Consórcios

Saiba como funciona o consórcio Ford e avalie a opção

Lucas Pavanelli
Lucas Pavanelli
Imagem do consórcio ford, localizado no canto esquerdo da tela, junto com o escrito

Consórcio Ford: saiba como funciona o serviço e quais são todas as regras do consórcio, administrado pela prórpria montadora.

O consórcio Ford é o consórcio administrado pela própria montadora para aquisição de carros da Ford 0km.

Ele opera há mais de 50 anos e, ao longo do tempo, já entregou mais de 400 mil veículos no país.

Continua após a publicidade

A montadora chegou no Brasil em 1919, tornando-se a primeira indústria automobilística a se instalar no país. Possui três plantas, nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e Camaçari (BA).

Atualmente, produz mais de 10 modelos diferentes. 

Neste artigo, vamos mostrar o que é e como funciona o consórcio Ford e quais as regras para que você possa adquirir um veículo da marca. Confira!

Continua após a publicidade

O que é e como funciona o consórcio Ford

O consórcio Ford funciona como um consórcio qualquer e está submetido a regras do Banco Central do Brasil.

Ele é responsável por autorizar e fiscalizar as administradoras de todo o país. A diferença para outros consórcios é que, como é ligado à marca, só é possível adquirir veículos Ford. 

Dessa forma, os interessados se unem para formar uma espécie de “poupança”.

O grupo deve ter uma quantidade de participantes que seja múltipla ao número de meses de meses em que o consórcio durará.

Por exemplo, se o grupo deve quitar as parcelas em 60 meses, o total de participantes deve ser de 120, 180, 240, 360 e por aí vai. 

Continua após a publicidade

Essa quantidade também determina o número de contemplados por mês. Se, nessas condições, o número de participantes for 360, por exemplo, serão seis consorciados sorteados.   

Uma característica do consórcio Ford é que, como a marca conta com concessionárias e representantes em todo o país, o consórcio também é nacional e os grupos são formados mais rapidamente. 

O site do consórcio Ford também conta com um simulador online, em que você consegue ter uma ideia do valor mensal das parcelas.

Além disso, saberá também sobre a quantidade de meses que vai se comprometer para o pagamento do veículo. 

Continua após a publicidade

Como ser contemplado pelo consórcio Ford?

Existem duas maneiras de ser contemplado no consórcio Ford: por meio de um sorteio ou ao oferecer um lance.

Todo mês ocorre uma assembleia e os membros do consórcio são sorteados. Os que forem contemplados recebem a carta de crédito no valor combinado.

Com ela em mãos, podem comprar o veículo em uma concessionária à vista. O comprador continua pagando o restante das mensalidades contratadas. 

A segunda maneira é por meio de um lance. Nesse caso, além do pagamento da parcela mensal, o consorciado oferece um pagamento à vista.

Continua após a publicidade

Ele representa o valor de um montante que serve como um adiantamento do restante das mensalidades.

Dessa forma, os maiores valores serão contemplados. Essa é uma maneira de conseguir a carta de crédito mais rapidamente e não depender, apenas, do sorteio. 

O lance ofertado deve ser sempre em número de parcelas de, no mínimo, 10% e, no máximo 100% do saldo devedor.

Se o lance vencedor for de um consorciado que tenha sido sorteado na mesma assembleia, o segundo lance será contemplado. 

Continua após a publicidade

Ainda tem dúvidas? Confira, abaixo, alguns pontos que você deve esclarecer antes de fechar qualquer negócio. 

5 dúvidas sobre o consórcio Ford

Solucionamos as principais dúvidas relacionadas ao consórcio Ford. Veja.

1. Tarifas

O consórcio Ford não cobra juros sobre as parcelas do grupo, mas o valor da mensalidade inclui o custo de uma taxa de administração.

Essa taxa cobre a realização das assembleias, emissão de boletos e outras taxas do consórcio, como seguro e fundo de reserva. 

Oferta de lance

O lance pode ser ofertado online, por meio deste site, até o dia de realização da assembleia.

Continua após a publicidade

Em caso de empate entre dois ou mais lances em um mesmo grupo, o lance vencedor será aquele cujo número for igual ou imediatamente superior, na sequência numérica da pedra-chave considerada na contemplação por sorteio.

Contemplação

Se você foi sorteado ou deu o maior lance durante a assembleia e foi contemplado pelo consórcio Ford, deverá providenciar o cadastro.

Também deverá resolver as garantias adicionais exigidas, como a assinatura do Contrato de Alienação Fiduciária e a nota promissória.

É possível também que você tenha que apresentar algum avalista. Lembramos que, quanto mais rápido o consorciado contemplado apresentar a documentação necessária, mais veloz será a análise de crédito.

Continua após a publicidade

Compra do veículo

Depois de contemplado, o consorciado deve comunicar a opção de compra ao consórcio Ford, com a identificação de CPF ou CNPJ, as características do veículo e condições de pagamento acertadas com o vendedor. 

Passando a cota para terceiros

Se, por algum motivo o comprador não estiver conseguindo arcar com as parcelas mensais, ele pode transferir a cota do consórcio para terceiros.

No entanto, é preciso preencher dois requisitos. O primeiro é estar com as parcelas em dia. O segundo, é ter o aval da administradora para poder prosseguir com a operação. 

Conclusão

Neste artigo, mostramos como é possível comprar um veículo em um consórcio administrado pela própria montadora.

Continua após a publicidade

Por um lado, é uma opção segura já que o consórcio Ford é o único que conta com a força da marca, que possui representantes em todo o país.

Por outro, no entanto, o comprador precisa ter muita certeza de que quer um veículo da marca, já que não poderá trocar por um carro de outra marca, como ocorre em diversos tipos de consórcios

Se você gostou desse artigo, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro. Dessa forma você recebe, semanalmente, direto na sua caixa de entrada do email conteúdos exclusivos sobre o que realmente importa para o seu dinheiro. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *