Adesão aos bancos digitais cresce no Brasil; especialista aponta principais vantagens

Brasil é o segundo com crescimento mais rápido na adoção do modelo de bancos digitais.

Escrito por Rafaela Souza

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A adesão aos bancos digitais já era uma realidade para muitas pessoas, mas a pandemia da Covid-19 intensificou esse processo. É o que aponta um levantamento recente feito pelo banco digital N26 em parceria com a Accenture.

Atualmente, o Brasil está entre os três países com maior participação de clientes e com crescimento mais rápido na adesão do modelo de bancos digitais. É o que aponta o levantamento

De acordo com a pesquisa, que foi realizada em 26 países, o Brasil está à frente de países como Alemanha e Estados Unidos no processo de adesão aos bancos digitais. Confira o ranking de países com crescimento mais rápido nos últimos dois anos:

  • Suíça: 82%;
  • Brasil: 73%;
  • Austrália: 58%.

Em relação ao número de clientes que possuem contas digitais, o Brasil está em terceiro lugar, com 44% dos entrevistados. Os melhores colocados são Emirados Árabes Unidos (51%) e Arábia Saudita (54%).

42% dos adultos brasileiros possuem contas em bancos digitais

Além do levantamento feito pelo N26, uma pesquisa realizada pela Finder em abril de 2022, que entrevistou 2.005 pessoas, mostra que atualmente 42,7% dos adultos brasileiros possuem contas digitais, o que representa um aumento de 10,7% em relação a 2021.

Além disso, o levantamento aponta que jovens com idades entre 25 e 34 anos estão entre as pessoas mais inclinadas a utilizar contas bancárias online.

Banco digital x banco tradicional

Segundo Marilyn Hahn, cofundadora e COO do Bankly, a principal diferença entre o banco tradicional e o banco digital é justamente o fato desses bancos já terem as operações nativamente digitais:

“Processos como abertura de conta, solicitação de produtos de crédito, solicitação de extratos e até mesmo o atendimento para resolução de problemas, entre outros são feitos online e sem a presença de uma agência física“.

Dessa forma, a especialista avalia que essa estrutura é um dos motivos pelos quais os bancos digitais conseguem oferecer serviços mais baratos ou muitas vezes até sem nenhuma tarifa.

Vantagens dos bancos digitais

De acordo com Marilyn, além dos serviços mais baratos ou até mesmo sem custo, uma das principais vantagens dos bancos digitais está ligada à digitalização do mercado que vem acontecendo nos últimos anos:

“Com isso, os usuários não querem mais ter que ir até a agência para abrir uma conta ou para pagar um boleto. Aí que entra o grande diferencial dos bancos digitais no processo de fidelização dos seus clientes ao oferecer uma experiência agradável, prática e dinâmica”, explica.

Além disso, a especialista também aponta que a transparência é outro diferencial dos bancos digitais:

“Por terem, em sua maioria, a experiência do cliente e a fidelização deles como foco, os bancos digitais investem em uma comunicação clara para que o cliente saiba exatamente quais taxas estão sendo cobradas, a finalidade e o valor de cada uma delas, o que nem sempre acontece nas instituições tradicionais”, acrescenta.

Segurança dos bancos digitais

É muito comum se perguntar sobre a segurança dos bancos digitais. Por isso, Marilyn explica que eles podem operar com licença bancária própria e, assim, são regulados diretamente pelo Banco Central, ou podem utilizar licenças de terceiros através do modelo de banking as a service.

“O modelo de banking as a service funciona da seguinte forma: o banco digital cuida de toda a experiência, porém “empresta” a licença de uma outra instituição regulada para operar. Esse modelo ode ser interessante para um banco digital que está começando, já que ele pode focar na experiência e em conhecer o mercado”, avalia.

Diante disso, a especialista ressalta que é importante que o cliente entenda o seu papel no processo de escolha do banco digital para garantir a segurança:

“Conhecer a história do provedor, como foi criado, ler os termos de uso que compõem o processo de abertura de conta para ter total certeza dos serviços que está contratando, além de checar canais de reclamações antes de seguir com o processo são passos importantes para se proteger de possíveis golpes”, conclui.

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