Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

VPN

Saiba o que significa VPN e conheça exemplos do termo!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

O que é VPN?

Uma VPN, também conhecida como “Rede Privada Virtual”, é uma rede criada para proteger seus dados e manter sua privacidade online, ocultando suas informações de navegação e localização.

Definição aprofundada

A VPN, além de ser utilizada para manter sua segurança, também pode te ajudar a navegar online de forma mais rápida. Utilizando este sistema, você terá acesso a uma rede totalmente criptografada que evita invasões para interceptação de informações e roubo de dados.

Continua após a publicidade

Navegar por uma rede VPN impede que seu código IP (identificação única) seja informado corretamente, e isso permite que seja criado um canal de comunicação exclusivo para você, a partir da camuflagem desta informação.

Dessa forma, os dados que o site provedor das informações acessadas recebe é de que seu local de acesso é outro e assim, torna-se bem mais difícil fazer o mapeamento correto de suas informações e encontrar sua localização.

icon

Dúvida

Caso esteja se questionando se utilizar uma VPN é legal, saiba que a resposta é sim. Em alguns países existem algumas restrições de uso, mas aqui no Brasil você pode navegar tranquilamente por uma dessas redes.

Navegar por meio de um software VPN pode garantir a você proteção de algumas formas como: camuflagem do IP, criptografia dos dados e bloqueio a sites maliciosos — contendo vírus, anúncios e trackers.

Exemplos de VPN

Nos celulares e computadores vários softwares estão disponíveis para uso, sendo efetivos na hora de realizar uma compra online ou executar alguma ação que exija o repasse de seus dados pessoais.

Durante a compra, por exemplo, geralmente você precisa informar CPF e número do cartão de crédito. Garantir que esses dados não serão vazados e repassados a golpistas e aproveitadores, uma simples ação de segurança, como utilizar uma rede privada, pode evitar grandes problemas futuros.

Existem muitas opções de VPN disponíveis no mundo virtual. Algumas delas são gratuitas e outras pagas, mas todas costumam ser eficazes e seguras. Caso opte por alguma que seja paga, terá mais recursos para utilizar. 

Confira também:

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.