Tem como fazer Pix com cartão de crédito! Veja como e quais bancos permitem!

Veja como fazer PIX com cartão de crédito Nubank, PicPay e conheça outros bancos que aceitam PIX no crédito!

Escrito por Nicolle Teixeira

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Usar o PIX para transferir ou receber dinheiro já faz parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros, não é mesmo? No final do ano passado, o Banco Central (BC) lançou duas novas funcionalidades: o Pix Saque e o Troco. Aí costuma vir à tona a seguinte dúvida: tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Para descobrir se é possível fazer Pix com cartão de crédito, continue a leitura deste artigo e descubra. Continue lendo!

O que é Pix? 

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo sem custo para pessoa física. A chave Pix de uma pessoa funciona como um apelido da conta corrente. Em vez de ter que passar seu banco, número da agência, código da conta, CPF e nome completo, basta informá-la.

É possível escolher seu CPF, e-mail, número do celular ou sequência aleatória de números (gerada pelo BC para cada transação) como sua chave Pix para receber ou transferir pagamentos.

Tem como fazer Pix com cartão de crédito?

Infelizmente, ainda não é possível fazer Pix com cartão de crédito em todas as instituições, porque é exigido saldo em conta para realizá-lo. Contudo, apesar disso, alguns bancos e carteiras digitais estão testando-o numa função parecida a um empréstimo, possibilitando transformar crédito em Pix.

Nesse caso, o usuário faz uma transferência de acordo com o limite disponível no cartão de crédito e esse valor é descontado na fatura.

Como fazer Pix com cartão de crédito?

O processo de fazer Pix com o cartão é parecido na maioria das carteiras e bancos digitais, portanto trouxemos um passo a passo para te ajudar a fazer no app de sua escolha:

  1. Baixe um app de carteira virtual como a RecargaPay ou PicPay, por exemplo;
  2. Realize o cadastro na plataforma com seus dados;
  3. Cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
  4. Vá na sessão de transferência via Pix;
  5. Escolha a opção cartão de crédito como forma de pagamento e o valor a ser transferido;
  6. Pronto, a transferência realizada vai ser debitada do limite do seu cartão.

Além disso, clientes de bancos como o Nubank, BV e Digio conseguem realizar a transferência com cartão de crédito na própria plataforma digital do banco. Para isso, basta realizar a transferência via Pix e selecionar o cartão no momento de confirmação do pagamento.

Lembrando que o Pix com cartão de crédito costuma ter taxas de juros estipulada por cada instituição.

Sendo assim, é sempre importante fazer uma análise antes de confirmar esse tipo de transferência para verificar se é realmente vantajoso.

Quais bancos fazem Pix com cartão de crédito?

Embora nem todas as instituições aceitem fazer Pix no crédito, alguns bancos e carteiras digitais já oferecem a funcionalidade. Confira 8 bancos para fazer Pix com cartão de crédito:

  1. Digio;
  2. Nubank;
  3. PicPay;
  4. BV Mais;
  5. RecargaPay;
  6. PicPay;
  7. Ame Digital;
  8. 99Pay

Como fazer Pix com cartão de crédito?

Veja como fazer Pix com cartão de crédito nos bancos Digio, BV e Nubank. Além das alternativas com as carteiras digitais do RecargaPay e PicPay.

Como fazer Pix com cartão de crédito no Digio?

Cartão Digio Gold
Cartão Digio

Em seu banco digital Digio, o cliente pode utilizar até 40% do limite do cartão para transformar crédito em Pix, entre R$ 50 e R$ 3 mil em até 12 vezes. Vale ressaltar que essa operação está sujeita a uma taxa de até 9,9% ao mês.

Como fazer Pix com cartão de crédito do BV?

Cartão BV Mais
Cartão BV Mais

Siga o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo do BV (Android/iOS).
  2. Solicite a abertura de uma conta digital.
  3. Aguarde a aprovação.
  4. Em seguida, escolha a opção de cartão de crédito desejada,
  5. Com o cartão em mãos, faça a operação de um Pix tradicional, mas na hora de confirmar o valor, escolha pagar com cartão de crédito.
  6. O valor cairá na fatura com a cobrança de Imposto sobre Operações Financeira (IOF).

Como fazer Pix com cartão de crédito Nubank?

Cartão Nubank Gold
Cartão Nubank

Basta seguir os passos seguintes para transformar crédito em Pix na Nubank:

  1. Abra o aplicativo do Nubank (Android ou iOS);
  2. Clique em “Área Pix”;
  3. Escolha a opção “Transferir”;
  4. Digite a chave Pix para onde será destinada a transferência;
  5. Digite o valor que irá ser transferido e clique em “Escolher forma de pagamento”;
  6. Selecione “cartão de crédito” e escolha em quantas vezes deseja parcelar;
  7. Confirme a operação e pronto!

Como fazer Pix com cartão de crédito no PicPay ou RecargaPay?

Siga o tutorial em ambas as plataformas:

  1. Baixe o aplicativo da RecargaPay (Android/iOS) ou do PicPay (Android/iOS).
  2. Realize o cadastro na plataforma escolhida.
  3. Insira o seu cartão de crédito nas opções de pagamento.
  4. Vá na sessão de transferência via Pix.
  5. Escolha a opção cartão de crédito como forma de pagamento e informe o valor a ser transferido.
  6. Pronto! A transferência será debitada do limite do seu cartão de crédito.

Como fazer Pix parcelado no cartão?

É possível fazer um Pix parcelado no cartão de crédito tanto nas carteiras digitais, como RecargaPay, quantos nos bancos digitais que oferecem o serviço, como Digio e Nubank.

Para fazer, basta selecionar a transferência via Pix, alterar a forma de pagamento para cartão de crédito e escolher a quantidade de parcelas que, em todas essas instituições, são até 12 vezes.

Lembrando que quanto mais parcelas você selecionar, maior será o juros da transação.

Quais tarifas são cobradas para fazer Pix com cartão de crédito?

Confira os valores cobrados para realizar Pix com cartão de crédito na menor taxa nas instituições citadas!

Instituição financeiraTaxa
Digioaté 9,9% ao mês
BVcobrança de IOF
Nubanka partir de 2,49%
RecargaPay2,99% por transação feita
PicPay3,99% por transação feita

Tarifas

Para fazer Pix com cartão de crédito, são cobrados juros num valor fixo por transação ou numa porcentagem do valor a ser transferido. Esse custo vai variar em cada instituição financeira.

Qual a diferença entre Pix, TED e DOC?

A diferença entre Pix, TED e DOC é justamente a velocidade da transição. Como falamos acima, o Pix é praticamente instantâneo, porque leva até 10 segundos para ser concluído e pode ser feito 24 horas por dia e sete dias por semana.

No caso de uma TED (Transferência Eletrônica Disponível), se for realizada antes do horário limite das 17h de um dia útil, o valor é descontado da conta na hora e cai no mesmo dia na conta do recebedor. Mas, se for realizada depois do horário limite do banco, é feito um agendamento para o dia seguinte.

Um DOC (Documento de Ordem de Crédito) pode ser realizado até as 22h de um dia útil. E, embora o valor seja descontado automaticamente da sua conta, o dinheiro só cai na conta do beneficiário no dia útil seguinte.

icon

Atenção

Além disso, TED e DOC têm custos, cujos valores vão depender do pacote do seu banco. O Pix é gratuito para pessoas físicas.

Afinal, vale a pena fazer Pix com cartão de crédito?

A grande maioria das transações via Pix utilizando o limite do cartão de crédito cobram taxas de juros.

Portanto, para saber se vale a pena realizar essas transações, você deve analisar se esse valor será compensado de alguma forma.

Por exemplo, pessoas que usam cartão de crédito com milhas ou pontos podem se beneficiar. Isso porque o valor pago na taxa pode ser recuperado na venda dos pontos ou milhas em plataformas de passagens aéreas.

Além disso, a transação pelo cartão pode ser uma solução para situações de emergência, além de também não impactar tanto no bolso, caso você compre em alguma loja que forneça cashback.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe que não é possível fazer Pix com cartão de crédito, embora alguns bancos e carteiras digitais estejam testando-o numa função parecida a um empréstimo. Caso opte por utilizá-lo, fique muito atento às taxas cobradas!

Nós da equipe do iDinheiro, também já falamos sobre como funciona o Pix Parcelado e os cuidados a serem tomados para não se endividar.

Perguntas Frequentes

  1. Como transformar crédito em PIX?

    Para transformar crédito em PIX é necessário acessar um banco que faz PIX com cartão de crédito. Então, acesse a área de pagamento via PIX do app do banco, clique em transferir, digite o valor, escolha o método de pagamento como “cartão de crédito”, selecione a chave PIX e transfira.

  2. Tem como fazer PIX com cartão de crédito Nubank?

    Sim, é possível fazer PIX com o limite do cartão de crédito Nubank. Assim, mesmo sem saldo em conta, existe a possibilidade de pagar contas e, inclusive, parcelar o valor do PIX em até 12 vezes com juros.

Quer continuar acompanhando os artigos? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp