Conta Corrente

TEV: O que é? Como Funciona? Como fazer?

Flávio Mariano
TEV: O que é? Como Funciona? Como fazer?

Você sabe o que é o TEV e qual a diferença dessa transação para as tradicionais TED e DOC? Então veja como funciona a Transferência Eletrônica de Valores, quando fica disponível e como fazer uma transferência entre contas da mesma instituição.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Existem diversas formas de lidar com seu dinheiro e esse é o foco principal do nosso blog. Seja na hora de pagar ou receber, a verdade é que transferências de valores estão muito presentes em nossas vidas e até mesmo facilitam nosso dia a dia.

Mas quando o assunto é transferir seu dinheiro de uma conta para outra, existem varias operações diferentes com a mesma finalidade. Você conhece todas elas? Aqui no blog já falamos sobre o que é TED e DOC e suas principais funcionalidades. No texto de hoje você vai conhecer o TEV e entender o que é, e como funciona essa transferência.

Continua após a publicidade:

O Que é TEV?

A chamada Transferência Eletrônica de Valores, conhecida como TEV, nada mais é que um meio de transferir determinadas quantias entre contas de diferentes titularidades, com um curto prazo de resposta. Em outras palavras é uma forma rápida de enviar dinheiro à alguém.

A grande exigência nesse caso é que a transação deve ser feita envolvendo apenas uma instituição financeira. Ou seja, o banco do emitente e do destinatário precisam, obrigatoriamente, ser o mesmo. Neste caso o valor será compensado na mesma hora e deverá estar disponível na conta do destinatário dentro de 10 minutos.

Portanto se ao consultar o seu extrato você se deparou com a indicação de uma transação com o código TEV, saiba que isso significa apenas que a operação indicada ocorreu dentro da própria instituição financeira. Sendo a conta de origem e destino, do mesmo banco.

tev
Entenda o que é o TEV

Para fazer uma transferência de tipo TEV, você terá também menos dados necessários para a transação. Considerando que o banco ou instituição financeira já detém os dados pessoais do destinatário, basta ter corretamente o número de conta e agência para concluir a transação que poderá ser feita presencialmente, nos caixas de auto atendimento, pela internet, telefone ou aplicativo.

A diferença entre TED, DOC e TEV

Você pode ficar sem entender o motivo pelos quais estamos a todo momento abordando temas como os diferentes tipos de transações existentes. A verdade é que a diferença entre eles é sutil, mas é de extrema importância para que você escolha a transação correta quando for efetuar um pagamento, principalmente se for uma dessas contas que aparecem de ultima hora.

Por isso entenda de uma vez por todas qual a diferença entre as operações de TED, TEV e DOC:

  • DOC: Transferência de valores feitas entre duas contas de titularidades independentes e com prazo de compensação de até 48h, ou seja, o dia da solicitação mais 1 (D +1);
  • TED: Transferência de valores feita entre duas contas independentes, ou depósito realizado na boa do caixa em que a valor é creditado em até 10 minutos na conta do beneficiário;
  • TEV: Transferência de valores entre duas contas distintas, mas obrigatoriamente dentro da mesma instituição financeira. Neste caso os valores também são creditados em até 10 min na conta do beneficiário.

Aqui no blog nós temos alguns outros artigos que exemplificam e explicam melhor as transações de TED e DOC, não deixe de conferir. Se tiver alguma duvida, deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te ajudar.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

16 resposta em “TEV: O que é? Como Funciona? Como fazer?

  1. Olá TEV realizada no fim de semana ou feriado transfere no mesmo dia ou só no próximo dia útil seguinte?
    Porque fiz uma TEV no sábado pelo internet banking e na certificação apareceu a da tá da transaçãa 25 (sábado), e a data de 27 (segunda-feira) como fechamento.

  2. E de fina importaria que as pessoas saiba as diferenças entre: tev, doc, ted.
    Essa forma explicável deixa claro que e confiável as transferências de valores.

  3. Continua após a publicidade

  4. Ola uma TEV depois do cartão ter sido bloqueado por perda pode se concretizar?
    perdi o cartão com a senha, fiz o bloqueio no cx eletrônico as 6:50 da manha e as 7:35 houve uma TEV. Essa TEV ira se concretizar? porque no extrato ainda não aprece o desconto mas a TEV aparece nas transferências.

    1. O cartão estar bloqueado não impede de haver algumas outras transações que não necessitem dele. Não terá problema.

  5. Continua após a publicidade

  6. Boa noite
    Alguém pode me ajudar
    Transferi o benefício social do meu irmão pra minha conta poupança
    É até agora não caiu
    Mais mostra o valor lá em baixo
    Em LANÇAMENTOS DO DIA
    O que isso significa
    Me ajudem por favor

  7. Continua após a publicidade

  8. agendei 4 tev de 2500 para o dia 13/07/2020 e meu limite é 5000 por dia , no dia 13 sera creditada apenas 2 tev ou todas ?

    1. É comum os bancos colocarem limites maiores para agendamentos. Se você conseguiu agendar, então será enviado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *