Como reiniciar o celular corretamente? Entenda os benefícios de fazer com frequência!

Você sabia que reiniciar o celular com frequência pode trazer benefícios pro desempenho do aparelho? Continue lendo nosso artigo e aprenda como reiniciar o celular corretamente.

pp
Heloisa Moraes

Saber como reiniciar o celular corretamente pode ajudar a solucionar muitos dos problemas do aparelho. Já aconteceu do seu celular estar com o processamento lento ou de você precisar utilizar um aplicativo e não conseguir porque o mesmo parou de responder? Quem já passou por uma dessas situações sabe como é frustrante estar precisando de algo e não ser atendido da forma como se espera. 

A boa notícia é que há uma forma simples de resolver essas questões. Para isso, basta ter o hábito de reiniciá-lo com frequência. Afinal, é fato que com o passar dos anos, o mercado de eletrônicos tem lançado celulares cada vez mais inteligentes com diversas funções que facilitam o nosso dia a dia. 

Continua após a publicidade

Se você não sabe como fazer isso, então continue com a leitura deste artigo. Nele, contaremos o passo a passo para você reiniciar seu dispositivo móvel. Confira!

Como reiniciar o celular corretamente?

O ato de reiniciar o celular é tão necessário que os modelos mais recentes de celulares já possuem essa opção quando o botão power é pressionado. Sendo assim, veja como reiniciar o celular no sistema Android e iOS.

Continua após a publicidade

Android

  1. Pressione o botão power (botão de desligar e ligar localizado na lateral direita do celular)
  2. Selecione a opção “Reiniciar”.

Também existe a possibilidade de programar o reinício do aparelho.

  1. Para isso, arraste a barra de notificações e clique em “Configurações”
  2. Procure a função “Recursos avançados”
  3. Selecione a opção “Reinício automático”

iPhone/ iOS

Nos aparelhos com sistema iOS o procedimento para reiniciar o celular é um pouco diferente, mas ainda sim fácil de fazer. Veja só!

  1. Pressione e solte o botão de aumentar volume.
  2. Em seguida, faça o mesmo com o botão de diminuir volume (ambos localizados na lateral esquerda do celular);
  3. Logo em seguida, mantenha pressionado o botão de bloqueio (localizado na lateral direita do aparelho)
  4. Pressione até desligar a tela do iPhone.

Nos modelos mais antigos que possuem o botão home, o processo de reiniciar é ainda mais simples. Isso porque basta manter pressionados simultaneamente os botões home e de bloqueio e aguardar a tela desligar e ligar novamente.

Por que reiniciar o celular com frequência?

Como mencionamos, o celular reúne diversas funções que antes eram feitas em aparelhos separados. Mesmo que o processador tenha capacidade de manter o funcionamento de todas elas, ainda sim é necessário reiniciar o celular com frequência para evitar a ocorrência de falhas e manter seu bom desempenho.

Leia também: Como resetar o celular? Saiba como restaurar as configurações de fábrica no Android e iOS!

Continua após a publicidade

Para ficar ainda mais claro para você, reunimos as principais vantagens de reiniciar o celular. Veja só!

Otimiza a memória RAM

Todos os aparelhos de celular contém uma quantidade de memória RAM que auxilia no funcionamento dos aplicativos. No entanto, ao longo do dia diversos aplicativos são acessados e, por conta disso, permanecem abertos em segundo plano mesmo após terem sido “fechados”. 

Quando isso acontece, parte da memória RAM é consumida fazendo com que o acesso aos demais aplicativos fique lento ou travando. Então, para evitar esse problema o celular precisa ser reiniciado ao menos uma vez por dia. Isso porque o ato de reiniciar o aparelho faz com que os aplicativos que foram abertos voltem para o seu estado inicial de consumo liberando, assim, a memória RAM.

Confira: Como formatar um celular? Veja nosso passo a passo completo!

Evita erros

Quando o celular fica ligado o dia inteiro tende a apresentar ocorrências de falhas e erros. Assim como o computador, os celulares também contém milhares de processos que quando ocorre um “erro” cria um pequeno arquivo na memória do celular. Quando esses arquivos ficam acumulados a performance do seu celular é afetada. Então, quando o celular é reiniciado o acúmulo desses arquivos é interrompido, pois o sistema deixa de operar em segundo plano. Feito isso, o celular volta a funcionar com mais eficiência.

Continua após a publicidade

Preserva a bateria 

Já percebeu que ao abrir determinado aplicativo o consumo da bateria se torna mais rápido? Normalmente, isso acontece por falta de otimização. Além disso, alguns aplicativos permanecem consumindo bateria mesmo quando não estão abertos. Para corrigir esses picos de consumo é necessário reiniciar o celular. Isso ajuda a preservar a vida útil da bateria e garantir o bom funcionamento do aparelho.

Conclusão: vale a pena aprender a como reiniciar o celular?

Ficou claro para você os motivos de reiniciar o celular com frequência? Além de ser uma ação fácil de ser executada, reiniciar o celular todos os dias é fundamental para manter seu bom desempenho e processamento rápido. Assim, você tem menos chances de sofrer com problemas de lentidão ou travamento. Por isso, concluímos que vale a pena aprender executar essa ação corretamente, pois evitará problemas futuros e visitas desnecessárias a assistências técnicas.

E aí? Quer continuar acompanhando mais artigos como esse? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.