App Minhas Finanças: um aplicativo de controle financeiro prático e útil

O app Minhas Finanças irá lhe ajudar a organizar e adequar seus gastos!

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Manter o controle das finanças nem sempre é uma tarefa fácil, no entanto, graças à constante evolução da tecnologia, existem diversos aplicativos de controle financeiro pessoal que ajudam nesse sentido. Assim, entre eles, podemos destacar o app Minhas Finanças.

Por meio dele, o usuário consegue colocar sua vida financeira em dia, recebe dicas úteis de como economizar e ainda conta com diversas outras funcionalidades.

Quer saber mais sobre o app Minhas Finanças? Neste artigo, fizemos um review completo sobre ele. Acompanhe a leitura!

O que é o app Minhas Finanças?

interface app Minhas Finanças
Aplicativo de controle financeiro Minhas Finanças!

O Minhas Finanças está disponível para download no Google Play e possui diversas funcionalidades que o tornam um dos aplicativos de controle financeiro pessoal mais completos da categoria.

Ele tem a capacidade de importar SMS e notificações de outros apps, como Bradesco, Itaú, Banco Inter, Nubank, Caixa Econômica Federal, etc. Além disso, com base no seu histórico financeiro, o app categoriza automaticamente essas importações.

Porém, além dessas, ainda há muitas outras funções. Veja a seguir as principais.

Controle

  • controle de renda (contas bancárias, salário, rendas informais, etc.), receitas (parceladas, fixas e variáveis), despesas e cartões de crédito;
  • resultado da sua economia mensal e até mesmo anual;
  • diversos gráficos para exibição da evolução das despesas e/ou receitas;
  • no menu “Relatórios”, você pode filtrar todo o seu histórico de receitas e despesas por conta, categorias e subcategorias, além de outras possibilidades;
  • anexo de comprovantes (PDF ou imagem) para ganhos, gastos e transferências;
  • funcionalidade de transferências entre contas;
  • orçamentos para suas categorias e subcategorias, tanto para ganhos como para gastos;
  • calculadora e conversor de moedas;

Organização

  • customização completa da tela inicial do aplicativo com as informações mais relevantes para você;
  • possibilidade de exportação de dados para Excel, PDF, CSV e HTML;
  • multicategorias para despesas, com possibilidade de informar as divisões para cada gasto;
  • integração com calendário do “Google Agenda” e outros disponíveis no aparelho para salvar lembretes de gastos e ser lembrado via e-mail pelo calendário selecionado;
  • categorização e subcategorização de receitas e despesas para organizar bem suas finanças e ter consciência com o quê está gastando e ganhando mais.

Acompanhamento

  • extrato detalhado para cartões de crédito e contas cadastradas;
  • calendário disponível para que você veja como estão distribuídas suas finanças no mês;
  • estatísticas informando médias de despesas entre dias, semanas ou meses, incluindo comparações com outros períodos;
  • notificação de ganhos e gastos próximos do vencimento;
  • notificação para fechamento de faturas;
  • importação de SMS de receitas, despesas e cartões de crédito com categorização e subcategorização automática;

Segurança

  • proteção por senha definida por você (nos aparelhos que possuem o recurso, também é possível acessar com a biometria);
  • backups criptografados e salvos no seu Google Drive (caso faça login no app usando sua conta do Google);
  • dados salvos no Google Drive por meio do login do usuário, possibilitando a restauração dos mesmos em qualquer aparelho;

Como utilizar o app Minhas finanças?

Minhas Finanças app interface
Essas e muito mais formas de desfrutar do app Minhas Finanças!

O aplicativo oferece um calendário para o usuário controlar as próprias finanças. Assim, para utilizá-lo, basta ir até o mês desejado e incluir as receitas ou despesas.

Na primeira opção, é necessário inserir descrição, recorrência (mensal ou nenhuma), valor, data de recebimento e algumas observações, se desejar. Para inserir as despesas, você deve digitar a descrição, a recorrência (parcelado ou nenhuma), valor, data de pagamento e data de lançamento.

Além disso, também é preciso salvar o status (pagou ou pendente), inserir a categoria (cartão de crédito, automóvel, alimentação etc.), descontar de (selecionar um item de novas receitas, se for o caso) e adicionar algumas observações, se necessário.

Ademais, vale destacar que você tem a opção de editar todos esses itens a hora que quiser. Dessa forma, a ferramenta também disponibiliza um gráfico com demonstrações das suas despesas mensais e oferece a opção de visualizar os gastos por categoria.

Esse recurso é muito interessante, pois possibilita a organização das despesas por itens e, assim, você percebe no que está gastando mais.

O aplicativo também possui um detalhamento das finanças, separadas em receitas, despesas e totais. Portanto, é possível acessar uma lista com os ganhos separados por mês, assim como acontece com as despesas.

Já no total ele mostra o saldo de cada mês dividido em despesas pagas, próximas de vencer, vencidas e não vencidas. Além disso, ele mostra ainda todas as despesas e ganhos com a quantidade e o total de cada item.

Por fim, existem as opções de deletar dados, como excluir todos os gastos, os ganhos e fazer backup de todas as informações que foram criadas por você.

Vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe o que é o app Minhas Finanças, como funciona e quais são as funcionalidade disponíveis, veja a seguir as principais vantagens e desvantagens do aplicativo.

Vantagens

  • interface organizada;
  • excelente desempenho;
  • disponível em português;
  • ferramentas que facilitam a organização e o gerenciamento das despesas e receitas.

Desvantagens

  • interface pouco atrativa;
  • algumas funcionalidades só estão disponíveis na versão premium;
  • sem versão para Windows Phone e IOS.

Minhas Finanças é seguro?

À princípio, todos os aplicativos disponíveis na Google Play Store e em outras lojas de apps precisam cumprir uma extensa lista de exigências para serem publicados, portanto, a grande maioria é considerado seguro.

Isso não significa que não há falhas no processo de avaliação da Google, por exemplo, mas, além dos requisitos de entrada, a empresa também monitora os aplicativos já publicados e bane aqueles que representam ameaças aos usuários.

Portanto, com base nessas informações e na classificação do app Minhas Finanças, podemos afirmar que, sim, o aplicativo é seguro.

O app Minhas Finanças é pago?

Sim, mas somente a versão Premium é paga, e custa R$ 19,90. Entretanto, esse pagamento é único e dá acesso vitalício a todas as funções do programa.

Quando você baixa e instala o app, ele te oferece 15 dias com acesso total a todas as funcionalidades do programa. Assim, passado esse período, é possível continuar usando o Minhas Finanças, porém, com algumas limitações.

Qual a reputação do Minhas Finanças?

Primeiramente, o app Minhas Finanças não possui um perfil no Reclame Aqui. Entretanto, de acordo com as avaliações feitas pelos usuários na própria Google Play Store, podemos considerar a reputação como ótima.

Isso porque, no total, foram feitas mais de 50 mil avaliações por parte dos usuários, e o aplicativo recebeu uma nota próxima à máxima.

Conclusão

Em conclusão, o Minha Finanças é recomendado para os usuários que buscam uma forma descomplicada de organizar e gerenciar as suas finanças. Dessa forma, é possível definir as despesas e as receitas, a fim de controlá-las melhor.

A plataforma, além de ser muito útil, possui uma interface extremamente organizada, embora pouco atrativa visualmente.

Entretanto, essa organização ajuda bastante o usuário a encontrar com facilidade as ferramentas que deseja. Além disso, o app possui um excelente desempenho e é totalmente em português.

Ademais, o que achou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? Já utilizou o app Minhas Finanças? Conta pra gente nos comentários, será nosso prazer responder!

Perguntas Frequentes

  1. Como funciona o app Minhas Finanças?

    O app Minhas Finanças é um gerenciador financeiro que trabalha com base em dois tipos básicos de transação: receita e despesa.

  2. Quais os melhores aplicativos de finanças pessoais?

    Além do Minhas Finanças, podemos destacar os seguintes apps: Mobills, Orçamento Fácil, Organizze e Minhas Economias.

  3. O app Minhas Finanças só está disponível para Android?

    Sim. Inclusive, essa é uma das desvantagens do aplicativo.

  1. ANDERSON LUIZ

    Eu uso o aplicativo, comprei a licença e posso garantir que o software e ótimo, já testei dezenas e o único que me adaptei bem foi ao minhas finanças, bem intuitivo, preço muito acessível, e um time de suporte bem atencioso, recomendo muito… Só falta uma coisa para ser perfeito, ter uma versão para iOS… ai, sim, vai ficar perfeito!

  2. HAROLDO Pedro

    Preciso que minhas finanças sejam organizadas em um único lugar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp