Suposto golpe do e-mail falso do Nubank, na verdade, era ação legítima
Na última segunda-feira (6), um cliente relatou na NuCommunity, comunidade de usuários da fintech, aquele que está conhecido como o “golpe do e-mail falso do Nubank”.
Usuários começaram a mobilização assim que o post foi feito, e o que se achava era que a ação se tratava de um golpe.
Continua após a publicidade
Mas, após analisar na comunidade e com a equipe interna, o que aconteceu foi um estranhamento de algo que era, na verdade, uma ação legítima.
Portais chegaram a noticiar o fato como sendo algo falso, mas a ação é legítima e foi confirmada. Vamos explicar sobre o caso para que você entenda!
Continua após a publicidade
O suposto golpe
O usuário Rafael, em um post, relatou o recebimento de um e-mail sob o domínio todomundo@marketing.sounu.com.br.
Ele indagava se a ação era marketing ou de fato um golpe, uma vez que a NuCommunity já havia realizado algumas pesquisas internas.
O que despertou sua atenção, no entanto, foi o e-mail diferente.
Após soltar o post, uma série de usuários do fórum começaram a responder, e acreditavam sim que se tratava de um golpe.
Outras pessoas relataram que também foram contatadas pelo mesmo e-mail, e que eles deveriam entrar em contato com o canal oficial de suporte do banco.
Continua após a publicidade
Análise da comunidade
A mobilização da comunidade foi um movimento interessante que reforça a necessidade de cultivar um público fiel e engajado a qualquer marca.
O usuário “ree”, considerado como uma espécie de “mentor” no fórum, fez uma pesquisa e descobriu que, na verdade, o domínio pertence ao Nubank, assim como o site que comanda o questionário é legítimo.
O Nubank, inclusive, está listado na página oficial do portal como um dos clientes.
A pesquisa seguiu e, após discussões interessantes por parte dos usuários, a resposta oficial chegou.
O que fica de aprendizado
O primeiro aprendizado é que sim, é importante estar sempre atento em relação a golpes e práticas criminosas na internet.
Continua após a publicidade
Diariamente, pessoas com intenções duvidosas coletam dados ilegais e sigilosos.
Por isso, a atenção antes de participar de promoções, ações, pesquisas e qualquer outra atividade que exija suas informações em troca é fundamental.
Um outro aprendizado já foi apontado por nós, e reforçamos: a plataforma de comunidade do Nubank demonstra que seus clientes são engajados verdadeiramente com a marca.
Eles se posicionam além de compradores e oferecem seus conhecimentos para solucionar problemas que poderiam ser ainda mais complicados caso não houvesse agilidade no retorno.
Continua após a Publicidade
Aqui é a Olivia Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns.
Olá, Olivia! Que bom que você está gostando dos nossos conteúdos! Se quiser ficar sempre por dentro dos nossos artigos, se inscreva na nossa newsletter. Para se cadastrar, clique em “Assinar newsletter” no canto direito superior e receba, toda sexta-feira, uma seleção especial com melhores conteúdos da semana! ????