Qualquer pesquisa simples sobre empréstimos na internet mostra o grande número de instituições financeiras e possibilidades para contratação. 

Cada uma dessas tem suas respectivas peculiaridades, sendo voltadas para um público específico e com condições que podem ou não ser favoráveis para o seu caso. É aqui que encontra-se a importância de fazer comparações. 

Continua após a publicidade


Comparar empréstimos nada mais é que “colocar na balança” e avaliar os principais pontos de cada um deles, sendo possível assim ver qual é a melhor opção para a sua necessidade.

Saiba mais sobre como comparar empréstimos na internet a seguir.  

Tipos de empréstimos

Antes de comparar empréstimos e então poder escolher qual seria a melhor opção a ser contratada por você é preciso entender quais os tipos mais comuns oferecidos pelas instituições financeiras. 

Empréstimo pessoal

O primeiro exemplo, é um dos mais contratados: o empréstimo ou crédito pessoal. Dentro dessa modalidade o consumidor pode contratar o crédito para utilizar da maneira que preferir, em muitos casos também não é preciso explicar o motivo desejado. 

Dentro dos créditos pessoais as regras sobre as taxas de juros e prazos variam consideravelmente conforme a instituição e os valores a serem emprestados. 

Ainda sobre o crédito pessoal existe também a opção com garantia de imóvel ou veículo, que faz com que as taxas de juros sejam menores. 

Cheque especial

Um segundo exemplo sobre os tipos de empréstimos é o Cheque Especial, que nada mais é que um limite de crédito pré-aprovado disponível na conta bancária para casos em que o indivíduo precise do dinheiro de forma rápida, para o pagamento de alguma conta, por exemplo, e pode “devolver” o valor em poucos dias, uma vez que os juros costumam ser bem elevados. 

Empréstimo Consignado

Temos também o Empréstimo Consignado. Esse modelo é caracterizado pelo fato de que o pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do indivíduo, sendo voltado principalmente para beneficiários do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas que tenham algum convênio com a respectiva instituição financeira que oferece essa possibilidade.

Financiamentos

Ainda é possível citar o Financiamento ou o Refinanciamento de um imóvel. No primeiro, o indivíduo entra em contato com a instituição financeira para comprar um imóvel e esta então “empresta” a ele e recebe de volta em parcelas menores. Já no refinanciamento, o indivíduo dá um imóvel já quitado como garantia do empréstimo, sendo que essa prática costuma ter prazos e juros mais atrativos. 

Antecipações 

Por último, também podemos ter como exemplo a antecipação do 13° salário ou do Imposto 

de Renda, que acontecem quando há a liberação de um valor e este será descontado do IR ou do 13° quando estes forem liberados.

Para saber tudo sobre empréstimo, acesse: https://www.idinheiro.com.br/emprestimos/ 

Por que é importante comparar empréstimos antes de contratar?

Como você pode ver, existem uma série de possibilidades quando se trata de empréstimos, primeiramente por existirem várias modalidades e também pelo fato de que cada instituição financeira possui condições diferentes para a sua contratação. 

Comparar o maior número de opções possíveis te garante a melhor oferta e pode, muitas vezes, também te ajudar a não cair em ofertas com alguma “pegadinha”  ou contratações ocultas que podem te prejudicar mais pra frente. Inclusive, com diferentes orçamentos é possível até mesmo tentar negociar condições melhores com a instituição de sua preferência. 

Mas como comparar empréstimos?

A primeira ideia quando se pensa em saber mais sobre um empréstimo é justamente entrar em contato com a operadora financeira, seja por meio de uma agência física ou do site, por exemplo. Porém, o tempo gasto para se fazer isso com todas as instituições que oferecem o serviço é muito alto, o que torna compará-las algo quase inviável. 

Imagine ter que ir em todos os bancos da sua cidade e conversar com diferentes atendentes para poder montar um orçamento de empréstimo para você e só então os colocar lado a lado e tentar entender cada um dos pontos colocados. 

Felizmente, é possível fazer essa comparação dos empréstimos por meio da internet, o que é muito mais fácil, prático e rápido. 

Os benefícios de comparar opções de empréstimos pela internet

A internet é, sem dúvida alguma, o meio mais fácil de se encontrar informações, sobre todas as coisas, inclusive em relação aos empréstimos. Em uma busca rápida é possível encontrar diversos sites e plataformas que permitem comparar empréstimos na internet. 

Eles fazem cálculos a partir da modalidade e da finalidade do empréstimo, dos valores a serem emprestados, da sua possibilidade de pagamento e os prazos para tal e conferem ao consumidor uma lista com os principais resultados que se adequam ao seu perfil. 

Essa é uma excelente forma de economizar tempo, não tendo que ir até as instituições financeiras e aguardando o prazo de cada uma delas. Mas não é só isso. 

Existem uma série de sites e plataformas criados para auxiliar a população em relação à educação financeira e para ajudá-los a não serem prejudicados no que diz tange às operações financeiras como um todo. 

São esses os melhores locais para se comparar empréstimos na internet e não apenas por reunir todas as informações em um só lugar, como também por passar informações sobre o Custo Efetivo Total (CET) e sobre cada ponto que está incluso no empréstimo, inclusive os explicando para que você possa ver se vale a pena contratar ou não. 

A longo prazo, essa prática pode te economizar dinheiro, uma vez que você escolheu contratar a melhor opção de custo benefício sobre o CET e também porque não contratou nada além daquilo que realmente precisava. 

E como comparar empréstimos pela internet?

A primeira opção para comparar empréstimos pela internet é sempre ir nos sites das instituições financeiras de sua preferência e fazer uma simulação ou solicitar um orçamento com eles.

Porém, para uma maior praticidade, rapidez e segurança, existem algumas plataformas e sites on-line bastante conhecidos e renomados no mercado financeiro que podem fazer isso para você. Conheça 4 deles: 

Serasa eCred

Um primeiro exemplo é o Serasa eCred, criado pela Serasa Experian, empresa brasileira responsável pela análise e informações relacionadas a crédito. No site é possível fazer uma simulação com valores até 30 mil reais para pagar em até 48 meses, existindo inclusive opções para negativados. 

Guia Bolso

O Guia Bolso é uma segunda plataforma criada pensando na educação e segurança financeira e também oferece a possibilidade de comparar empréstimos. Eles solicitam acesso a sua conta bancária para avaliar o seu perfil financeiro e então vêm as opções disponíveis que melhor se enquadram na sua realidade.

Comparaonline

O Comparaonline é mais uma opção que compara diferentes seguros e serviços financeiros. Na página para comparar empréstimos é possível colocar uma faixa de valores, a modalidade de empréstimo a ser escolhida e o tipo de cliente (aposentado, autônomo, assalariado, servidor público, entre outros) que o site te dá uma série de opções de instituições financeiras, parcelamentos e taxas de juros.

Bom Pra Crédito 

A Bom Pra Crédito está no mercado há mais de 5 anos e possui parceria com as principais instituições financeiras (mais de 30!) para poder comparar de maneira rápida e on-line diferentes tipos de empréstimos com taxa de juros a partir de 1,9% ao mês.

Outras dicas 

Além de seguir todas as orientações que apresentamos até aqui, para fazer um bom negócio, outras dicas ainda são válidas. Confira. 

  • A internet é uma aliada: além de usar os sites e plataformas para comparar as opções de empréstimos, use a internet para procurar mais informações a respeito desse universo de empréstimos, bem como para se educar financeiramente. O que não falta é material. E o melhor: gratuito! 
  • Consulte sua rede de contatos: além de pesquisar tudo que você precisa na internet, não esqueça de fazer perguntas a sua rede de contatos. Consulte seus amigos e familiares sobre as suas experiências com empréstimos, quais as melhores opções, empresas. Toda informação é bem-vinda!

Ao buscar pela melhor opção de empréstimo você deve considerar: 

  1. Taxas: é preciso comparar e analisar as taxas de juros mensais e anuais e optar por aquela que oferecer o melhor custo benefício a longo prazo; 
  2. Custo Efetivo Total (CET): analisar apenas as taxas não é suficiente, é preciso analisar também o CET, ou seja, a soma de todos os encargos que incidirão sobre essa negociação; 
  3. Desconfie: tenha em mente os valores e prazos médios praticados pelo mercado e ao se deparar com propostas que parecem boas demais, desconfie, pois pode ser um golpe; 
  4. Histórico da empresa: antes de fechar qualquer negócio pesquise o histórico e a reputação da empresa no mercado. Em alguns minutos de pesquisa pela internet é possível encontrar diversas informações sobre qualquer empresa. Não tenha preguiça e use e abuse das ferramentas de busca da internet.

Seguindo essas dicas você estará a poucos passos de fazer um bom negócio e resolver seus problemas. 

E agora?

Depois de pesquisar e comparar empréstimos pela internet é preciso decidir qual das opções é a melhor para o seu caso e as suas necessidades. Algumas plataformas oferecem suporte para as suas dúvidas, ou você pode também optar por se dirigir à instituição financeira e discutir a proposta que encontrou on-line. 

E para enfim contratar um empréstimo, existe a possibilidade de fazer isso pela própria internet, nos lugares que você usou para fazer a comparação, ou diretamente a quem te deu a melhor proposta. 

Para saber mais, assine a Newsletter do iDinheiro e receba toda semana conteúdo exclusivo sobre o que importa para as suas finanças.