Como Sacar o FGTS Após 3 Anos?

Contas que permaneceram inativas por 3 anos ininterruptos podem receber saques dos recursos. Saiba quais são as regras para estes saques, os documentos necessários e como pode-re realizá-lo.

flaviomariano
Flávio Mariano

Existem diversas situações nas quais pode-se sacar o dinheiro da sua conta vinculada do FGTS. Por exemplo, é permitido o saque quando ocorre demissão sem justa causa pelo empregador, rescisão do contrato por falência ou falecimento do empregador, aposentadoria do trabalhador, dentre outros motivos. Ainda, também pode-se sacar o FGTS quando os indivíduos apresentam doenças graves, como HIV, neoplasia maligna e outras que se encontram no estágio terminal.

E, os trabalhadores que foram afastados de suas atividades a partir de  14/07/1990 e não possuem vínculo ao regime do FGTS por, no mínimo, três anos ininterruptos, também podem realizar o saque dos recursos existentes na conta do fundo, mediante a apresentação de certos documentos exigidos.

Continua após a publicidade

Para realizar este saque, é necessário reunir todos os documentos necessários, em ambas as situações, e solicitar a retirada na Caixa. Porém, é necessário mencionar que o saque do FGTS inativo deve ocorrer de acordo com o mês do aniversário do titular da conta.

FGTS inativo após 3 anos

Comumente, o saque do FGTS ocorre após a demissão sem justa causa, pelo empregador, aposentadoria ou rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior. Porém, esta retirada pode ocorrer em diversas situações, que incluem até mesmo casos adversos, como ocorrência de doenças, falência ou falecimento do empregador, idade igual ou superior a 70 anos, dentre outras. Incluso nestes motivos que possibilitam o saque dos recursos, está a inatividade do FGTS após 3 anos.

Continua após a publicidade

De acordo com as regras de saque do FGTS, este pode ser feito caso o trabalhador, afastado a partir de 14/07/1990, permaneça fora do regime do FGTS por três anos ininterruptos. Ou seja, caso o indivíduo realize a rescisão do seu contrato em uma empresa em janeiro de 2020, ele poderá realizar o saque dos seus recursos inativos do fundo vinculado à esta empresa em 2024. Entretanto, a data deste saque é determinada de acordo com o mês de aniversário do usuário. Assim, caso o indivíduo faça aniversário em maio, a retirada só poderá ser feita a partir do primeiro dia deste mês.

Os documentos necessários para o saque do FGTS inativo após 3 anos são o CTPS, para a comprovação do desligamento da empresa e a inexistência de vínculo ao FGTS por, no mínimo, três anos ininterruptos, documento que comprove a situação de diretor não empregado e a permanência, por um período de três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS, documento que identifique o titular da conta, além do número de inscrição PIS/PASEP/NIS.

Saque FGTS inativo
Caso deseje consultar o saldo disponível para o saque dos fundos inativo, utilize o aplicativo do FGTS.

Ainda, existe outra situação que também permite o saque de contras inativas por três anos ininterruptos. Neste caso, os trabalhadores que tenham sido afastados até 13/07/1990, podem realizar a retirada caso tenham permanecido sem crédito de depósitos por este período. Para esta operação, os documentos requisitados são a Carteira de Trabalho que comprove o contrato de trabalho, objeto de saque, ou documento que comprove a condição de diretor não empregado e comprovando o desligamento até 13/07/90, a identificação do titular da conta e o número de inscrição PIS/PASEP/NIS.

Como realizar o saque?

Para realizar o saque do FGTS inativo após 3 anos, é necessário reunir todos os documentos necessários, conforme pode ser consultado acima e também no site da Caixa Econômica Federal. Neste caso, não é preciso que o indivíduo comunique sua intenção ao canal eletrônico Conectividade Social 5 dias úteis antes de realizar a operação, visto que é necessário somente comparecer à agência e solicitar o saque. Além dos documentos específicos para cada caso, mencionados acima, deve-se também apresentar o documento de identificação com foto.

Os saques de até R$ 1.500,00 podem ser feitos nas Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento destinadas a apenas os que possuem cartão do cidadão e senha. Para saber qual o seu saldo do FGTS e se certificar de que a retirada deve ser feita, necessariamente, nas agências, utilize o aplicativo FGTS.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

90 comentários

  1. Eliane

    Eu saí do meu serviço fevereiro de 2018 pedi demissão,meu FGTS ficou retido ,só voltei para mesmo serviço 2021,consigo sacar meu FGTS quando?

  2. Antônio Santana

    Bom dia, trabalhei até junho de 2017 no regime celetista. A partir dessa data passei para o regime estatutário até os dias de hoje. Como já fazem 4 anos que saí do regime celetista para o estatutário, posso sacar o saldo do FGTS? Observação! A um ano fiz a opção do do saque aniversário. Será que a Lei me permite sacar o saldo remanescente?
    Obrigado pela atenção. ANTÔNIO.

  3. Janaína

    Em junho fez três anos de inatividade e fiz a solicitação de saque em 13/09 e a caixa liberou o saque na conta cadastrada só que não caiu nada ainda era para o dia 21/09 será que só vai ser liberado no mês do meu aniversário que é outubro?

  4. Continua após a publicidade

  5. A. Rodolfo

    No momento estou trabalhando. Mas, tenho uma conta inativa de uma empresa que deixei de trabalhar em 2013. Fui na Caixa e não liberaram. Tenho direito? Se sim, onde devo pedir autorização judicial para liberarem esse valor?

  6. edinaldo de

    Tenho um dinheiro parado a mais de 4 anos onde pedi para sair da empresa, porém esse dinheiro ainda se encontra em minha conta mas não recebi até hoje! Como proceder para que esse dinheiro seja liberado para sacar?

  7. Mayara Grimaldi

    O ultimo deposito na minha conta do FGTS foi junho de 2018, quando posso dar entrada no pedido para receber o fgts inativo? Obrigada

  8. Valeria

    Boa tarde!
    Eu sai da empresa em nomvembro 2017, e não moro mais no Brasil. Gostaria de fazer o saque do FGTS, mas eu não tenho mais uma conta bancaria no Brasil.
    A traves do APP FGTS eu poderia fazer o saque, porem solicita uma conta bancaria, a minha dúvida é se precisa ser uma conta bancaria da minha titularidades o posso utilizar uma conta duma pessoa de confianza? Perguntei para a caixa mas ainda não responderam.
    Muito obrigada

  9. Joaquim Pereira

    Boa Noite, tudo bem?

    Estou na mesma situação em que vou completar 3 anos em 2022 de um fgts retido desde março de 2019, na qual pedi demissão. Faço aniversário neste mesmo mês, porém neste período em que ficou retido, trabalhei em algumas empresas e estou em uma atualmente. A dúvida é se mesmo assim poderei pegar, pois uma atendente da caixa informou que posso, mas não especificou se teria que ter inatividade trabalhista pelo 3 anos ou se poderia ter trabalhado e estar trabalhando?

  10. Natália

    Olá gostaria de uma ajuda! Trabalhei em uma empresa até o mês 05 /2018 e fiquei de receber o fundo de garantia porém não consegui fazer o meu cartão cidadão e sem o cartão não consigo realizar o saque, mais vi no app FGTS que eu tenho 3 anos de inatividade ou seja faz 3 anos que não trabalho registrado e eu poderia sacar esse dinheiro, mais estou com duvidas de como fazer esse saque (sem o cartão cidadão) que eu não consegui solicitar.
    Tem 2 opçoes no app registrar uma conta para transferir ou saque presencialmente! Mais a primeira opção não aparece o botão para selecionar e a 2 opção pede fotos dos documentos frente e verso., quero saber se acaso eu for na caixa economica eu consigo fazer o saque desse dinheiro sem o cartão ???

  11. Helder

    Eu completo 3 anos de inatividade no mês de agosto de 2021, que é o mês do meu aniversário.

    Ei posso sacar no mês de agosto de 2021?

  12. Pamella

    Bom dia
    Minha última assinatura em carteira foi finalizada 11/17.
    Eu peguei o valor pois fui desligada.
    Porém, existe um valor de 2015 no qual eu pedi demissão.
    Eu recebi um saque aniversário referente essa conta mês ano passado.
    O total de anos sem assinatura em carteira somam mais de 3 anos ( faço aniversário em dezembro )
    Porém, a conta inativa com valor é uma conta de 2015.
    Eu tenho direito ?

  13. olá eu sol ROXITON MATIAS fui desligado da empresa e saquei meu FGTS mas costa um valor para fis recisorio posso sacar esse valor mas lembrando que está sendo depositado valores para fis recisorio

  14. Ramon

    Olá, eu fui desligado em Julho de 2018 apos ficar afastado pelo INSS e a empresa considerou como Abandono
    Julho agora faz 3 anos
    Eu consigo solicitar esse valor? Meu aniverssário foi em Março
    Ele será pago só em 2022 agora?

  15. Murilo

    Eu pedi demissão em 24/08/2018. Em setembro/2021, já completarão 3 anos fora do regime do FGTS. Meu aniversário é em julho. Poderei solicitar o saque em setembro/2021? Se não, quando poderei solicitar o saque do FGTS?
    Desde já agradeço a ajuda.

  16. Marcelo

    Olá
    Pedi demissão do meu emprego no mês 10/2018
    Faço aniversário no mês de fevereiro, posso solicitar o saque no mês 10/2021?
    Obrigado.

  17. REGINALDO PEREIRA

    Boa tarde fiz um acordo de demissão com a empresa que trabalhava em comum acordo com a lei que foi aprovado em 2017, em fevereiro de 2018 recebi apenas 80% do fgts e ficou 20% restante e até hj estou desempregado tenho direito ao restante pela intividade do fgts .

  18. Alessandra Campos

    Bom dia!
    Me desliguei da empresa em 07 maio de 2018, não trabalhei mais de carteira assinada, mas só posso receber este valor em novembro? Pois é o mês do meu aniversário.

  19. Priscila

    Saí do emprego dia 07/05/2018.
    Meu aniversário é em Março.
    O saque poderá ser feito em 2021 ou 2022:

  20. Luciano

    Olá, saí do emprego em 21/09/2018 e nesta mesma data de 2021 completa 3 anos sem assinar CTPS. Meu aniversário e no mês de junho, a pergunta é se posso sacar quando completa 3 anos em 21/09/2021 ou vou ter que esperar para junho de 2022? Se for não será 3 anos e sim 3 anos e 9 meses.

  21. Jose Ari

    Eu pedi o desligamento de uma empresa em 2018, mas continuei no regime CLT em outra empresa. Eu posso fazer o saque depois de 3 anos da conta que ficou inativa da empresa que solicitei o desligamento?

  22. Luiza

    Meu desligamento foi em 01/04/2018. Já completou 3 anos. Fui tentar dar entrada no saque por inatividade agora em maio. Depois de concluído o processo de envio de documentos diz que se eu optei pelo saque-aniversário só consigo sacar a multa rescisória(que não tenho pois pedi demissão) . Se eu retirar a opção do saque-aniversário agora será que consigo sacar no meu mês de aniversário que é outubro?

  23. MARCELO CORREIA

    Como obter 0 documento que comprove a situação de diretor não empregado e a permanência, por um período de três anos ininterruptos, fora do regime do FGTS? Isto está no site caixa? Fui desligado do meu último emprego em 25/01/2018, já posso sacar ou tenho que esperar o mês de aniversário que é Dezembro?

  24. ADOLPHO SANTOS

    Eu me desvinculei da última empresa no dia 03/03/2019. Quando forma 04/03/2022, Já posso iniciar o processo de saque?

  25. Alessandro

    Sai do trabalho em 26/06/2018,em 26/06/2021
    completo 3 anos sem vínculo com o FGTS. meu aniversário é em maio,tenho que esperar até o dia 26/06/2021,para solicitar saque,ou tenho que solicitar no mês do meu aniversário?

  26. Elinaldo Alves

    Eu fui demitido do meu último emprego em 13/09/2018. Logo, na mesma data deste ano completo 3 anos sem vínculo com o FGTS. Acontece que meu aniversário é em agosto. Minha pergunta é: Consigo sacar o saldo em 2021 ou apenas em agosto de 2022?

  27. ADRIANE

    Meu marido não conseguiu sacar por não ter conta em banco ..falaram que o dinheiro só podia ser transferido ..nunca vi isso é pra ser saque do FGTS e nao transferencia.palhacada isso

  28. Patricia

    Sai do serviço publico em março/18 porem saiu no diario oficial apenas em maio/18, posso solicitar o saque?
    Agora na pandemia é possivel fazer isso online e pedir pra depositar na mesma conta salario que eu ultilizei para os acertos na exoneração?
    Qual o app ou site, não encontro a opção desse tipo de saque!
    Desde já agradeço a ajuda!

  29. Cláudio Paixão

    Boa tarde. Preciso tirar uma dúvida. Se eu fizer uma demissão consensual eu fico com 20% do meu FGTS retido. Se eu me empregar novamente e for demitido sem justa causa, eu consigo sacar esses 20% retidos?

  30. Ranei

    Oi, sai da empresa em 23/03/2018, solicitei pelo aplicativo da caixa o saque no entanto foi negado. Estou com dúvida se no caso tem que ser a data da baixa na carteira ou a data do último depósito que a empresa fez na conta do fgts ( que no caso o último depósito foi em 06/04/2018).

  31. Fabio

    Pedi demissão da antiga empresa que eu trabalhava em maio de 2018, agora em maio de 2021, completo 3 anos sem nenhuma ocorrência de deposito em meu extrato de FGTS, apenas aparece no extrato CREDITO DE JAM, eu poderia em maio desse ano solicitar o saque ?

  32. Vivi

    No mês que fecha 3 anos sem assinar a carteira posso fazer o pedido de saque do fgts??

  33. NATHAN ALVES

    Olá! Eu me desliguei do regime celetista em 25/06/18
    Para entrar no regime estatutário ( servidor público) tenho direito a saque quando?

  34. Andreza

    Estou desde de 2016 sem contribuir no FGTS, como faço para fazer a retirada do dinheiro?

  35. Andreza

    Pedi demissão a 3 anos de uma empresa queria saber se consigo sacar meu FGTS que tenho lá dessa empresa? Porém eu estou trabalhando em outra empresa ,será que eu consigo sacar esse FGTS inativo da empresa que pedi as contas?

  36. Carlos

    Se um funcionário foi mandado embora por justa causa, após 3 anos sem contribuir para FGTS, pode solicitar o saque? Obrigado

  37. Linda

    Boa tarde…
    No App do FGTS pede-se para cadastrar uma Conta, para que seja depositado o valor que eu tenho em Conta Inativa devido há 3 anos que estou sem vínculo algum empregatício.
    Tem como eu cadastrar minha Poupança Social Digital do Caixa Tem?
    Obrigada.
    Linda.

  38. Paulo Jairo

    Estou 3anos sem trabalhar de carteira assinada quais documentos nessesarios para ir na agência da caixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.