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Bancos e canais digitais crescem popularidade durante a quarentena

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Com o início da quarentena e a imposição do isolamento social, muitos brasileiros deixaram de […]

Com o início da quarentena e a imposição do isolamento social, muitos brasileiros deixaram de frequentar agências bancárias físicas e passaram a utilizar bancos digitais para efetuarem pagamentos e transacionarem valores através da internet. 

Números que acabam comprovando essa mudança de comportamento da população seguem a pesquisa realizada pelo Datafolha, onde mostram que 66% dos consumidores realizaram alguma transação online durante este período, enquanto 27% disseram que aumentaram a frequência dessas operações. 

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Isso tudo vem acontecendo, graças aos avanços tecnológicos que instituições financeiras e bancos digitais estão proporcionando na vida das pessoas, facilitando transações e o método que o brasileiro lida com o dinheiro. 

Parte deste impacto pode ser atribuído principalmente aos jovens, que estão fazendo escolhas por bancos digitais e soluções mais rápidas e sem tantas burocracias como agências tradicionais. 

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Bancos Digitais em todas as idades

E apesar da grande adaptação dos jovens entre 24 a 34 anos a respeito de criarem uma conta digital para transacionarem pagamentos e recebimentos, este é um modelo que vem atingindo boa parte da população, inclusive pessoas de até 60 anos, com destaques para a cidade de São Paulo.

Para os especialistas financeiros, esse setor passa por uma verdadeira transformação de paradigmas, sejam elas a respeito de contas digitais, ou métodos de transferências de valores, como o PIX que chegará ao mercado em novembro.

Desta forma, ter uma conta em um banco digital ou uma fintech deixa de ser uma exceção para se tornar parte do dia a dia da movimentação financeira do brasileiro.

Open Banking em alta

Outra tendência que também vem se tornando cada vez mais comum na vida dos brasileiros é o modelo de openbanking, que consiste na adoção de tecnologias em que permitem que os clientes decidam como acessar e com quem compartilhar seus dados financeiros. 

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“As agências tradicionais estão precisando se adequar aos novos modelos de bancos digitais e startups financeiras. Ao mesmo tempo, cada vez mais fintechs se adaptam ao modelo de bancos digitais para suprir uma demanda que está longe de ficar saturada”, disse Bruno Diniz, autor do livro “O Fenômeno Fintech”.

Bancos digitais em crescimento

Uma prova de que os bancos digitais seguem em crescimento constante são os números recordes que são batidos diariamente pelos milhões de brasileiros interessados em novas soluções.

O Banco Original, por exemplo, anunciou recentemente que sua base de clientes teve um crescimento de 500 mil novos usuários somente durante o período de pandemia.

Empresas do mesmo segmento seguem a mesma linha de crescimento, como o Banco Next, que chegou a marca de 2,5 milhões de correntistas esta semana, ou então o Banco Inter, que no início de julho chegou à conquista de 6 milhões de consumidores. 

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O que podemos analisar sobre isso?

Podemos concluir que cada vez mais, os bancos digitais passarão a ganhar espaço na vida do consumidor brasileiro. E, caso as agências tradicionais realmente não desejem perder clientes, precisam reinventar seu modelo de negócios urgentemente.

Especialistas ainda acreditam que até 2025, mais da metade da população do País já estará utilizando soluções digitais para transacionar pagamentos e realizarem operações financeiras. 

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