripio é confiável, e para quem busca uma alternativa de plataforma, vale a pena conhecer seus serviços e considerá-la entre as suas escolhas.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.