O início do ano, no Brasil é marcado pela cobrança de uma série de impostos e taxas, entre eles o IPVA e o Licenciamento Anual Obrigatório. Você irá conhecer um meio de pagar esses impostos sem a necessidade de ir ao banco. Afinal, com a rotina de vida cada vez mais acelerada e atarefada que levamos, atualmente, não é nada fácil conseguir tempo para enfrentar as longas filas nas agências bancárias.
Como Pagar Impostos sem ir ao Banco?
Entre as opções existentes para o pagamento do IPVA, está a possibilidade de gerar um boleto na internet e pagá-lo da forma como você está acostumado a pagar outros tipos de boletos. Em outras palavras, para pagar o imposto sem a necessidade de ao banco você deve gerar uma Guia de Pagamento na internet. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:
Continua após a publicidade
- Acesse o site do DETRAN-MG;
- No menu “Veículos” selecione “IPVA 2018” no campo intitulados “Taxas”;
- Clique em “Guia de Arrecadação”
- Acesse o portal de emissão da DAE do IPVA;
- Informe o número do RENAVAM do seu veículo;
- Selecione o ano de exercício;
- Clique em continuar e pronto!
Seguindo esse procedimento, você irá gerar um boleto que pode ser pago em terminais de autoatendimento, através do Internet Banking dos bancos conveniados e/ou app dessas instituições financeiras.Caso você tenha interesse em quitar esses impostos dessa maneira, é importante ficar atento a lista de bancos conveniados. Veja:
- Banco do Brasil;
- SICOOB;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- Casa Lotérica;
- HSBC;
- Mercantil do Brasil;
- Santander;
- Banco Postal;
- Mais BB.
Esse mesmo procedimento pode ser adotado para o pagamento da Licenciamento Obrigatório, nesse caso o link de emissão da Guia de Pagamento está disponível aqui. Mas vale ressaltar que esse imposto pode ser pago junto com o IPVA e Seguro DPVAT seguindo o passo a passo indicado anteriormente.
Vencimento do IPVA
Outro detalhe importante para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor são as datas de vencimento de cada grupo. Em Minas Gerais, o imposto pode ser pago em cota única ou dividido em até 3 vezes.
No caso dos motoristas que optarem por parcelar o imposto, as datas de vencimento variam de acordo com o último número da placa de cada carro. Seguindo o calendário divulgado pelo DETRAN e que você terá acesso a seguir:
O pagamento das taxas citadas nesse artigo, juntamente com a quitação de multas e outras dívidas anteriores é fundamental para garantir o recebimento do documento 2018. Caso contrário, o veículo permanecerá em situação irregular podendo sofrer as penalidades cabíveis, caso seja flagrado trafegando em algum município brasileiro.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comenta aqui e teremos o maior prazer em lhe ajudar. No mais, fique atento aos prazos, cuidado com as multas em caso de vencimento das parcelas e não deixe de quitar os impostos veiculares de 2018.
Continua após a Publicidade