O que é DV da conta? Saiba onde encontrar o Dígito Verificador!

Você sabe o que é DV na conta? Essa informação é importante na hora de identificar seus dados bancários! Venha conferir como encontrar o seu.

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Embora seja um elemento comum das contas bancárias, muitas pessoas podem não saber o que é DV da conta. Esse componente foi desenvolvido para trazer mais segurança para as operações financeiras, e existem em diversos tipos de instituição, desde bancos tradicionais até agências digitais.

Além de ser uma forma de proteção para a conta e uma maneira de reconhecer o cliente em suas transações, esse dígito também contribui para tornar a identidade virtual do usuário ainda mais inviolável.

Por outro lado, muitos clientes relatam dificuldade em encontrar esse elemento em seus cartões. Com isso, podem passar por situações que trazem prejuízos e certa burocracia na resolução de problemas, especialmente quando o número é informado de maneira incorreta.

Nesse caso, é fundamental entender o que é DV na conta bancária e saber como localizar esse identificador nos seus produtos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para te ajudar a descobrir o seu dígito, e evitar inconsistências ao solicitar operações financeiras no banco.

O que é DV da conta?

O DV, ou Dígito Verificador, é um número que acompanha a sequência de identificação da conta ou agência bancária do cliente. Geralmente, ele é separado por um traço, e tem como objetivo evitar erros na hora de localizar um usuário ou confirmar uma operação a partir dos componentes informados.

Além disso, também é uma forma de evitar fraudes e o roubo de informações sigilosas que pertencem aos clientes, como mostra um estudo realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que informa a eficiência do DV para suprir possíveis falhas de transmissão ou erros de digitação.

Por conta disso, muitos bancos permitem a finalização de procedimentos financeiros somente com a informação do dígito verificador. É o caso de transferências ou depósitos, por exemplo.

Embora muitas pessoas não saibam o que é DV na conta, este é um número presente em diversos identificadores associados aos indivíduos. Isso porque números de RG, CPF e CNPJ também possuem esse dígito no final, que aparece após o traço. Assim como nas contas bancárias, é uma forma de reconhecer documentos oficiais e garantir que se trata de uma emissão exclusiva.

A inconsistência de sequências numéricas não costuma acontecer com tanta frequência se tratando de registros do indivíduo ou de empresas. No entanto, é uma situação com maiores chances de acontecer em casos financeiros.

Isso porque muitos bancos utilizam o mesmo número da conta-corrente para a conta poupança, que pode ser aberta até de maneira automática, com base no cadastro do cliente e nas suas movimentações. Contudo, não é possível ter dois números bancários semelhantes, e é papel do dígito verificador realizar essa distinção.

icon

Atenção

Quando foi criado, o DV na conta utilizava apenas algorismos. Entretanto, hoje, já é possível encontrar contas com dígitos X.

Onde encontrar o dígito verificador da conta?

Para encontrar o dv basta achar o número da sua conta e identificar o componente que está após o hífen. Todo dígito verificador virá separado da sequência inicial por meio desse elemento.

Dessa forma, se torna mais simples encontrá-lo, e saber qual a informação que deve ser inserida no momento da transação. Por esse motivo, em qualquer circunstância, para encontrar o dígito, basta saber o que é DV na conta e saber como localizá-lo na sucessão de algarismos que identificam o seu serviço.

Enquanto isso, alguns clientes podem ter dúvidas sobre onde verificar sua conta completa, e, com isso, encontrar o DV. Nesse caso, separamos alguns dos principais portais que permitem essa pesquisa:

Cartão físico

A alternativa mais prática e comum para encontrar o dígito verificador é o cartão físico que está relacionado com a conta. Na maioria das vezes, a abertura de um cadastro corrente ou poupança acompanha a emissão de um cartão, que facilita a realização de transações de maneira física, e também virtual.

Nesse caso, é preciso identificar o titular por meio dos seus documentos e informações. E uma vez que o número também é uma forma de confirmar a veracidade do perfil que utiliza o serviço, ele também está impresso nesse objeto.

Por esse emotivo, depois de entender o que é DV na conta, é só confirmar a sequência do seu registro bancário e localizar o número após o hífen. Caso a informação apresente uma letra ou o número 0, não é necessário se preocupar, pois também é uma forma de identificação válida.

Cartão virtual

Enquanto isso, o cartão virtual do seu banco também pode fornecer o que é DV na conta. Uma vez que ele replica todos os dados do cartão físico, é possível que o cliente também utilize esse canal para encontrar o dígito.

Caso tenha acesso ao aplicativo do banco, basta solicitar para verificar as informações, autorizando que elas sejam exibidas na tela. Muitas instituições modificam os dados periodicamente, como forma de proteger o cliente no caso de fraudes. No entanto, é importante reforçar que o dígito verificador e o número da conta são permanentes, e não se alteram nesse processo.

Aplicativo

Ainda, depois de entender o que é DV na conta, muitos clientes podem optam por procurar essa identificação dentro do aplicativo da sua instituição. Também existe essa possibilidade, uma vez que a maioria dos bancos apresenta os dados do titular em uma página específica.

Por esse motivo, o cliente pode entrar na sua área de acesso com o login e senha necessários, e procurar pelo menu que conta com esses dígitos. Geralmente, ele pode ser localizado próximo da foto de perfil, se houver uma, ou na seção de dados pessoais na página de configuração.

Caixa eletrônico

Caso o cliente esteja na agência bancária da sua instituição, também pode confirmar o que é DV na conta e qual o seu dígito pelo caixa eletrônico. Os postos de autoatendimento possuem alternativas como acessar a conta ou inserir informações para identificar o titular.

Assim, basta seguir as orientações e informar o que o equipamento solicita, de modo a entrar na área de operações. No topo da tela, será possível encontrar o número da conta e da agência, bem como o dígito verificador que acompanha. Ele deve ser o mesmo destacado no cartão físico, no aplicativo e também em impressões de comprovantes, se for o caso. Em todas as alternativas, o número deverá vir após o traço, facilmente reconhecido.

Como o dígito verificador funciona?

Em um primeiro momento, o dígito verificador é emitido pela própria instituição financeiro no momento de abertura de uma nova conta. Com os dados do cliente, ela gera um cadastro único, com sequências de algarismos exclusivas para validar suas transações. Mesmo que esteja criando duas contas em conjunto, como corrente e poupança, o dígito será único para ambas.

Dessa forma, ele ficará registrado em seu sistema, de modo a fazer a verificação sempre que necessário, quando uma operação é solicitada ou exige confirmação. Todos os sistemas que possuem integração com o banco podem emitir o pedido de confirmação da identidade por meio desse dígito.

Por exemplo, um procedimento de transferência virtual pede o número da conta e da agência. Quando esse sistema se conecta, ele confirma se o dígito é o mesmo do banco.

Se houver inconsistência, a plataforma impede a continuidade da transação, até que o número correto seja informado. Essa operação também acontece no caso de transferências, por exemplo. Se for uma operação convencional, o emissor deverá saber o que é DV da conta que deseja enviar.

O que é o DV da agência?

O DV da agência geralmente acompanha o DV da sua conta bancária, possuindo o mesmo objetivo e papel do dígito verificador original. Nesse caso, além do registro corrente ou poupança apresentar um elemento após o hífen, o número do banco também exibe um algarismo.

Independente do tamanho da cadeia de componentes, o DV sempre virá após o hífen. Como a agência bancária costuma ter entre 3 e 4 números de identificação, seu dígito virá com um traço após esses números. Seu funcionamento e forma de consulta são semelhantes, e pode ser verificado pelo cartão ou pela conta, no aplicativo ou caixa eletrônico.

Além disso, assim como entender o que é DV na conta, muitos titulares podem ter dificuldade em encontrar esse acréscimo, por ele apresentar uma letra no lugar de número. Contudo, trata-se do mesmo dígito, que é adotado pelo X por algumas instituições. Nesse caso, não existe nenhuma mudança na sua função ou na verificação que ele realiza.

Contudo, se algum formulário solicitar a inclusão do DV, é importante confirmar se é necessário substituir a letra pelo número 0.

Qual o DV da Caixa Econômica Federal?

O DV da Caixa Econômica Federal pode variar conforme a agência que registrou o titular, mas também pode ser verificado com um hífen após a sequência principal. Ainda, é comum que alguns consumidores e titulares bancários pesquisem o que é DV na conta desse banco.

Essa busca específica acontece porque a instituição não apenas trabalha com seus próprios serviços financeiros, mas também trabalham em parceria com outras companhias, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, quando trabalhadores desejam solicitar benefícios previdenciários, por exemplo, é preciso informar a conta da Caixa.

No entanto, se o número estiver incorreto, o recebedor pode enfrentar problemas de saque e de conferência, sendo, até mesmo, impedido de seguir com seu pagamento. E isso também inclui o dígito verificador. Por esse motivo, é importante saber como e onde localizar esse elemento nos serviços que você possui em seu nome.

No entanto, em um primeiro momento, não é possível saber o que é DV na conta da Caixa sem verificar o seu registro pessoal. Isso porque não existe um número específico para a instituição, pois depende de qual agência abriu o cadastro do cliente, e qual o tipo de operação principal correspondente.

Assim, recomenda-se que o titular procure no seu cartão, conta ou aplicativo qual o dígito verificador atribuído ao seu perfil.

O que é o dígito do cartão?

O dígito do cartão também é um verificador que acompanha serviços financeiros, mas, nesse caso, está relacionado ao número do plástico, como o nome indica. Além de saber o que é DV na conta, é importante que os clientes também saibam do que se trata esse dígito, que pode aparecer nos cartões de crédito dos consumidores.

No entanto, ao contrário das demais definições, onde a determinação do elemento variava conforme a agência e até mesmo com o tipo de operação selecionada, o dígito do cartão possui um cálculo padrão para ser cadastrado. Usualmente, os principais cartões acompanham uma sequência numérica que varia entre 14 e 19 dígitos.

Os 4 primeiros definem o banco emissor, a partir da agência e como eles estão cadastrados no Banco Central. Além disso, o primeiro número desses quatro também é responsável por definir a bandeira do serviço, como Visa ou Mastercard. Enquanto isso, o último dígito localizado na extrema direita é o dígito verificador de todos os números anteriores.

Tenho dois dígitos verificadores, o que fazer?

Por fim, algumas pessoas podem encontrar dois verificadores ao procurar o que é DV na conta bancária que possuem. Essa confusão pode surgir na hora de preencher um formulário ou informar o cadastro para determinado serviço.

Nesse caso, não é preciso entrar em contato com a agência ou com a instituição. É comum que algumas companhias anexem um DV com dois dígitos. Ele funciona da mesma forma que os demais, como verificador de segurança para transações, além de identificar qual a conta em questão, se houver mais de uma sequência igual.

Contudo, ao encontrar uma informação duplicada, basta informar a primeira unidade dentro do campo da sequência principal, e usar o segundo como dígito verificador daquela transação. Por exemplo, se seu número de conta e DV forem 12345-67, basta utilizar da seguinte forma: 123456-7.

O dado que vem após o hífen é entendido como o dígito em questão, enquanto o primeiro integra o número da conta. Nesse caso, quando o sistema entrar em contato com o banco, não será identificada nenhuma inconsistência, pois o próprio registro irá informar que os dois números fazem parte do cadastro.

Conclusão

Muitas pessoas podem se perguntar porque é importante aprender o que é DV na conta e como localizar essa informação. Em um primeiro momento, pode parecer uma informação simples e pouco importante, mas ela faz a diferença na hora de realizar operações financeiras.

Este elemento é uma forma de aumentar a segurança dos usuários, além de confirmar qual a conta que fará parte do procedimento. No caso de registros com a mesma sequência, ou um erro na digitação, o titular pode ter problemas ou não receber a transação desejada. Assim, saber o que é DV na conta permite que você entenda o que fazer nesse caso e como lidar com esse imprevisto da melhor forma possível.

Ainda, conhecer esse conceito é o primeiro passo para identificá-lo rapidamente em seu cartão ou conta, sem confundir o dígito com outro possível algarismo que aparece nos seus dados. Por esse motivo, embora seja um dado simples, ele faz parte da sua conta bancária, e aprender como ele funciona é essencial para que você tenha mais controle sobre seus registros financeiros.

Por isso, lembre-se de conferir atentamento seu DV antes de enviar qualquer documento, e se atente essa informação para ter mais segurança na hora de realizar uma transação, e não errar no preenchimento.

Quer receber mais dicas sobre o universo financeiro? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Perguntas Frequentes

  1. Qual é o dv da minha conta?

    Você pode localizar o DV da sua conta avaliando a sequência numérica e encontrando o dígito que vem depois do hífen. Ele varia de banco para banco.

  2. O que é dv da conta da Caixa?

    O DV da conta da Caixa varia conforme a agência que registrou a conta do titular. Para conferir, verifique os dados no seu cartão, aplicativo ou caixa eletrônico.

  3. O que é o dv da agência?

    O DV da agência é o dígito verificador do banco. Ele possui as mesmas funções do DV da conta, mas localizado ao lado da sequência numérica menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp