Conta Corrente

Como Saber Se Tenho Conta na Caixa?

Flávio Mariano
Como Saber Se Tenho Conta na Caixa?

Caso você não saiba se possui uma conta na Caixa, saiba aqui como é possível descobrir esta questão e quais meios pode-se utilizar. Veja também como usar o Registrato.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A Caixa Econômica Federal é uma instituição bancária pública, que tem como responsabilidade realizar o pagamento de certos benefícios governamentais, como o Auxílio Emergencial. Este benefício foi criado para assistir os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados durante este período em que estão sendo tomadas medidas de combate ao coronavírus, a fim de evitar a propagação da COVID-19. Este benefício é aprovado para o solicitante caso ele cumpra certos requisitos e exigências da Caixa, como não ser trabalhador informal ou receber benefícios previdenciários ou assistenciais, exceto o Bolsa Família.

O Auxílio pode ser pago tanto por meio de contas digitais, criadas especialmente para os indivíduos que não possuem contas bancárias, quanto pelas contas já existentes. Estas não precisam ser necessariamente na Caixa Econômica Federal, mas como o pagamento do benefício é comumente mais rápido para os que possuem conta na instituição, muitos estão buscando saber se possuem conta na Caixa. Em diversas situações, contas acabam sendo criadas e depois esquecidas, especialmente em bancos públicos. E, nestes momentos delicados em que precisa-se de receber benefícios federais, elas tornam-se muito importantes.

Continua após a publicidade:

Para saber se você tem uma conta na Caixa, basta entrar em contato com a instituição por meio da Central de Atendimento. Tenha em mãos o seu CPF e Carteira de Identidade, para que possa informar ao atendente as informações solicitadas. Desta forma, ele saberá se há uma conta em seu cadastro ou não. Também é possível identificar se possui uma conta por meio do Registrato, uma ferramenta do Banco Central, dentre outros meios. Conheça-os abaixo.

Identificando sua conta na Caixa Econômica Federal

Existem diferentes maneiras que pode-se utilizar para identificar se você possui uma conta na Caixa. É muito comum que as pessoas abram as contas, para um certo propósito, e esqueçam destas, com o passar do tempo, uma vez que elas tornam-se inutilizáveis. Porém, é possível saber se você possui uma conta neste banco público de forma muito fácil e remota, algo que é especialmente importante neste período de isolamento social. Confira abaixo as formas que pode-se utilizar para saber se possui uma conta na Caixa.

Central de Atendimento

A primeira forma que pode-se utilizar, para descobrir se você possui uma conta na Caixa Econômica Federal, é o contato pela Central de Atendimento. A Central pode ser usada para a realização de perguntas em relação a esta questão, além de reclamações, sugestões, elogios, solicitação por informações sobre produtos e serviços, etc. O atendimento acontece durante 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Ao ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800 726 0101, tenha em mãos o seu CPF e Carteira de Identidade, para adiantar o atendimento. Caso você tenha uma conta na Caixa, o atendente irá lhe comunicar.

Caixa Conta
É possível identificar uma conta na Caixa pelo atendimento ou Registrato.

Registrato

O Registrato (Extrato de Registro de Informações no Banco Central), é um sistema criado pelo Banco Central do Brasil, para cidadãos possam fazer consultas online e emissão de relatórios que contém informações acerca de seus relacionamentos com instituições financeiras e suas operações de crédito, como empréstimos e financiamentos. São serviços que, antes da existência do Registrato, diversos dos serviços oferecidos pelo sistema poderiam ser feitos apenas pessoalmente nos locais de atendimento do Banco Central do Brasil ou nos Correios.

Ou seja, com o Registrato, pode-se também descobrir se possui uma conta na Caixa Econômica Federal, uma vez que o sistema mostra quais são os vínculos dos indivíduos com os bancos. Assim, caso tenha uma conta bancária na Caixa, ela irá aparecer nos relatórios.

Os dois relatórios disponibilizados pelo Registrato são o Sistema de Informações de Crédito (SRC) e o Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS). O relatório que deve ser emitido para coletar a informação sobre a conta é o CCS, que mostra uma lista de instituições com as quais o indivíduo tem ou teve relacionamento. Desta forma, pode-se encontrar contas que estão abertas e a que já foram encerradas.

Caso você apenas queira saber se a sua conta aberta ainda está ativa, é possível consultar a conta pelo seu cartão e senha em um caixa eletrônico. E, com a senha, também pode-se consultar esta mesma questão pelo Internet Banking Caixa.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *