Como funcionam os empréstimos com desconto em folha: Confira as regras!

Tire todas as suas dúvidas sobre o empréstimo com desconto em folha, uma forma de crédito muito usada pelos brasileiros, por ter juros mais baixos que o crédito pessoal.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Você já deve ter ouvido falar em empréstimo com desconto em folha, afinal, os bancos e financeiras fazem bastante propaganda desse tipo de serviço. Mas você sabe exatamente o que é este tipo de empréstimo e como funciona? Nosso artigo de hoje fala sobre essa forma de empréstimo bastante utilizada pelos trabalhadores.

O que é o empréstimo com desconto em folha? É um crédito oferecido por bancos e financeiras, que descontam o valor das parcelas diretamente na folha de pagamento. Por ter um pagamento garantido pela fonte de renda, as taxas de juros são menores que as taxas dos empréstimos pessoais, por isso muitas pessoas preferem este tipo de empréstimo. Para o banco também é vantajoso, pois o risco de inadimplência é bem menor.

Como funciona? Como solicitar esse empréstimo?

Para que você possa solicitar esse tipo de empréstimo, é preciso estar trabalhando em alguma empresa com a carteira assinada a pelo menos 6 meses. Além disso, é preciso se informar no RH da sua empresa se a mesma tem um convênio com o banco e sindicato da categoria para oferecer este serviço. Nem todas as empresas possuem este tipo de contrato.

Se a sua empresa tem convênio com o banco e o sindicato, basta solicitar o empréstimo no RH. A proposta será encaminhada para o banco e, na maioria das vezes, o empréstimo é aprovado, já que existe um convênio entre banco e empresa. Porém, se o banco entender que o cliente não tem boas condições de pagamento, o empréstimo poderá ser negado.

O valor do empréstimo não pode comprometer mais que 30% da renda do cliente, mas os valores são analisados também de acordo com a capacidade de pagamento do mesmo.

Depois de aprovado, o valor é depositado em conta e a partir do próximo mês as parcelas serão descontadas diretamente do salário do trabalhador. Por isso, é preciso fazer contas antes de pedir um empréstimo e ter certeza de que o valor descontado para o pagamento das parcelas não vai fazer falta no final do mês para pagar as despesas. Todo empréstimo deve ser feito com cautela e muito planejamento.

emprestimo
Empréstimo com desconto em folha: vale a pena?

E se eu for demitido?

Muitas pessoas temem o empréstimo com desconto em folha porque correm o risco de serem demitidas durante o prazo de pagamento. E então? Como pagar o empréstimo?

Quando isso acontece, o banco poderá pegar até 30% do valor das verbas rescisórias para quitar a dívida. O restante será negociado entre a instituição e a pessoa. Observe no contrato assinado junto com a instituição. Na maioria dos casos constará especificado como proceder nestes casos.

Funcionários públicos que têm estabilidade no emprego e aposentados não correm este risco e, portanto, as taxas podem ser melhores.

E se eu estiver com o nome sujo?

Os bancos podem se negar a fazer o empréstimo para pessoas com o nome sujo, mas na maioria das vezes não fazem esta restrição, já que o salário é a garantia de pagamento da dívida. Quando o empréstimo é feito para aposentados e pensionistas com desconto em folha, o risco de inadimplência é praticamente nulo, então não tem muito motivo para negar o crédito, mesmo que o cliente tenha o nome sujo.

É preciso ter atenção aqui por dois motivos. O primeiro é que, se seu nome está cadastrado em programas de maus pagadores, quer dizer que você já se enrolou com as finanças em um passado recente. Atente-se e veja se poderá cumprir o contrato, pois terá que viver com um salário mais baixo a fim de quitar o empréstimo. O outro ponto é que é comum as pessoas com nome sujo recorrerem a parentes que tenham aposentadoria ou pensão para conseguir empréstimos. De maneira nenhuma forneça seus dados ou tome um empréstimo para outra pessoa.

Os juros são realmente mais baixos?

Sim, os juros nesse tipo de empréstimo são bem mais baixos que os juros do empréstimo pessoal, pois o banco tem mais garantia de pagamento. Isso não significa que os juros são muito baixos e que o empréstimo valha a pena, então a cautela é necessária também ao pegar um empréstimo com desconto em folha. Só tome se for extremamente necessário.

A taxa do consignado fica próxima de 2% a 3%ao mês, enquanto a taxa dos juros para empréstimo pessoal ultrapassam facilmente os 5% ao mês nos bancos e chegam até 10% ao mês nas financeiras.

  1. Andrenilson

    O banco falou que a empresa tem que ter mais de 100 funcionários e verdade

  2. Elias

    Eu trabalho ha mais de dois anos de carteira assinada e recebo pelo banco itau e tenho uma restricao no meu nome.mais eu consigo fazer um empréstimo para descontar na minha folha de pagamento pelo banco..

  3. Fernando

    Tenho conta no banco Itaú e tenho o nome sujo,consigo fazer empréstimo com desconto em folha de pagamento?

  4. Ângela maria

    Quando saio de ferias o valor a ser cobrado ja vem descomtado ou eu tenho q paga

  5. Patricia

    Olá , eu trabalho em uma panificadora e lá o salário é pago em mãos não temos conta para receber o pagamento

  6. Roberta

    Sou funcionária pública gostaria de saber se consigo um empréstimo com desconto no meu pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp