O que acontece quando atraso a fatura do cartão de crédito?

Flavio Mariano
Flávio Mariano
O que acontece quando atraso a fatura do cartão de crédito?
Já calculou o prejuízo de atraso de fatura? Saiba o que acontece quando você atrasa sua fatura de Cartão de Crédito, ou quando não paga o valor integral. Veja também o que você pode fazer se já se endividou no cartão.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Para usar seu cartão de crédito você precisa se planejar bem e ter uma boa medida de controle. Não é raro ver pessoas gastando mais do que realmente possuem, e o cartão de crédito pode se tornar um vilão nessas horas. Mas, o que acontece quando eu atraso a fatura? será que pode ser tão ruim assim?

Para entender, pense no seguinte: Cartão de crédito, limite de cheque especial, financiamentos e empréstimos pessoais são produtos financeiros. Imagine-os em uma prateleira no supermercado como se fossem produtos com preços diferentes. Se o cartão de crédito estiver nessa prateleira, ele será o item mais caro de todos!

Continua após a publicidade

Sim, o cartão de crédito é o produto bancário mais caro. Por exemplo, quando há atraso de um financiamento, você acaba pagando juros, mas, quando você atrasa o cartão de crédito você paga até 10 vezes mais! Isso acontece porque os juros do crédito rotativo do cartão são extremamente altos. Algumas opções no mercado ultrapassam os 20% ao mês! Por isso dissemos que o cartão é o produto mais caro e, se não for utilizado corretamente, é o pior lugar para ter dívidas.

Não deixe atrasar o cartão, nem pague apenas o valor mínimo da fatura nem parcele a fatura, isso pode virar uma bola de neve e você perderá o controle de vez.

O que você paga ao atrasar a fatura

  • Multa – A multa por atraso pode chegar até 2%. Ela deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa, se você atrasou um dia ou dez dias, pagará o mesmo valor de multa.
  • Juros por atraso – Ele pode ser cobrado no caso de atraso e pode chegar em até 1%.
  • Pagamento parcial (Crédito Rotativo) – Se você não pagar o valor total de sua fatura, terá uma surpresa nada agradável no próximo mês. Isso porque o valor que não foi pago é acrescido de juros que estão na casa dos 15% (ou até maior dependendo de seu cartão). Alguns acabam pagando apenas o parcial da fatura um mês após o outro, o que é um erro fatal para o seu bolso.
Atraso na fatura do cartão - o que fazer
Fatura de cartão de crédito atrasada pode ocasionar um enorme prejuízo financeiro

O que fazer se não posso pagar a fatura?

Quando acontece um desequilíbrio, o ideal é tentar fazer um plano o quanto antes. Veja algumas dicas para você conseguir dar a volta por cima, reverter a situação e sofrer menores prejuízos:

  • Calcule o valor total de suas dívidas no cartão de crédito.
  • Tente trocar a dívida do cartão por um crédito pessoal ou financiamento mais barato. Créditos mais baratos: Financiamento ou refinanciamento de veículo, crédito consignado e alguns créditos pessoais específicos.
  • Caso não consiga uma linha de crédito mais barata, tente renegociar sua fatura: dê uma entrada e faça parcelas fixas que cabem em seu bolso;
  • Seja firme e controle seus gastos até que a situação fique controlada e cuide-se para que não aconteça novamente;
  • Só use novamente o cartão após o pagamento total da dívida em atraso, assim evita de piorar a situação ou cair na tentação novamente;
  • Deixe bem claro seus objetivos para o resto da família e peça para que todos colaborem;
  • Anote todos seus gastos no papel e controle-se.

Devo cancelar meu cartão?

Muitos acabam tomando uma medida drástica para tentar solucionar o descontrole financeiro: faz o cancelamento do cartão.

Em muitos casos, isso pode ser benéfico, pois se trata de cortar o mal pela raiz. Já em outros casos, isso não é aconselhável visto que o cartão pode ajudar em algumas situações.

O importante é pensar que você pode retomar o controle de suas finanças se tiver determinação, isso não dependerá do cancelamento ou não de seu cartão. O cancelamento só será importante caso você acredite que não irá conseguir se controlar com o cartão em mãos. Se você não sabe bem controlar os gastos com o cartão, então vale cancelá-lo. Porém, se for uma situação atípica, não há motivos para cancelar o cartão. Apenas siga em frente e tome como aprendizado.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

247 comentários

  1. Luciana Soares

    Paguei adiantado, só não paguei todo, só ficou o valor 8.50, minha fatura era de 308.50 paguei 100 no dia 22 E e paguei 200 dia 23 FICOU 8.50 eles bloquearam meu cartão tenho que pagar de novo tudo o só que faltou

  2. Nanda

    Estou com um cartao do hiper em atraso. Já está em 34mil. Vinha pagando tudo bem direitinho. Mais com a pandemia. Não consegui mais fazer extra. Meu cartão já foi bloqueado. Não consegui o dinheiro para pagar. Estou desesperada. Não sei o q fazer. Todos os dias recebo ligação me cobrando. Me ajude com a resposta. Por favor

  3. Katiana Belchior

    Meu cartão vence dia 5 , só vou poder pagar dia 8 , vou perder meu cartão se eu pagar atrasado e o cartão ouro card?

  4. Continua após a publicidade

  5. Ana Paula

    Como devo recorrer de uma dívida que consta atraso sendo que pago em dia.?

  6. Ana Paula

    Meu score baixou por conta de um atraso que eu desconheço do cartão de crédito,o que faço para reavaliar meu score,fui fazer um cartão damarelo magazine não foi aprovado devido uma dívida com o grupo itaú que tb desconheço.
    O que faço.

  7. Sonia

    Oi tenho quatro parcelas pra vencer, que seria ,Dezembro ,Janeiro fevereiro e março do Santander e queria quita la ,será que posso usar um boleto só pra quitar as quatro?Exemplo consigo com o boleto de Dezembro pagar Janeiro fevereiro e março?

  8. Rosivania De

    Oi , bom dia. Eu paguei a fatura do meu cartão de crédito com 11 dias de atraso e nessa fatura atual veio me cobrando os juros de mora , multa por atraso e juros do rotativo sendo que paguei o valor total não entendi esse juros do rotativo pode me ajudar?

  9. Simone

    Boa noite, meu cartão vence dia 10,no dia 09 paguei 90% do valor pois não tinhabo total. Dia 18 tentei pagar o restante e eles não aceitaram disseram que eu teria que fazer um parcelamento do total e o que eu já sabia pago cairia como crédito no próximo mês . Isso e correto?

  10. Laiane

    –Eu fiz uma compra na Riachuelo e todos os meses eles cobram juros , e o limite do meu cartão era só 250
    Mas aí minha conta vence agr dia 23 de novembro já está em 140 reas posso pagar a metade ou tenho que pagar todo porcausa do devido dia do vencimento !??

  11. Leiliane Andrade

    Eu atrasei a fatura por 2 dias somente de um valor parcial que era de 4.700,00 eu vou pagar Juros do rotativo tbem por esses 2 dias, ou pago somente juros de mora e multa por atraso, pq na fatura fala sobre 4 encargos, Juros do rotativo 11,57% isso eu pago sobre esse valor de $4.700,00 atrasado por 2 dias?

  12. ICARO BARRETO

    Olá irmão. Minha fatura atrasou 8 dias corro o risco de pagar e perde o cartão ??

  13. SONIA FELISBERTO

    Paguei mais da metade da minha fatura e 20 depois paguei o restante, quando abri o App estava o financiamento da fatura do restante o que fazer

  14. Leonardo

    Olá,eu paguei minha fatura no dia do vencimento,mais mesmo assim eles colocaram uma multa por atraso,como posso proceder nessa situação? Desde já agradeço

  15. Melania santos

    Meu cartão está cobrando multa,encargos de mora e juros por atrzo sem está atrasado,o que fasso?

  16. Débora Cristina

    Meu cartão vence dia 20 e só tenho o dinheiro dia 25,posso pagar o mínimo? e o resto pagar dia 25? Mesmo assim tem juros

  17. Amanda

    A fatura do cartão está em 711,91. O juros de atraso é 19,90% a.m

    Esse juros de 19,90% a.m , será cobrado assim que passar o dia do vencimento ou só se passar de um mês ?

  18. Luciane

    Oi o vencimento do extrato do meu cartão é dia 28,como o boleto leva três dias pra ser reconhecido depois de pago na lotérica! Então eu teria que pagar dia 26 pra ser reconhecido dia 28! Se eu pagar dia 28 eu vou ter juros no cartão?

  19. Genivaldo efre

    Bom dia .A fatura do meu cartão de crédito Santander free estava atrasada dois anos mais ou menos agora eu fiz um acordo e quitei tudo.Quero saber se Vou poder usar meu cartão novamente ou ele vai ser cancelado pelo banco.

  20. João

    Olá, tenho um cartão de crédito Meu Pag e 1 ano atrás tinha uma divida de R$1700, não tinha condições de pagar na época ai foi virando uma bola de neve. Resumindo hoje a divida já vai em R$10.000 e eu não sei o que fazer.

  21. Luiz Fernando

    Atrasei um dia a fatura,está liberado o cartão ou eles bloqueiam até cair o o pagamento…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.