Tudo sobre o consórcio Volkswagen: tire suas dúvidas!

 

O consórcio Volkswagen é uma opção para quem está em busca de comprar um carro através dessa modalidade de crédito.

Assim como outras grandes opções disponíveis no mercado, é possível encontrar uma série de dúvidas durante o processo.

Continua após a publicidade:

Dessa forma, é muito importante entender de forma minuciosa sobre as principais oportunidades de consórcio para que, assim, você faça uma escolha acertada.

Sabendo disso, fizemos um conteúdo completo sobre a opção, além de elencar pontos positivos e negativos. Vamos lá?

Continua após a publicidade

O que é o consórcio Volkswagen?

O consórcio Volkswagen consiste em um tipo de compra fundamentada na união de pessoas físicas e/ou jurídicas através de grupos.

Estes, pagam um valor mensal para um fundo comum e tanto a quantia quanto o prazo são determinados pela porcentagem do valor do automóvel escolhido ao adquirir o plano de consórcio.

Todos os integrantes do grupo, depois de serem contemplados através de sorteio ou lance, têm o direito de adquirir o bem. Portanto, podemos afirmar que o consórcio é uma metodologia de poupar em grupo.

Esses grupos são formados pela administradora de consórcios — que deve ser sempre autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Continua após a publicidade

De acordo com o Bacen, o consórcio Volkswagen é uma das maiores administradoras de consórcios nacionais.

Como participar do consórcio Volkswagen?

Para comprar uma cota do consórcio Volkswagen, é preciso escolher o plano que mais lhe interesse.

Logo após, basta preencher a proposta de adesão que um consultor entrará em contato a fim de formalizar a compra.

Para efetivar a participação, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos ou ser emancipado (contato que possa comprovar o fato). No entanto, o valor da prestação mensal do consórcio não poderá ultrapassar 1/3 da sua renda bruta.

Continua após a publicidade

Posso comprar quantas cotas do consórcio Volkswagen?

A princípio, pode sem adquiridas até 5 cotas para pessoa física e até 10 cotas em caso de pessoa jurídica.

Além disso, a administração do consórcio Volkswagen faz uma análise específica de cada caso e decide se autoriza ou não uma quantidade de cotas superior.

Comprei a cota, tenho algum seguro?

Sim. Há um seguro de vida em grupo e, em caso de morte do titular da cota, os beneficiários do consorciado recebem uma indenização equivalente ao valor do saldo devedor por vencer.

Isso ocorre nos casos em o consorciado tenha sido ou não contemplado.

O seguro também atua como seguro de crédito. No caso de um ou mais participantes não cumprirem com as suas devidas obrigações de grupo, a seguradora assume estas pendências.

Continua após a publicidade

Com isso, não é feito o rateio de caixa negativo dividido nas parcelas entre os componentes do grupo — como algumas administradoras do mercado fazem.

Qual a diferença entre os planos normal e leve do consórcio Volkswagen?

No plano normal do consórcio Volkswagen, o valor da prestação é pago de forma proporcional ao valor do veículo, dividido pelo prazo de duração do grupo.

Além do mais, existe ainda o custo das taxas de administração, seguro de vida e fundo reserva. Quando ocorre a contemplação, é liberado o valor integral referente ao veículo do plano.

Já no plano leve do consórcio Volkswagen, o valor das prestações pagas é 25% menor em comparação ao plano normal, até a contemplação.

Continua após a publicidade

Quando se é contemplado, a diferença pode ser estabelecida através das seguintes opções: 

  • Receber o valor do crédito de forma integral, porém, dividindo os 25% nas prestações restantes;
  • Receber 75% do valor da carta de crédito e continuar pagando as prestações reduzidas.

No consórcio leve Volkswagen, caso a contemplação aconteça na última assembleia, o consorciado não poderá dividir a diferença dos 25%.

Principais dúvidas sobre o consórcio Volkswagen

Por se tratar de um consórcio amplamente conhecido no Brasil, é normal que os interessados tenham muitas dúvidas antes de considerar a opção.

Nesse sentido, reunimos outros questionamentos pertinentes para que você entenda mais sobre a modalidade.

Posso passar meu plano Volkswagen para outra pessoa?

Sim. Entretanto, o cadastro do novo consorciado passará por uma análise prévia. Ademais, as parcelas mensais devem estar em dia.

Como é calculado o valor das prestações mensais?

O valor da mensalidade é obtido aplicando as taxas de administração e fundo reserva sobre o valor do veículo do plano de consórcio.

Continua após a publicidade

Em seguida, aplica-se o percentual de contribuição mensal do plano, adicionando 0,0734%, que se refere ao seguro de vida.

Quantos veículos são entregues por mês?

Isso vai depender do tipo de plano escolhido. No plano normal, é entregue um veículo através do sorteio e até três veículos por lance ofertado. 

Já no plano leve, é entregue um veículo por sorteio e até sete veículos por lance ofertado.

Entretanto, é importante lembrar que independentemente do tipo de plano, as contemplações estão vinculadas à existência de recursos financeiros no fundo comum dos grupos.

Continua após a publicidade

Como devo fazer para ofertar um lance?

Até a véspera do dia da assembleia, é possível ofertar o seu lance pela internet — através do site —, pela central de atendimento ou ainda por meio da concessionária.

Como é apurado o lance vencedor?

O lance vencedor é aquele que consegue abater o maior número de prestações mensais do grupo.

No caso de grupo misto, o lance vencedor não necessariamente será o de maior valor, mas sim aquele que abater o maior número de prestações.

Posso ofertar meu veículo usado como lance?

Essa possibilidade deve ser negociada com o concessionário devido ao fato do lance ter que ser feito em cheque administrativo ou em espécie.

Continua após a publicidade

Após ser contemplado, posso optar por outro veículo?

Sim. Entretanto, a responsabilidade pela diferença de valores, se houver, será totalmente do proprietário e deverá ser paga diretamente para a concessionária no momento do faturamento.

Caso o veículo do meu plano saia de linha, o que acontece?

Se o veículo do plano sair de linha (deixar de ser produzido), a administradora do consórcio Volkswagen solicitará uma assembleia geral extraordinária, a fim de escolher um outro veículo para substituí-lo.

Se eu pagar minha prestação mensal após o vencimento, o que acontece?

Sempre que a prestação mensal for paga com atraso, a cota não fará parte do sorteio e também não será possível a você ofertar um lance para assembleia que aconteça enquanto a parcela estiver atrasada.

Além disso, as prestações vencidas ficarão sujeitas a juros de mora e multa, como previsto em contrato.

Continua após a publicidade

As parcelas do consórcio volkswagen são fixas ou reajustáveis?

As prestações mensais do consórcio Volkswagen têm o valor do veículo do plano como base, sofrendo reajustes somente nos casos de alteração no valor do veículo (para mais ou para menos).

Posso antecipar os pagamentos das minhas prestações mensais?

Sim. O valor pago de forma antecipada será considerado para abater no valor das prestações de trás para frente, a contar da última.

O que acontece se eu desistir do consórcio Volkswagen?

Essa é uma opção que deve ser escolhida somente em último caso, pois mesmo o dinheiro sendo devolvido com correção monetária, haverá em alguns descontos, como: multas, taxa de administração e alguma penalidade prevista em contrato. 

Ainda, a devolução do valor investido só se dará após o encerramento do grupo e é preciso ressaltar que a desistência só poderá ser realizada antes da contemplação.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens em adquirir um consórcio Volkswagen?

O consórcio nacional Volkswagen é o único do mercado a contar com a garantia da marca Volkswagen, além o  total amparo da rede de concessionárias. Isso acontece o momento da adesão ao plano até a retirada do veículo.

A seguir, veja algumas da principais vantagens que o consórcio Volkswagen oferece:

  • Várias opções de prazos para pagamentos;
  • Poder de comprar à vista;
  • Possibilidade todo mês de obtenção do crédito por sorteio;
  • Atuação em todo território nacional;
  • Assembleias com transmissão via satélite para a rede de concessionários;
  • Possibilidade de ser contemplado mais rapidamente através de lance.

E as desvantagens?

O consórcio Volkswagen, assim como os outros consórcios, também possui algumas desvantagens. São elas:

  • Pode demorar bastante para ser sorteado (em último caso, até o fim do plano) e adquirir o crédito para a compra do veículo;
  • Existe um risco iminente de inadimplência, devido ao fato da dependência de que todos os participantes do grupo efetuem o pagamento de forma correta.

Conclusão: vale a pena adquirir um plano Volkswagen?

A Volkswagen sem dúvida alguma é uma das marcas que mais conquistou os brasileiros, tendo iniciado essa conquista antes mesmo do Fusca — que até hoje é a paixão de muitos ao redor do mundo.

O Gol — um dos carros populares mais vendidos em todo o território nacional há muitos anos — é uma boa prova disso.

O consórcio Volkswagen também faz parte dessa história: são milhares de veículos entregues, o que coloca a marca Volkswagen entre as três maiores entre os consórcios brasileiros.

Portanto, se você não tem pressa para adquirir seu veículo e está de acordo com as condições que envolvem a contratação de um consórcio, essa opção certamente merece ser considerada.

Se você acredita que este artigo foi útil para você, assine a newsletter do iDinheiro e receba outros conteúdos relacionados aos consórcios diretamente no seu e-mail!

Publicidade