Com o setor de pagamentos em crescente modificação, a carteira digital está se tornando cada vez mais popular entre os usuários que buscam por constantes inovações no mercado financeiro.

Ideal para evitar que a pessoa, de fato, ande com dinheiro na bolsa, hoje em dia você pode encontrar diversas carteiras digitais que oferecem serviços muito mais completos do que simplesmente transferir a quantia para um novo usuário.

Continua após a publicidade:

Além disso, você certamente já escutou falar sobre alguma das empresas que iremos listar neste conteúdo e nunca as associou, de fato, a um modelo de negócio relacionado ao termo original. 

Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo justamente para te explicar tudo sobre carteira digital e como elas podem te ajudar a gerenciar o dinheiro através da internet.

Continua após a publicidade

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais são recursos tecnológicos especializados em realizar transações de pagamentos nos smartphones e outros aparelhos digitais.

O usuário poderá adicionar o saldo necessário dentro da carteira, ou utilizar seu cartão de crédito para fazer pagamentos digitalmente ou em negócios físicos. 

Para isso, ele precisa baixar os aplicativos específicos das carteiras. Ao entrar no app, não é preciso recorrer ao cartão físico ou ao dinheiro em espécie em nenhum momento.

Tudo isso é feito em poucos toques na tela do dispositivo móvel ou relógio digital.

Continua após a publicidade

Ao confirmar o pagamento, o outro usuário recebe o valor de maneira instantânea ao comando do envio do dinheiro.

Como a carteira digital funciona?

Basicamente, a carteira digital transforma o dinheiro físico e o saldo do cartão de crédito em códigos secretos cadastrados no token do aplicativo que você deseja utilizar, com o objetivo de realizar compras de maneira rápida e descomplicada. 

Falando especificamente sobre o cartão de crédito, os dados costumam ficar armazenados no aplicativo escolhido. Assim, quando quiser pagar algo, basta informar o valor e realizar a operação. 

Ou então, no pagamento de produtos físicos através da tecnologia NFC (Near Field Communications), basta aproximar o dispositivo para realizar a operação. 

Continua após a publicidade

Quais os benefícios da carteira digital?

Evitando que o usuário ande com grandes quantias de cédula de dinheiro em mãos, a carteira digital proporciona segurança e praticidade para realizar pagamentos, independentemente do valor.

Além disso, ela oferece diferentes benefícios para os usuários que não abrem mão de novidades tecnológicas e soluções de pagamentos eficientes. 

Levando isso em consideração, separamos abaixo algumas das principais vantagens de utilizar a carteira digital

Liberdade de pagamentos

Assim como você já deve ter percebido, utilizar a carteira digital permite que você realize diversas operações financeiras apenas com o celular.

Continua após a publicidade

Transformando o processo de compra em algo mais simples, você certamente terá uma experiência de compra totalmente diferenciada.

Segurança de dados

Seja qual for o modelo de carteira digital que você venha a escolher, qualquer uma delas conta com uma forte segurança de dados para proteger as suas informações pessoais e a das suas formas de pagamento.

Assim, além de trabalhar com a proteção e sigilo de dados, essas soluções contam com uma criptografia de ponta a ponta.

Nem a central de atendimento costuma ter acesso aos dados completos, como por exemplo, os doze números do cartão de crédito. 

Continua após a publicidade

Outra forma de manter seus dados seguros é inserido apenas cartões digitais gerados automaticamente para cada compra, alguns cartões de crédito possuem essa funcionalidade.

Tarifas reduzidas

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes modelos de carteiras digitais disponíveis no mercado, onde disponibilizam taxa zero para a utilização dos serviços.

Ou então, chegam a cobram tarifas extremamente reduzidas caso o limite gratuito de utilização seja ultrapassado durante o mês.

Os principais aplicativos de carteira digital

Para você conseguir realizar operações financeiras através de uma carteira digital, é necessário escolher uma das diferentes opções disponíveis no mercado atual. 

Continua após a publicidade

Entre tantas empresas que prestam esse serviço atualmente, selecionamos alguns aplicativos de carteira digital para te ajudar a escolher a que mais se adequa à sua realidade.

Apple Pay

A carteira digital Apple Pay, talvez, tenha sido uma das primeiras a serem lançadas para suprir as necessidades de pagamentos digitais dos clientes da empresa. 

Inovando neste mercado, certamente a popularização dessas soluções aconteceu por conta da implantação do Apple Watch, relógio digital da marca.

O aparelho faz com que ao utilizar a carteira digital, o toque em cartões de créditos e cédulas deixam de ser necessários ao transacionar valores financeiros. 

Continua após a publicidade

Neste caso, para utilizar a solução, é necessário cadastrar um cartão de crédito válido, sem a opção de transferência de dinheiro através de meios externos. 

Samsung Pay

Seguindo a mesma linha de negócios da Apple, a Samsung Pay também segue uma linha de negócios similar em relação à carteira digital, só que neste caso, totalmente focada na experiência e nas necessidades dos consumidores da marca.

Iti

Já o Iti, é a carteira digital desenvolvida pelo Itaú para facilitar que os usuários consigam transferir dinheiro entre amigos, sejam elas através de depósito bancário, para que o valor seja reconhecido na conta, ou através de cartão de crédito.

Além disso, é possível realizar o pagamento com a carteira digital em lojas credenciadas a partir da utilização de um QR Code exclusivo para a compra. 

Continua após a publicidade

Links para download: Android / iOS

PicPay

O PicPay, talvez, tenha se tornado um dos aplicativos de carteira digital mais populares do País. Parte das soluções disponibilizadas pelo Banco Original, é possível realizar diferentes operações através do seu uso, como:

  • Recarga de bilhete único do transporte;
  • Pagar amigos;
  • Fazer pagamento de compras em lojas credenciadas com maquininhas de cartão Cielo e Rede;
  • Pagar boletos utilizando o cartão de crédito;
  • Ter o saldo da carteira digital rendendo 100% do CDI com liquidez diária.

Links para download: Android / iOS

RecargaPay

O RecargaPay é o concorrente direto do PicPay quando falamos de fintechs desenvolvidas com o objetivo de ser uma carteira digital. 

Disponibilizando quase todos os benefícios da outra empresa, o RecargaPay entrega aos consumidores diferentes modelos de planos para a extensão do uso das soluções entregues. 

Assim, você poderá escolher entre o uso do pacote básico, com limites de transferências e pagamentos, ou assinar um plano e contar com saldos mais robustos, principalmente em relação à quitação de boletos através do aplicativo.

Continua após a publicidade

Links para download: Android / iOS

As carteiras digitais valem a pena?

Se você não gosta de andar com uma carteira física na bolsa e prefere resolver todos as situações do cotidiano utilizando os dispositivos móveis, certamente o uso da carteira digital, no seu caso, será interessante. 

Afinal, com o celular ou o relógio, sempre será possível realizar compras de maneira simples e intuitiva, seja no ambiente digital ou em lojas conveniadas com essas novas tecnologias.

Por isso, para que a sua experiência seja a melhor possível, basta escolher a empresa que melhor atende suas necessidades.

Gostou do conteúdo sobre carteiras digitais, e não quer perder as atualizações sobre o assunto? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para continuar recebendo os conteúdos em primeira mão. 

Publicidade