Usar o PIX para transferir ou receber dinheiro já faz parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros, não é mesmo? No final do ano passado, o Banco Central (BC) lançou duas novas funcionalidades: o Pix Saque e o Troco. Aí costuma vir à tona a seguinte dúvida: tem como fazer Pix com cartão de crédito?
Para descobrir se é possível fazer Pix com cartão de crédito, continue a leitura deste artigo e descubra. Continue lendo!
Continua após a publicidade
O que é Pix?
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo sem custo para o usuário pessoa física. A chave Pix de uma pessoa funciona como um apelido da conta corrente. Dessa forma, em vez de ter que passar seu banco, número da agência, código da conta, CPF e nome completo, basta informá-la.
É possível escolher seu CPF, e-mail, número do celular ou sequência aleatória de números (gerada pelo BC para cada transação) como sua chave Pix para receber ou transferir pagamentos.
Continua após a publicidade
Qual a diferença entre Pix, TED e DOC?
A diferença entre Pix, TED e DOC é justamente a velocidade da transição. Como falamos acima, o Pix é praticamente instantâneo, porque leva até 10 segundos para ser concluído e pode ser feito 24 horas por dia e sete dias por semana.
No caso de uma TED (Transferência Eletrônica Disponível), se for realizada antes do horário limite das 17h de um dia útil, o valor é descontado da conta na hora e cai no mesmo dia na conta do recebedor. Mas, se for realizada depois do horário limite do banco, é feito um agendamento para o dia seguinte.
Um DOC (Documento de Ordem de Crédito) pode ser realizado até as 22h de um dia útil. E, embora o valor seja descontado automaticamente da sua conta, o dinheiro só cai na conta do beneficiário no dia útil seguinte.
Atenção
Além disso, TED e DOC têm custos, cujos valores vão depender do pacote do seu banco. O Pix é gratuito para pessoas físicas.
Tem como fazer Pix com cartão de crédito?
Infelizmente, ainda não é possível fazer Pix com cartão de crédito, porque é exigido saldo em conta para realizá-lo. Contudo, apesar disso, alguns bancos e carteiras digitais estão testando-o numa função parecida a um empréstimo.
Continua após a publicidade
Nesse caso, o usuário faz uma transferência de acordo com o limite disponível no cartão de crédito e esse valor é descontado na fatura.
Como fazer Pix com cartão de crédito?
Veja como fazer Pix com cartão de crédito nos bancos Digio e BV. Além das alternativas com as carteiras digitais do RecargaPay e PicPay.
Como fazer Pix com cartão de crédito no Digio?
Cartão Digio
Em seu banco digital Digio, o cliente pode utilizar até 40% do limite do cartão para isso, entre R$ 50 e R$ 3 mil em até 12 vezes. Vale ressaltar que essa operação está sujeita a uma taxa de até 9,9% ao mês.
Como fazer Pix com cartão de crédito do BV?
Cartão BV Mais
Siga o passo a passo:
- Baixe o aplicativo do BV (Android/iOS).
- Solicite a abertura de uma conta digital.
- Aguarde a aprovação.
- Em seguida, escolha a opção de cartão de crédito desejada,
- Com o cartão em mãos, faça a operação de um Pix tradicional, mas na hora de confirmar o valor, escolha pagar com cartão de crédito.
- O valor cairá na fatura com a cobrança de Imposto sobre Operações Financeira (IOF).
Como fazer Pix com cartão de crédito no RecargaPay ou PicPay?
Siga o tutorial em ambas as plataformas:
- Baixe o aplicativo da RecargaPay (Android/iOS) ou do PicPay (Android/iOS).
- Realize o cadastro na plataforma escolhida.
- Insira o seu cartão de crédito nas opções de pagamento.
- Vá na sessão de transferência via Pix.
- Escolha a opção cartão de crédito como forma de pagamento e informe o valor a ser transferido.
- Pronto! A transferência será debitada do limite do seu cartão de crédito.
Quais tarifas são cobradas para fazer Pix com cartão de crédito?
Confira os valores das tarifas cobradas para realizar Pix com cartão de crédito nas instituições citadas!
Continua após a publicidade
Instituição financeira | Taxa |
Digio | até 9,9% ao mês |
BV | cobrança de IOF |
RecargaPay | 2,99% por transação feita |
PicPay | 3,99% por transação feita |
Tarifas
Para fazer Pix com cartão de crédito, são cobrados juros num valor fixo por transação ou numa porcentagem do valor a ser transferido. Esse custo vai variar em cada instituição financeira.
Afinal, vale a pena fazer Pix com cartão de crédito?
Como mostramos, existem poucas opções para fazer Pix com cartão de crédito e além disso, são cobradas taxas de serviço. Avalie a sua necessidade de dinheiro, pesquise outras alternativas de pagamento e escolha com consciência o que for melhor para você.
Conclusão
Se você chegou até aqui, já sabe que não é possível fazer Pix com cartão de crédito, embora alguns bancos e carteiras digitais estejam testando-o numa função parecida a um empréstimo. Caso opte por utilizá-lo, fique muito atento às taxas cobradas!
Nós da equipe do iDinheiro, também já falamos sobre como funciona o Pix Parcelado e os cuidados a serem tomados para não se endividar.
Quer continuar acompanhando tudo sobre Pix com cartão de crédito? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.
Continua após a Publicidade