Serviços

O que é Cheque Administrativo: Como obter e usar?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
O que é Cheque Administrativo: Como obter e usar?

Veja o que é necessário para obter um cheque administrativo, e quais são suas principais utilidades. Como se pode compensar um cheque administrativo e se ele pode ser endossado. Além disso, veja como solicitar nos principais bancos.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Os cheques sem fundo são um problema ainda muito comum, o que acaba fazendo com que muitos vendedores ou prestadores de serviço fiquem com um pé atrás para receber por cheque. O que muita gente não sabe é que existe uma opção, em que o pagamento é garantido, sem riscos para quem recebe, e facilitando a vida de quem precisa comprar.

É o cheque administrativo, que nada mais é do que uma ordem de pagamento que utiliza fundos do próprio banco. Ou seja, o cheque é emitido pela instituição financeira, e isso faz com que o seu pagamento seja totalmente garantido.

Continua após a publicidade

Esse tipo de cheque pode ser emitido por um pedido do cliente, e imediatamente o banco se certifica de que a pessoa realmente terá o dinheiro para honrar o compromisso. Quem recebe por cheque administrativo tem, portanto, a certeza de que o pagamento será realizado, não precisando se preocupar com uma possível falta de fundos.

Essa é a grande diferença, e também vantagem, do cheque administrativo para o normal. No cheque comum, o pagador é quem preenche o cheque, já no administrativo é o banco que realiza esse preenchimento, ficando também responsável por pagar o beneficiário.

cheque
Com o cheque administrativo há a garantia de que o valor será pago.

Usos do Cheque Administrativo

O cheque administrativo é um excelente opção para pagamentos de compras que envolvam altos valores, como por exemplo imóveis ou automóveis. Isso porque ele dá uma maior garantia para o vendedor, de que esse cheque realmente tem fundos e o valor será quitado.

Cheques administrativos podem ser usados principalmente quando o valor será pago à vista. Como para a compra de um imóvel, por exemplo. Para evitar que o comprador tenha que levar toda essa quantia no momento de fechar o negócio, ele pode simplesmente entregar um cheque administrativo.

Entretanto, uso desse tipo de cheque não é mais comum, devido às vantagens e facilidades proporcionadas pelos sistemas de internet banking, com a possibilidade de transferências online, por TED ou DOC.

Como solicitar

O cheque administrativo pode ser obtido por uma solicitação realizada no caixa ou diretamente com o gerente do seu banco. Normalmente, há uma taxa para a prestação desse tipo de serviço.

Como o cheque administrativo é sempre nominal, seja para empresa ou pessoa física, para fazer a solicitação são necessários os seguintes dados:

  • número da agência
  • número da conta-corrente
  • nome do banco
  • nome completo
  • valor da transação

Também é preciso que se tenha preparado os fundos para cobrir o valor desse cheque. Isso pode ser feito tanto diretamente em dinheiro quanto por saldo em sua conta-corrente. Diferente do cheque comum, com o administrativo o valor é debitado imediatamente ao adquiri-lo junto ao banco.

Não é preciso ter conta no banco para solicitar um cheque administrativo, com a solicitação podendo ser realizada em qualquer banco. Para isso, basta levar a quantia em espécie, embora alguns bancos possa recusar o serviço para quem não é cliente.

Pode ser endossado?

Os cheques administrativos podem ser sim endossados, caso não tenham sido emitidos na modalidade “não à ordem”. Para isso, basta que se assine no verso do cheque, escrevendo o nome do terceiro que irá sacar ou depositar.

Por fim, fica o aviso de que é extremamente importante que você guarde todos os recibos que o banco lhe entregar ao requisitar o cheque administrativo. Pois assim você poderá recuperar o valor em caso de perda, dano, furto ou roubo do mesmo.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    15 resposta em “O que é Cheque Administrativo: Como obter e usar?

    1. Continua após a publicidade

    2. Quando o banco emite o cheque administrativo com quanto tempo o cliente terá que cobrir o valor solicitado ao banco? Porque se já é para ter o dinheiro em conta para que pedir um cheque administrativo se eu posso passar um cheque próprio? Fiquei um pouco confusa, pois achei que o cheque administrativo era solicitado quando o cliente não tivesse fundos no momento e seria como pedir um emprestimo ao banco tendo um prazo para pagá-lo

      1. O cheque administrativo é a garantia de que há recursos para o recebedor do cheque.
        Um cheque “comum”, você pode adicionar qualquer valor sem que exista verificação da sua capacidade de honrar os compromissos.

        1. Então de um modo geral a vantagem de se fazer um cheque administrativo eh só para o benefíciario que terá garantia de que o cheque tem fundo, quanto ao cliente ele não terá tanta vantagem pois alem de pagar o valor do cheque ao banco, óbvio, terá que efetuar o pagamento da taxa desse cheque.

          1. Os prós e contras estão na matéria. De qualquer forma, é uma ferramenta que tem sido substituída pelas transferências eletrônicas.
            O cliente tem a vantagem da segurança. Imagine sair do banco com 200 mil reais para pagar um imóvel.
            Tem a garantia da aceitabilidade também. Cheques comuns fora do padrão podem ser devolvidos pelo banco pela mínima desconfiança da assinatura, por exemplo.

    3. Continua após a publicidade

    4. Boa noite!
      Eu vou receber o valor de um automóvel com um cheque administrativo,o valor desse cheque entra na conta na hora ou demora 2 dias para ser compensado como o cheque normal?
      Desde já agradeço a ajuda

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *