O Brasil ainda tem um percentual pequeno de investidores, quando comparado a outras nações. Ainda assim, 1,7 milhão de pessoas físicas já aplicam seu dinheiro, conforme dados de março de 2020. Para 2020, a expectativa é ainda maior, já que 70% alegaram querer entrar no mercado financeiro. O que isso tem a ver com o Banco Modal?
Tudo! Afinal, ele é um banco de investimentos que oferece parcerias estratégicas com diferentes líderes e agentes internacionais. Por isso, se o seu objetivo é ter rendimento passivo, precisa conhecer essa instituição financeira para ver se ela é a certa para você.
Um rendimento passivo é aquele gerado sem que você precise trabalhar. É o caso de investir e ter uma remuneração constante ou de alugar um imóvel e receber os valores dos inquilinos.
Então, que tal saber mais para tomar uma decisão consciente? Confira o post!
Atenção
Neste conteúdo, deixamos registrados dados históricos sobre o banco para eventuais consultas.
A história do Banco Modal
O Banco Modal começou sua história em 1995, no Rio de Janeiro. Foi fundado por ex-sócios do Banco Garantia, com início das operações no ano seguinte. Em 1999, foi transformado em banco múltiplo com carteira comercial e de investimentos.
Em 2001, começou a expandir suas operações e abriu um escritório em São Paulo. Três anos depois, foi constituída o Modal Asset Management, focado na gestão de ativos financeiros. Depois disso, ainda foram permitidas as operações de câmbio e de escrituração de cotas para fundos de investimentos.
Por isso, em 2009 e 2010 começaram as atividades de private equity, ou seja, um investimento em que uma gestora adquire parte de outra empresa em crescimento. No mesmo período, recebeu autorização para abrir agências no exterior.
Uma das principais mudanças ocorreu em 2018, com a transformação do Banco Modal em modalmais, um banco digital. Em 2020, o Credit Suisse comprou parte do Banco Modal e há a possibilidade de ser feita uma Oferta Pública Inicial (IPO) de ações.
Por fim, em 2022, o Grupo XP Inc., que também é dono das corretoras XP, Rico e Clear, adquiriu o Modal. Aos poucos, durante 2023, clientes modalmais foram migrados para as outras instituições do grupo.
Os serviços do Banco Modal
O Banco Modal trabalha com fundos, além de gestão de risco e compliance. Por isso, o foco dessa parte do grupo financeiro é o gerenciamento de ativos.
Para pessoas físicas, o que interessava era o modalmais, que oferecia diferentes serviços. Veja quais eram eles!
Cartão de crédito: tratava-se do Visa Internacional Classic, com anuidade isenta para correntistas. |
Remessa de câmbio: permitia enviar e receber dinheiro do exterior, em dólar e euro. |
Carteiras de investimentos: carteiras recomendadas para todos os perfis de investidor, desde carteiras de dividendos até trade. |
Mesa de operações: serviço personalizado para investidores da bolsa de valores, porém, com maior custo do que as operações manuais. |
Investimentos: opções em todos os segmentos, como renda fixa, fundos, previdência e bolsa de valores. |
Valia a pena ter uma conta no Banco Modal?
Para investidores focados em investimentos financeiros, sim, valia a pena considerar. A corretora modalmais era uma alternativa de baixo custo e bastante diversificada, atraindo desde investidores mais conservadores até os especuladores da bolsa de valores.
Como não é mais possível abrir conta no Banco Modal, nossa sugestão é que você escolha uma instituição que atenda às suas necessidades. Para ajudar na busca, acesse nossas listas:
- As 11 melhores corretoras de investimentos
- Corretoras taxa zero: as melhores sem corretagem
- Qual a melhor corretora de valores para iniciantes? 8 opções!
Estou precisando de um empréstimo urgente
Olá, Sidione! Tudo bem?
Confira o nosso artigo com as melhores opções de empréstimo online, acredito que pode te ajudar: https://www.idinheiro.com.br/melhores-empresas-de-emprestimo-online/