Qual o Score mínimo para cartão de crédito? Entenda o assunto de uma vez por todas!

Será que existe mesmo um Score mínimo para cartão de crédito? Vamos te ajudar a entender como funcionam as principais “faixas” da pontuação, além de opções interessantes de crédito para cada perfil.

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você deseja entender qual o Score mínimo para cartão de crédito, é preciso avaliar quais são os critérios que compõem a avaliação. Com uma boa pontuação, é possível conseguir limites mais altos, cartões com mais benefícios e até mesmo opções que ofereçam outros serviços, como crédito pré-aprovado. Mas, afinal, qual a melhor pontuação do Score para cartão de crédito?

Tabela de ScoreEntenda seu score!
Faixa 4: Score de 701 a 1.000Icône étoile verte cerca de 96% das pessoas que têm score nessa faixa pagam suas contas em dia. Por isso, quem tem score de 700 a 1.000, tem muito mais facilidade de receber crédito;
Faixa 3: Score de 501 a 700estrela verde para imprimir , desenho estrela verde em média, 92% das pessoas que têm esse score, pagam suas contas em dia. Por isso, quem tem a pontuação nessa média, tem facilidade de conseguir crédito;
Faixa 2: Score de 301 a 500estrela amarela aproximadamente 82% das pessoas com score nessa faixa pagam suas contas em dia. Por isso, quem tem score nessa média, tem um pouco de dificuldade para conseguir crédito;
Faixa 1: Score de 0 a 300star-gda9810de7_1280 apenas 54% das pessoas dessa faixa pagam as contas em dia. Por isso, quem tem esse score, tem mais dificuldade para conseguir crédito.

Hoje em dia, cada vez mais brasileiros estão em busca de entender mais detalhes sobre a pontuação justamente para solicitar um bom cartão de crédito. Por isso, preparamos um conteúdo completo que vai tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.

O que é o Score de crédito?

O Score de crédito é uma pontuação feita a partir do histórico de movimentações financeiras relacionadas ao pagamento de dívidas. De maneira prática, podemos dizer que o recurso ajuda a avaliar o risco de inadimplência do consumidor ao adquirir um novo produto. 

icon

Atenção

Uma pessoa deixa de quitar uma prestação ou atrasa o pagamento de contas pode ter sua pontuação reduzida de acordo com a frequência e o tipo de cobrança em aberto.

Apesar de ser considerado uma burocracia para uma parte da população, entender qual o Score mínimo para o cartão de crédito faz com que você busque diretamente as soluções adequadas com o seu perfil. Além disso, esse procedimento é fundamental para que as instituições financeiras possam entender o comportamento de seus clientes e assim, minimizar o risco de inadimplência. 

O Score também serve como um indicativo da capacidade de pagamento do consumidor, impossibilitando que ela tenha acesso ao crédito se a possibilidade de endividamento for grande. Além disso, um bom score também permite o acesso a bons empréstimos, financiamentos e margens de crédito mais interessantes, sejam elas de qualquer produto financeiro da sua escolha.

Score regular: o que significa?

De acordo com o Serasa, o Score regular, representado pela cor amarela, significa que o consumidor teria de 15% a 20% de risco de não fazer o pagamento de uma conta. Geralmente, pessoas que têm esse score estão com a pontuação entre 301 e 500.

Trata-se de um Score mediano, que já pode ser interessante para conseguir cartões de crédito mais básicos. No entanto, cartões mais robustos, com benefícios como milhas e pontos ou um limite alto já podem ser mais difíceis de conseguir. Isso porque quanto mais robusto for o produto financeiro, mais o banco precisa se assegurar que o cliente irá arcar com o compromisso das contas, anuidade e tarifas, por exemplo.

Como é feita a análise de crédito pelas operadoras de cartão?

Como falamos anteriormente, a nota do Score pode ser uma das primeiras etapas ao solicitar um novo cartão de crédito para qualquer operadora. Dessa maneira, as empresas e fintechs já conseguem avaliar o seu comportamento de consumo. Assim, serão capazes de entregar um produto de acordo com as suas necessidades e ao mesmo tempo, evitar as chances do cliente não cumprir com o que foi acordado. Ou seja, fazer dívidas.

No entanto, para quem possui boas médias de Score, existem alguns outros recursos que são avaliados durante o pedido. Listamos:

  • renda mensal;
  • emprego fixo;
  • dinheiro investido;
  • bens como carros e casas;
  • relacionamento prévio com o banco ou instituição financeira. 

Com todas essas informações compiladas, as operadores de cartão definem se o cliente terá ou não o seu pedido de cartão de crédito aprovado e qual será o seu limite. 

Qual o Score mínimo para cartão de crédito? 

Apesar de muitas pessoas procurarem saber “qual o score mínimo para cartão de crédito” e “com quantos pontos no score é preciso para ter crédito aprovado”, não é possível determinar essa informação com exatidão. Isso porque o mercado financeiro conta com um amplo catálogo de soluções de crédito voltadas para todos os tipos de consumidores.

Dessa forma, as empresas e operadoras de cartão analisam cada proposta individualmente para verificar se o perfil atende às exigências daquele determinado recurso. Assim, torna-se impossível definir qual o Score mínimo para cartão de crédito por conta das inúmeras alternativas disponíveis, e também pelas individualidades consideradas por cada instituição.

Dicas

No entanto, existe a possibilidade de analisar as opções indicadas para cada média de Score. Além disso, a partir da pontuação do consumidor, ele também poderá ter uma ideia mais concreta sobre quais os melhores serviços para seu perfil, e quais recursos ainda não possui acesso.

A seguir, vamos te ajudar a entender melhor sobre o funcionamento de cada opção, mesmo que não seja possível estabelecer um Score mínimo para adquirir um cartão.

Qual score é bom para cartão de crédito?

Se você quer saber qual score é bom para cartão de crédito, saiba que a reposta para essa pergunta pode variar muito. Isso porque, dependerá dos critérios específicos que cada instituição tem para seus produtos financeiros e quais requisitos são analisados para aprovação. Entretanto, podemos citar uma média indicada pelo Serasa entre 501 e 1000 pontos.

Quais são os cartões ideais de acordo com o Score?

Uma vez que não podemos definir qual o score mínimo para cartão de crédito, a melhor alternativa é avaliar as opções ideais para cada pontuação. Elas seguem uma média e não são, necessariamente, uma regra. Sempre é possível realizar uma proposta para certo cartão, mesmo não possuindo o Score médio.

No entanto, pode ser mais acessível e descomplicado contratar o serviço ajustado para cada pontuação. Confira agora mais detalhes sobre os Scores e sugestões de cartões de crédito que podem combinar com seu perfil.

Score baixo

A definição de Score baixo contempla uma pontuação de 0 a 300 pontos, disponível para consulta em sites como Serasa e Consumidor Positivo. A princípio, um Score baixo limita as opções do consumidor. Isso porque seu perfil é considerado de alto risco de inadimplência, não sendo o suficiente para que as instituições financeiras ofereçam soluções de crédito. Nesse caso, a melhor alternativa é partir em busca de cartões para negativado.

No geral, existem quatro opções:

Confira: Qual é o melhor cartão de crédito para negativado? Avalie ótimas opções!

Algumas dessas categorias costumam ser associadas a uma conta bancária à parte, onde o consumidor só pode gastar o valor disponível por recargas e depósitos. Assim, o risco de inadimplência é quase nulo, uma vez que o uso do cartão depende do saldo na conta. Por isso, pode ser uma boa opção para começar. Além isso, bancos convencionais também podem oferecer essa modalidade, oferecendo também cartões de débito com a abertura de uma conta normal, sem muita burocracia.

Score regular

Em seguida, existe o Score regular, que, como seu nome indica, é uma pontuação mediana, na faixa de 300 a 500 pontos. Trata-se do valor mais popular a nível nacional, por indicar hábitos frequentes aos brasileiros economicamente ativos. Com essa pontuação, as alternativas de cartões disponíveis podem aumentar.

Isso acontece no mesmo sentido em que instituições financeiras começam a entender algo importante. Por mais que o grupo não tenha uma pontuação tão elevada, seria possível arcar com os custos de um cartão de crédito de entrada, por exemplo. Nesse caso, o consumidor pode optar por analisar as diversas opções entre cartões de crédito convencionais e digitais. No entanto, mesmo sem saber qual o Score mínimo para cartão de crédito, é fundamental considerar o perfil do cliente antes da contratação. 

Pensando nisso, temos algumas dicas importantes para te dar.

Ponto de atenção para quem tem o Score regular

A primeira dela é em relação aos seus hábitos de consumo e realidade financeira. Será mesmo que você teria capacidade de arcar com os gastos de um cartão de crédito com limite alto? Além do ótimo fator de poder fazer compras mais caras, parcelando e aproveitando para tirar vários desejos do papel, existem encargos. Junto com um limite alto, espere também valores elevados de anuidade e outras tarifas do cartão.

Lembre-se, inclusive, que as taxas de juros do cartão de crédito são extremamente altas. Entendendo o seu perfil atual, você diminui as chances de se enrolar com dívidas. Já a segunda dica diz respeito ao próprio banco. Sabemos que é um Score mediano, então por mais que você consiga uma opção Premium de cartão, as chances do cartão te recusar nessa opção são muito grandes.

icon

Atenção

Quanto mais uma pessoa solicita um cartão de crédito e é recusada, menor pode ficar o Score. Por isso é tão importante estar “sincronizado” com o banco ao fazer a solicitação.

Uma boa dica de cartão de crédito para quem tem Score médio são aqueles das fintechs. Além de fácil aprovação, o limite vai crescendo de forma mais rápida na medida em que o cliente se fideliza com o produto.

Score alto

Um Score alto considera a contagem entre 600 e 900 pontos. Nesse caso, o consumidor já é considerado um cliente confiável para as instituições, podendo acessar uma gama elevada de opções de crédito. Além de cartões diferenciados, como acesso à categoria Gold e Platinum, uma pontuação alta também permite a solicitação de um upgrade na conta. Dessa forma, o cliente poderá utilizar recursos distintos e contar com outras soluções de crédito, como empréstimos facilitados.

Ainda, não terá dificuldade para ter sua proposta aceita, mesmo sem conhecer qual o Score mínimo para cartão de crédito. Em resumo, consumidores com um score alto podem solicitar grande parte dos serviços, além de melhorar seu cartão, com limites maiores e mais vantagens.

Score perfeito/quase perfeito

Por fim, um score quase perfeito, ou perfeito, são pontuações acima de 900. Nesse caso, os clientes são considerados executivos, com acesso a todos os tipos de recursos premium, como cartões Black, sem limites, e pacotes de benefícios exclusivos.

Aproveite e acesse o nosso conteúdo sobre cartões Black. Tiramos as principais dúvidas sobre o tema!

Inclusive, em muitos dos casos, é a instituição financeira quem oferece os serviços para o cliente, convidando-o para fazer parte da categoria VIP. Isso porque um Score perfeito não depende unicamente dos hábitos de compra, mas também de um bom relacionamento construído com o banco.

Dessa forma, o cliente não é apenas comprometido e confiável, mas também possui um poder aquisitivo elevado e já tem um histórico de muito tempo com aquela empresa. De forma geral, não é possível saber qual o Score mínimo para cartões Premium, mas uma pontuação quase perfeita certamente possibilita essas opções.

Onde posso acompanhar meu Score?

No Brasil, existem algumas organizações responsáveis por calcular o Score de pagamento dos cidadãos. Para que você consiga acompanhar o seu score, separamos como fazer isso pelas principais empresas. 

1. Serasa

Para consultar o Score utilizando essa plataforma, basta seguir os seguintes passos:

  • acessar este link;
  • clicar em entrar no canto superior direito;
  • preencher os dados de login ou fazer o cadastro caso seja o primeiro acesso;
  • a pontuação aparecerá na primeira página após o usuários clicarem em entrar.

2. SPC

Em seu site oficial, o SPC oferece um pacote chamado de Consulta de CPF SPC e Serasa. De acordo com a empresa, o cliente “acessa informações detalhadas sobre seu documento nas bases de dados do SPC Brasil e da Serasa Experian”.

O valor é de R$ 16,90 e inclui um relatório com informações como:

  • registro de inadimplência;
  • informações do poder Judiciário;
  • histórico de crédito concedido no CPF;
  • consultas realizadas ao seu CPF nos últimos 6 meses;
  • entre outros dados.

Além disso, também é possível acompanhar a situação do seu CPF durante todo o dia, quando quiser. O monitoramento é gratuito por 30 dias e depois é cobrado um valor. Acesse o site do SPC Brasil e saiba mais.

3. Boa Vista

A Boa Vista também é uma instituição de análise de crédito que possibilita que os cidadãos consultem sua pontuação online. Para isso, é necessário seguir os passos abaixo:

  • acessar este link;
  • efetuar o login ou o cadastro quando for o primeiro acesso na plataforma;
  • o valor da sua pontuação será automaticamente carregado na primeira página depois do login.

4. Quod

Entre todas as organizações citadas, a Quod é a mais recente deste segmento. No entanto, ela vem sendo cada vez mais usada pelas empresas do setor por sua modernidade e agilidade e análise de informações.

Para que você consiga consultar o seu score nesta empresa, basta seguir os seguintes passos:

  • acessar este link;
  • efetuar cadastro preenchendo todo o formulário ou fazer login caso não seja o primeiro acesso;
  • logo após entrar na sua conta, o valor da sua pontuação será automaticamente carregado na primeira página.

Qual o tempo de atualização do Score?

Assim como abordamos anteriormente, para que você consiga um score mínimo para cartão de crédito, é necessário manter boas práticas financeiras no mercado. Entretanto, a pontuação é dinâmica e pode ser atualizada de maneira frequente. Isso significa que você poderá ter uma variação em seu perfil consumidor de maneira diária. Este processo, inclusive, costuma variar de acordo com o repasse de informações das instituições financeiras para as empresas de análise de Score. 

Como aumentar o Score? Confira essas dicas!

Seja qual for a situação, é importante lembrar que o Score de crédito não é permanente e fixo. Ou seja, é possível alterá-lo, seja diminuindo ou aumentando a pontuação. Assim, pessoas com uma contagem mais baixa podem seguir algumas dicas para melhorar seu Score, e ter acesso a mais opções de crédito.

Cada perfil possui hábitos individuais, mas existem recomendações básicas que podem ajudar consumidores em diferentes condições. Por isso, confira formas de aumentar sua pontuação, independente de qual o score mínimo para cartão de crédito do seu interesse.

1. Tenha o nome limpo

Um dos principais influentes no Score de crédito e na aprovação de um cartão é ter o nome comprometido. Isso acontece por conta de dívidas pendentes, o que leva à inclusão do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa. Assim, se você pretende aumentar sua pontuação, um dos primeiros passos é limpar seu nome.

Para isso, procure pagar todas as contas pendentes e renegociar as dívidas de forma que consiga quitá-las o quanto antes. Inclusive, diversas instituições possibilitam esse serviço, além de oferecer alternativas acessíveis para encerrar os débitos existentes. Com isso, o perfil passará a ter uma melhor avaliação, o que também aumenta as chances de aprovação.

2. Pague suas contas em dia

Uma dica importante para aumentar a pontuação do seu perfil é pagar todas as contas em dia. Para isso, muitas pessoas optam pelo débito automático, que diminui as chances de esquecimento ou perda do prazo de vencimento. Dessa forma, as empresas de avaliação poderão identificar hábitos financeiros saudáveis, ampliando as chances de ter uma proposta aceita.

As principais contas que são consideradas nessa análise são:

  • fatura do cartão;
  • energia elétrica;
  • conta de água;
  • internet;
  • telefone;
  • outros boletos recorrentes.

Por isso, pagá-las em dia pode melhorar a sua colocação no Score de crédito.

3. Evite pendências de crédito

Antes de enviar uma proposta de contratação e avaliar qual o score mínimo para cartão de crédito, é recomendável não ter nenhuma pendência de crédito. Isso inclui contratos de empréstimos, financiamentos e consignados, por exemplo. Cada contratação é registrada no perfil do consumidor, podendo influenciar na aprovação do seu pedido de cartão.

Muitos bancos podem entender que a renda está comprometida, por exemplo, o que aumenta os riscos de inadimplência. Assim, se você deseja ter seu perfil aprovado com mais facilidade e somar mais pontos no Score de crédito, procure quitar outras pendências de crédito antes.

4. Mantenha seus dados atualizados

Por fim, as instituições financeiras costumam avaliar o perfil do consumidor em plataformas de consulta ao considerar uma proposta de cartão. Dessa forma, manter seus dados atualizados nesses sites também pode aumentar seu score e, consequentemente, as chances de conseguir a contratação.

É recomendável incluir novas informações de renda mensal e patrimônio, por exemplo, especialmente no Serasa. Além de comprovar movimentação no perfil, também permite que os bancos tenham acesso a dados recentes, influenciando diretamente na análise de perfil. Mesmo sem saber qual o Score mínimo para cartão de crédito, você poderá aumentar suas chances de ser aprovado. Além disso, também desenvolverá bons hábitos de consumo, o que pode melhorar sua performance e colocação.

Em geral, como saber que meu Score é bom?

Esta pergunta, assim como outras relacionadas ao Score, pode ter uma série de respostas. De forma geral, um bom Score estaria entre 501 e 1000 pontos, sendo que a partir de 701, ele é considerado como excelente. No entanto, você precisa avaliar a sua realidade atual. Sabemos que pessoas com dívidas em aberto podem ter uma pontuação mais baixa. Se este for o seu caso, um Score de 600 poderia ser excelente.

Agora pense que esta mesma pontuação seria considerada como baixíssima caso uma pessoa não tenha dívidas e seja bem organizada financeiramente. Aí, seria necessário avaliar outros fatores que estariam influenciando na baixa da pontuação. Ter um bom score significa maior facilidade de acesso ao crédito, o que acaba refletindo de maneira direta no tipo de planejamento e organização financeira de um indivíduo

Dicas

Por isso, é fundamental que você realize o pagamento das suas contas na data de vencimento e faça um acompanhamento mensal desses gastos. Finalmente, lembre-se que ter um Score mínimo para cartão de crédito não garante a disponibilidade deste método de pagamento.

Confira também bancos e financeiras que aprovam com o score baixo!

  1. Score 500 é bom?

    O Score de 500 está na última faixa da pontuação regular, mas já apresenta um risco de não pagamento menor, sendo ele de 15%.

  2. Quanto de Score precisa para fazer cartão de crédito?

    A resposta para esta pergunta é relativa. Como já apontamos, não existe um Score mínimo para cartão de crédito, apesar de haverem consensos. De forma mais prática, pessoas com pontuação entre 0 e 300 dificilmente vão conseguir uma opção de crédito interessante. Neste caso, seria necessário avaliar outras opções, como um cartão de crédito pré-pago.

  3. Score 450 é bom?

    Trata-se de uma pontuação regular. De acordo com o Serasa, pessoas com o Score de 450 teriam aproximadamente 20% de risco de não pagamento.

  4. 650 de Score é bom?

    A pontuação de 650 já é mais interessante. Acredita-se que o cliente com esse Score teria 10% de risco de não pagamento.

  5. 672 de Score é bom?

    Sim, trata-se de um bom Score, que representa 7% de risco de não pagamento de contas. Com esta pontuação, fica muito mais fácil encontrar boas opções de cartão de crédito.

  6. O que significa Score médio e regular?

    Entendemos que o Score médio esteja entre 301 e 500 pontos, isso de acordo com o Serasa. Também falamos sobre esta “categoria” como um Score regular, em que existe de 15% a 20% de uma pessoa não arcar com o pagamento de alguma conta.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades sobre como conseguir financiamentos. 

  1. Gracilene Pereira

    Gostei muito da explicação passada , e tira todas as duvídas da gente

  2. Deijane

    Nossa muito importante saber as condições do nosso score excelente explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp