No final de 2018 o Banco Central (Bacen) anunciou um novo sistema de pagamentos instantâneos, o PIX, que seria lançado apenas em novembro deste ano.
Parte desse projeto, foi publicado no dia 12 de junho a Circular nº 4.027 que, além de instituir o Sistema de Pagamentos Instantâneos, criou a Conta Pagamentos Instantâneos – a Conta PI.
Continua após a publicidade
Ferramenta, voltada para instituições financeiras, possibilitará implantação do sistema que permitirá pagamentos instantâneos 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre o PIX, o que é e como funcionará a conta PI.
Continua após a publicidade
Confira!
O que é PIX?
O PIX representa uma nova forma de realizar transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas, recolhimento de impostos e taxas de serviços e vários outros serviços financeiros.
Com o sistema, criado pelo Bacen, será possível realizar transações financeiras de forma mais fácil e rápida, por meio de aplicativos, desburocratizando a comunicação entre os bancos.
Com isso, processos poderão ser realizados em tempo real, diminuindo tempo de espera para que transferências e pagamentos “caiam” na conta.
Como funciona o pagamento instantâneo?
Com o pagamento instantâneo do PIX, transações bancárias poderão ser realizadas em até 20 segundos.
Continua após a publicidade
Não será necessário inserir dados do recebedor como banco, agência, conta ou CPF, facilitando operação.
Isso porque o pagamento deve ocorrer por meio de tecnologias como o QR Code, precisando o pagador ter apenas uma conta em um banco cadastrado, um celular e o aplicativo.
Assim, o fluxo entre o pagador e o recebedor se torna menor e mais descomplicado, o que também resulta na redução do tempo e qualidade da transação.
O que é a conta PI?
A conta PI é uma conta necessária para que participantes diretos do Sistema de Pagamentos Instantâneos realizem as transferências em tempo real.
Continua após a publicidade
É, portanto, uma conta para instituições financeiras, e não para usuários pessoa física.
Bancos e instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão se adequar à nova tecnologia e criarem uma conta PI para poderem realizar os pagamentos instantâneos.
Para que serve a conta PI?
A conta PI tem objetivo de fazer o registro do saldo mantido no BC para liquidar as operações instantâneas do PIX.
Ferramenta também fará registro das transferências de fundos correspondentes à liquidação dos pagamentos instantâneos processados pelo SPI.
Além disso, monitorará os mecanismos de provimento de liquidez para a Conta PI.
Quem pode ter conta PI?
Podem criar conta PI instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que participem de forma direta do SPI, como fintechs, bancos e cooperativas de crédito.
Continua após a publicidade
Além delas, câmaras e prestadores de serviços de compensação e de liquidação autorizados pelo BC a prestar serviço privado de intermediação de liquidez.
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), caso opte por participar do SPI, também pode criar uma conta PI.
Quais são as principais vantagens do pagamento instantâneo?
O pagamento instantâneo virá para revolucionar o mundo financeiro, trazendo mudanças estruturais e imediatas para todo sistema.
Algumas das maiores vantagens são:
- Disponibilidade do pagamento instantâneo: Com pagamentos 24 horas por dia, usuários não precisarão esperar dias úteis para poder realizar transações bancárias.
- Velocidade: Com o PIX, compensação e transferência de pagamentos e outros recursos serão realizados em segundos.
- Facilidade para compras: clientes e lojistas ganham mais facilidade para fazer transações online com o pagamento instantâneo.
- Segurança: O SFN é um dos sistemas mais seguros do mundo, utilizado também em outros países.
- Multiplicidade de uso: São permitidos múltiplos usos de valores e tipos de transação.
Outros países utilizam pagamento instantâneo
Hoje temos mais de 35 países ao redor do mundo que já utilizam o sistema de pagamento instantâneo, como China, Austrália e Estados Unidos.
Continua após a publicidade
Dados do e-marketer mostram que, em 2018, foram feitos cerca de 82.5 milhões de pagamentos na categoria instantânea nos Estados Unidos.
A China, por exemplo, já usa essa forma de pagamento há alguns anos por meio dos aplicativos AliPay e WeChat Pay.
Conclusão
A conta PI trará modernidade e inovação para o sistema financeiro do Brasil, devendo ser utilizada por todos as instituições financeiras cadastradas no Bacen.
Caso você queira saber mais sobre o PIX, leia este artigo que explica tudo sobre esse novo sistema de pagamentos.
Quer continuar acompanhando as novidades sobre o PIX e a conta PI? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.
Continua após a Publicidade