Calculadora de IMC

Realize o cálculo de seu Índice de Massa Corporal (IMC) para saber se seu peso está equilibrado em relação à sua altura.

Cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal)

Seu peso.
Sua altura.

Resultado

Descrição Valor
IMC
Resultado

O que é IMC?

A sigla IMC significa Índice de Massa Corporal, que representa uma relação entre o peso e a altura de uma pessoa. Esse índice é usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência para identificar situações de obesidade ou desnutrição, com base no peso ideal. Ainda que não seja o único parâmetro para determinar se alguém é ou não saudável.

Mesmo assim, o IMC pode ser um ponto de partida para mudanças na rotina que priorizem um estilo de vida mais saudável, com o consumo de alimentos mais nutritivos e a prática constante de exercícios. No entanto, não deixe de consultar um(a) nutricionista, pois esse é o profissional que pode te orientar corretamente quanto a isso.

Continua após a publicidade

Como funciona a calculadora de IMC?

O cálculo do IMC é bastante simples e usa apenas operações básicas para relacionar o peso em quilos e a altura em metros:

IMC = peso / (altura x altura)

A partir daí, temos um resultado em Kg/m² que revela em que faixa o indivíduo se encontra, de acordo com a tabela abaixo:

Resultado IMCClassificaçãoGrau de Obesidade
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25 e 29,9SobrepesoI
Entre 30 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40Obesidade graveIII

Para usar a nossa calculadora, informe suas condições atuais de peso e altura e clique em “calcular”. O resultado aparece logo abaixo.

Por que é importante saber o seu IMC?

Como falamos, esse índice serve como parâmetro para uma primeira análise das condições de saúde de uma pessoa. Em crianças, por exemplo, o IMC pode indicar se há um provável caso de desnutrição. Em adultos, ele pode ser uma primeira análise em pessoas que têm mais chances de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes e outras ocorrências cardíacas.

Entretanto, como o IMC tem relação com a gordura acumulada no corpo, seu resultado nem sempre é certeiro, especialmente para pessoas muito musculosas, grávidas ou idosos, situações em que os números não revelam a realidade. Nesses casos, o ideal é a combinação com outras análises para avaliar um panorama mais realista.

O que o IMC tem a ver com dinheiro?

Talvez seja estranho ver uma calculadora de IMC em um site que fala sobre finanças, certo? Porém, cuidar da saúde tem muito a ver com seu dinheiro. Isso porque, quando estamos mais saudáveis, tendemos a ter menos gastos com remédios, médicos, cirurgias e tratamentos.

Assim, quando você se preocupa com seu corpo, pode aproveitar para usar seu capital em outras despesas, no seu lazer ou até mesmo para investir e se preparar melhor para o futuro. Afinal, não sabemos quando iremos precisar de mais cuidados, mas uma certeza que temos é que vamos envelhecer, concorda? Por isso, prestar atenção ao seu IMC e à sua saúde em geral hoje, também é cuidar do seu futuro.

Perguntas frequentes

  1. Qual o cálculo do IMC?

    Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros): IMC = peso/altura²

  2. Qual o IMC ideal?

    O IMC considerado ideal para cada pessoa é um resultado entre 18,5 e 24,9.

  3. Quando não é adequado calcular o IMC?

    Como o IMC é um cálculo muito limitado, em algumas situações o seu cálculo não é apropriado, pois não dá um resultado fidedigno. São elas: atletas, grávidas, idosos, algumas doenças e desnutrição.

  4. Como aumentar o IMC?

    Um IMC baixo pode ser resultado de uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas. Por isso, para aumentar o IMC, é aconselhável uma dieta saudável, de preferência com acompanhamento de nutricionista.

  5. Como diminuir o IMC?

    Um IMC alto pode ser resultado de uma alimentação rica em gorduras ou de alimentos muito industrializados ou processados. Nesse caso, a reeducação alimentar é o melhor caminho, de preferência acompanhada de uma rotina de exercícios, ambos com o apoio de um profissional.

Continua após a Publicidade