Pagar conta de luz com o cartão de crédito pode ser uma boa opção para quem está com o dinheiro curto perto do vencimento da fatura. Ficar sem pagar a conta de energia pode acarretar ao corte do fornecimento do serviço, além da inadimplência, acumulando problemas para o consumidor.
Por isso, ter a opção de pagar a conta de luz com o cartão de crédito, pode ser vantajoso caso possa te auxiliar a fugir de situações de desabastecimento ou falta de energia por tempo indeterminado. Mas será que é mesmo possível pagar esse tipo de conta com cartão de crédito? É para responder perguntas assim que o iDinheiro preparou esse conteúdo. Então, vamos conferir!
Acesse o nosso
Recomendador de Cartões
Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!
Ir para o recomendadorPosso pagar conta de luz com cartão de crédito?
Infelizmente, até o momento, existe apenas uma companhia elétrica que aceita esse tipo de pagamento. Esse é o caso da Enel que administra o fornecimento de luz de São Paulo. A empresa disponibilizou a opção de pagar conta de energia com o cartão de crédito. O pagamento pode ser feito com qualquer cartão e o valor de contas atuais ou atrasadas, pode ser parcelado em até 24x.
Como pagar conta de luz com cartão de crédito?
Para pagar a conta de luz com o cartão de crédito, basta seguir esses passos:
- Vá até o site da Enel com o cartão de crédito;
- Selecione a opção “Clique aqui e pague sua conta”;
- Você irá para uma página em que será pedido seus dados de login para o site da Enel;
- Caso não possua ainda um cadastro, clique na opção “Criar acesso”.
- Depois de realizado o cadastro, você terá a opção de pagar sua conta, vencida ou a vencer com o cartão de crédito e escolher se deseja ou não parcelar e pronto!
Para realizar o cadastro, você deverá informar:
- seu melhor e-mail;
- escolher uma senha;
- CPF do titular da conta;
- instalação, que é um número que aparece no canto superior esquerdo, logo abaixo do logotipo da Enel, na sua conta de luz.
Se você possuir o aplicativo para smartphone a Enel (Android e iOS), essa alternativa já está disponível nele também.
Como pagar conta de luz com cartão de crédito parcelado?
Para pagar conta de luz com cartão de crédito parcelado, basta seguir o mesmo tutorial mencionado acima. No momento de escolher a forma de pagamento, selecione a opção de parcelamento. Dessa forma, poderá realizar o procedimento de forma simples e rápida!
Quais são as vantagens de pagar conta de luz com cartão de crédito?
Pode acontecer de, se aproximando o dia do vencimento de uma conta, uma despesa inesperada e urgente ocorra e o orçamento daquele mês fique comprometido. Essa é uma situação em que, existindo a possibilidade de pagar a conta de luz com cartão de crédito, o consumidor pode ficar mais tranquilo, sabendo que não terá seu fornecimento de energia suspenso.
Prós
Leia também: Enel dá cashback de 40% para quem pagar conta de luz com PicPay
E os pontos negativos?
Pagar a conta de luz com o cartão de crédito só irá fazer sentido se ela for faturada apenas no próximo ciclo de cobrança. Por exemplo, se o cartão fechou a fatura no dia 4 e a conta tem vencimento no dia 10, então o pagamento só será cobrado na fatura do mês seguinte, por isso, essa seria uma oportunidade de se organizar financeiramente para pagar. Enfim, essa só pode ser considerada uma opção válida se o consumidor tiver certeza que terá dinheiro para pagar a conta do cartão no próximo mês.
Contras
Quais são as taxas cobradas para pagar conta de luz com cartão de crédito?
As taxas cobradas para pagar energia com cartão de crédito vão depender da empresa que administra o cartão. Por isso, é importante que o consumidor consulte a emissora do cartão e se informe sobre essas taxas. Outra possibilidade para pagar a conta de luz com o cartão de crédito é utilizando carteiras digitais, que também cobram taxas de 2,99% mais os juros das parcelas. Vamos falar a seguir sobre essa outra alternativa.
Posso pagar outras contas com cartão de crédito?
Para quem não reside em São Paulo e não é contemplado pelo serviço de pagamento por cartão de crédito oferecido pela Enel, ainda é possível pagar a conta de luz e outras contas com o cartão de crédito. Independente de onde o consumidor reside, ele pode optar por utilizar carteiras digitais para pagar todo tipo de conta com o cartão de crédito.
Atenção
Existem algumas opções de carteiras digitais que oferecem esse serviço no mercado, vamos passar pelas principais delas agora.
PicPay
O aplicativo do Picpay ( Android e iOS) e foi um dos pioneiros no mercado de carteiras digitais no Brasil. Por isso, ele é um dos campeões em popularidade entre os brasileiros e o sistema para pagar contas com cartão de crédito nele é muito fácil.
Confira as tarifas vigentes do PicPay para esse procedimento no site oficial.
Depois de ter feito o download do app no seu celular, é preciso realizar o cadastro com login e senha e logo depois cadastrar um cartão de crédito com que você deseje pagar as contas.
Você vai seguir o processo:
- abra “Carteira”;
- clique em “Adicionar Cartão de Crédito”;
- retorne ao início;
- selecione a opção “Pagar”;
- clique em “Pagar Boleto;
- faça a leitura do código de barras com a câmera ou digite os números.
Mercado Pago
O funcionamento do Mercado Pago é bem semelhante ao do PicPay. O primeiro passo também é baixar o aplicativo (Android ou iOS). Depois de realizar o cadastro, também será necessário adicionar um cartão para pagar o boleto da conta que desejar. A limitação desta plataforma é que ela não aceita pagamentos diários acima de R$500,00. Esse valor inclui só uma conta ou o total de tudo pago no dia.
Recarga Pay
O RecargaPay é mais uma opção de carteira digital que, além do pagamento de contas, possui diversas outras funcionalidades. Uma delas é que ele tem convênio com sistemas de transporte de várias cidades e permite que se faça recarga do vale transporte pelo próprio aplicativo, sem precisar enfrentar filas.
Ele também está disponível para iOS e Android. A plataforma permite pagamentos de qualquer valor, mas para os que são acima de R$500,00, é cobrada uma taxa de 3,49%. Para os que vão até esse valor, não há taxas extras.
Confira as tarifas vigentes do Recarga Pay no site oficial.
Para pagar conta de energia com cartão de crédito ou qualquer outra conta no aplicativo, depois de realizar o download, será preciso:
- se cadastrar na plataforma;
- selecione “Contas e boletos”;
- digite o código de barras da conta;
- selecione como forma de pagamento “cartão de crédito” e coloque os dados.
Vale a pena pagar conta de luz com cartão de crédito?
Pagar a conta de luz com cartão de crédito vale a pena como uma estratégia para se organizar financeiramente em um mês conturbado em relação ao orçamento. No entanto, é preciso ter em mente que, se a fatura do cartão não for paga, apenas estará criando um novo problema e talvez até maior.
Saiba mais: Como Pagar Contas com Cartão de Crédito? Vale a Pena? Tem Juros?
Os juros de faturas atrasadas de cartão de crédito podem chegar a 13%, encarecendo cada vez mais a dívida, o que forma uma bola de neve. Por isso, só vale a pena pagar a conta de energia com cartão de crédito se você tiver dinheiro para pagar a próxima fatura. É preciso também estar ciente das taxas cobradas pelas empresas pelo pagamento de contas no cartão. Essas taxas devem se somar ao custo da conta de luz no cálculo do orçamento.
Se depois dessa análise você se convenceu que, no seu caso, vale a pena e você já sabe como pagar conta de luz com cartão de crédito, então faça isso sem medo e ganhe um pouco mais de ar para respirar ao fim desse mês. Seja por meio direto, com seu cartão, ou fazendo uso de carteiras digitais, aproveite agora essa facilidade!
Acesse o nosso
Recomendador de Cartões
Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!
Ir para o recomendadorGostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!