Calculadora do Peso Ideal

Você sabe se está no seu peso ideal? Esta calculadora mostra se você está em dia com a sua saúde.

Cálculo do Peso Ideal

Sua altura.
Seu sexo.

Resultado

Fórmula Valor
Robinson
Devine

O que é o “peso ideal”?

Deseja calcular o seu peso ideal? Primeiro, vamos entender o seu conceito!

A princípio, considera-se o peso ideal aquele que uma pessoa deve ter com base na sua altura, a fim de não desenvolver problemas de saúde. Durante muito tempo, esta foi a definição oficialmente aceita, embora o conceito de peso ideal seja muito mais complexo, pois envolve diversos outros fatores além da altura.

No entanto, muitas pessoas ainda acreditam que essa é a única variável que influencia no peso recomendado.

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Isso ocorre, principalmente, porque a definição se popularizou ao longo dos anos, com base nas primeiras fórmulas que foram elaboradas para calcular o peso ideal. 

Na época, médicos e pesquisadores não possuíam o conhecimento necessário para considerar os outros componentes na elaboração das fórmulas. Hoje, já é possível saber que o peso ideal precisa considerar outros pontos também, como índice de gordura e musculatura corporal.

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Assim, a definição mais correta, atualmente, é o peso recomendado para cada pessoa a partir de uma avaliação individual das suas características físicas e genéticas também.

Como posso saber qual é o meu peso ideal?

Para calcular o peso ideal, o mais indicado é procurar por um profissional da área da saúde e nutrição. Esses especialistas poderão considerar todos os fatores importantes, e não apenas físicos, como a altura, mas também:

  • histórico familiar;
  • padrão genético;
  • biotipo físico;
  • índice de gordura e massa muscular.

O seu peso ideal deve atender às necessidades do seu corpo para ter uma rotina e processos saudáveis, ao mesmo tempo que previne doenças relacionadas ao índice de massa corporal.

Medicamente falando, existe um peso recomendável para cada pessoa, pois precisa atender todos os requisitos que o corpo dela precisa. Por exemplo, existem pessoas com ossos maiores, ou músculos mais desenvolvidos. Assim, mesmo que sua faixa de massa e gordura estejam dentro da faixa considerada normal, ela pode ter problemas nas articulações se não pesar o suficiente.

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Ou, ainda, uma pessoa pode estar dentro do seu peso ideal, mas não se alimenta corretamente, e não faz exercícios físicos. Dessa forma, ela não é, exatamente, uma pessoa saudável, mesmo que esteja dentro do peso. 

Nesses casos, a massa corpórea recomendada para esses indivíduos não deve levar em conta apenas a sua altura, mas também todos esses outros componentes.

Por isso, o mais recomendável para calcular o peso ideal é procurar um nutricionista ou profissional de saúde. Caso tenha curiosidade, pode utilizar uma das calculadoras disponíveis na internet, como a do iDinheiro, para ter uma base simples.

Como calcular o peso ideal na prática?

A fórmula utilizada em nossa calculadora é a fórmula Devine, criada em 1974 pelo doutor B.J. Devine, com o intuito de estabelecer as dosagens corretas para certos medicamentos

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Por isso, seu cálculo é um pouco mais preciso, para homens e mulheres. A fórmula seria:

  • para mulheres: Peso = (62.1 * altura) – 44.7
  • para homens: Peso = (72.7 * altura) – 58

Este é apenas um dos exemplos de pesquisadores que atuaram na área.

Outra fórmula popular para calcular o peso ideal foi proposta por J.D. Robinson, que aprimorou os estudos de Devine.

Assim, ele determinou que:

  • No caso de homens, o peso ideal seria = 52kg + 1.9kg para cada 0,02 metros acima de 1,52m.
  • Enquanto isso, para mulheres = 49 kg + 1.7kg para cada 0,02 metros acima de 1,52m.
  • Por exemplo, um homem de 1,85 deveria pesar 52kg, mais 1,9kg para cada 0.02m adicionais. 

Nesse caso, são 0,33 centímetros a mais, sendo:

  • 0,33 / 0,02 = 16,5
  • 1,9 kg vezes 16,5 =31,35 kg
  • 52 kg + 31, 35 kg = aproximadamente 83 kg. 

Com o tempo, diversos outros especialistas também desenvolveram diferentes métodos para calcular o peso ideal de cada gênero e sua faixa etária.

Outras fórmulas para calcular o peso ideal

Uma outra fórmula é o conhecido Índice de Massa Corporal (IMC). Esse conceito foi criado por Lambert Quételet no século XIX, com o intuito de estudar mais sobre o corpo humano. 

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Por esse motivo, a fórmula do IMC se tornou amplamente popular, inclusive sendo incluída nas cartelas de saúde do Governo. Segundo o cálculo, é necessário multiplicar a altura por ela mesma, e dividir o peso pelo resultado. 

Dessa forma, você poderá descobrir o seu índice de IMC, e comparar com os resultados de uma tabela pré-selecionada.

IMC = peso / (altura * altura)

Contudo, o IMC apenas informa a faixa de peso em que o indivíduo se encontra, e não o peso recomendado para ele. Com essa informação, você poderá apenas comparar seus resultados e descobrir se está na faixa normal de peso, ou dentro das demais variações de sobrepeso ou abaixo do peso.

Por outro lado, mesmo que seja um cálculo mais simples, o IMC é importante para determinar se você possui um índice saudável. Caso esteja se aproximando dos demais extremos, de magreza e obesidade mórbida, pode estar com problemas de saúde.

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Além disso, a tabela de IMC também possibilita que o indivíduo identifique o intervalo de peso ideal para sua altura e idade.

Quais são algumas maneiras interessantes de manter meu peso ideal?

Depois de calcular o peso ideal, é importante se esforçar para atingi-lo e manter essa faixa de maneira regular. Isso porque trata-se do índice de massa recomendado para o seu corpo, especificamente, de modo que você seja mais saudável e não tenha problemas de saúde.

Assim, confira algumas maneiras interessantes de manter o seu peso ideal depois de determiná-lo corretamente:

Faça exames periódicos

Antes de mais nada, é fundamental fazer exames médicos periódicos, além de acompanhamento nutricional. Caso você precise emagrecer ou engordar para atingir seu peso ideal, é importante fazer isso com um profissional habilitado. Dessa forma, não terá problemas de saúde.

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Além disso, para manter o seu índice saudável, é preciso acompanhar as necessidades do seu corpo. Por exemplo, você pode estar no peso ideal, mas com deficiências vitamínicas, por exemplo, o que causa cansaço ou aumenta as chances de lesões.

Ainda, é possível que o seu índice mude conforme você cresce e envelhece, precisando ser reajustado para atender às suas necessidades conforme a idade. Nesses casos, exames regulares poderão identificar essas alterações, e um nutricionista poderá indicar a melhor forma de manter seu peso saudável, acima de tudo.

Faça exercícios físicos

Calcular o peso ideal e mantê-lo não depende apenas da massa corporal, mas também dos hábitos do indivíduo. Afinal, não é interessante estar dentro da faixa, mas não praticar exercícios físicos e investir em uma rotina sadia. Por isso, alinhe a sua dieta e alimentação com exercícios regulares. É possível optar por diversas alternativas, como:

  • musculação;
  • esportes;
  • exercícios aeróbicos;
  • exercícios de intensidade;
  • atividades intensas, como pilates;
  • atividades aeróbicas, como ioga.

Se movimentar periodicamente também ajuda o seu corpo a se adaptar corretamente, e mesmo que você não esteja no peso ideal, terá menos chances de desenvolver problemas de saúde.

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Além disso, os exercícios também podem afetar esse valor. Por exemplo, a musculação faz com que a massa muscular se expanda, o que pode aumentar o peso. No entanto, esse aumento não é prejudicial, pois não se trata de gordura acumulada, e sim músculos e massa magra.

Assim, também é importante alinhar as suas atividades com acompanhamento médico.

Tenha uma alimentação equilibrada

Por fim, muitas pessoas buscam calcular o peso ideal como forma de melhorarem a própria imagem e saúde. Nesse caso, um aliado essencial é a alimentação equilibrada. Não se trata apenas de dietas restritivas, mas um cardápio variado que cumpra todas as suas funções.

Isso porque o corpo precisa de todos os tipos de nutrientes, não apenas saladas ou proteínas, por exemplo. Assim, para manter o seu peso dentro da faixa, não é recomendável fazer restrições, mas sim comer com consciência e equilíbrio.

Além disso, cada corpo precisa de diferentes níveis e quantidades de nutrientes, de modo que é fundamental realizar o acompanhamento médico para determinar a alimentação adequada em cada caso.

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