Samsung Pay: o seu guia completo sobre a carteira digital

O Samsung Pay é um aplicativo que transforma o celular em forma de pagamento. Para isso armazena as informações de cartões de crédito e débito do usuário e permite realizar o pagamento online ou por aproximação.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Samsung Pay: saiba tudo sobre a carteira digital

Segurança e praticidade: são duas coisas que a gente faz questão de ter na hora de pagar uma compra, não é verdade?

Nesse sentido, as carteiras digitais, ou e-wallets, são ferramentas de grande ajuda.

Afinal, elas permitem reunir vários meios de pagamento em um só lugar. Entre as várias opções disponíveis no mercado está o Samsung Pay.

Já tinha ouvido falar desse aplicativo? Nós escrevemos este post para mostrar a você como o Samsung Pay funciona.

Também vamos explicar quem pode usá-lo, quais aparelhos são compatíveis e se ele é seguro. Quer ficar por dentro de tudo isso? Então continue aqui com a gente!

O que é o Samsung Pay?

Samsung Pay é um aplicativo criado pela Samsung para facilitar o pagamento de compras. Nessa ferramenta, você pode adicionar seus cartões de crédito e débito e usar o celular no lugar do cartão na hora de pagar.

Depois de cadastrar seus cartões, você já pode sair usando o recurso. Ao chegar no caixa da loja, diga que vai pagar com cartão.

Nesse sentido, quando a maquininha pedir para inserir ou aproximar o cartão, aproxime seu celular. Muito prático, não é?

Quem pode usar o Samsung Pay?

O Samsung Pay é um meio de pagamento que está disponível para uso exclusivo nos aparelhos da empresa.

Isso inclui não só celulares, mas também wearables, que são as tecnologias “vestíveis”. Ou seja, você pode usá-lo também nos smartwatches, ou relógios inteligentes, da Samsung.

Além disso, é preciso que você tenha um cartão de débito ou crédito que seja compatível com o Samsung Pay. A lista dos bancos inclui:

  • Banco do Brasil;
  • Bancoob;
  • Bradesco;
  • Caixa;
  • Inter;
  • Itaú;
  • Santander.

A lista completa dos bancos está no site do Samsung Pay, certo?

Todavia, existe outra questão importante: nem todos os aparelhos da Samsung são compatíveis com a tecnologia de pagamento por aproximação.

Por isso, vamos entender a questão melhor?

Quais aparelhos Samsung são compatíveis?

Para usar o Samsung Pay, seu aparelho precisa ser compatível com a tecnologia NFC.

Dessa forma, se você quer descobrir se esse é o caso do seu, acesse as configurações e vá em “Dispositivos conectados”.

Nessa tela, você pode ativar ou desativar tanto o Bluetooth quanto o NFC. Se só aparece o Bluetooth no seu aparelho, provavelmente ele não é compatível com a tecnologia de pagamento por aproximação.

Mas ainda tem mais uma maneira de conferir isso. Na loja de aplicativos, você pode pesquisar “nfc check”. Assim, você vai encontrar apps que informam se o aparelho é compatível com a tecnologia.

Apenas tenha o cuidado de instalar um aplicativo de boa reputação, ok?

De qualquer forma, pode acontecer também de o seu aparelho não ter a tecnologia NFC, mas ter a MST (Magnetic Secure Transmission).

Por isso, vale a pena dar uma olhada na lista dos dispositivos compatíveis. Todos se tratam de modelos Galaxy.

  • S a partir do S6;
  • Note a partir do Note 5;
  • A a partir do A5;
  • J5 Pro e J7 Pro;
  • Z;
  • Fold;
  • Watch.

Como essa lista aumenta com frequência, também é bom consultar a lista atualizada no site do Samsung Pay.

Aliás, os aparelhos devem ser comprados aqui no Brasil mesmo, certo? Acontece que a configuração do NFC é diferente em cada país.

Como funciona a ferramenta?

Ao abrir o Samsung Pay pela primeira vez, você será guiado por um passo a passo para configurá-lo.

Dessa forma, a configuração inclui definir uma senha de quatro dígitos que deverá ser informada na hora de fazer um pagamento.

O próximo passo é cadastrar seus cartões. Para isso, na tela inicial do aplicativo, toque no botão “+”.

Em seguida, você pode escolher entre adicionar um cartão ou até uma conta digital.

Depois de selecionar a opção de adicionar cartão, o aplicativo vai ativar a câmera.

Dessa maneira, ele pode reconhecer os dados sem que você precise digitar tudo. Se os dados não forem capturados automaticamente, também é possível fazer isso de forma manual.

Na hora de fazer o pagamento, é fácil acessar seus cartões. Basta deslizar o dedo da parte de baixo da tela para cima. Isso abre o Samsung Pay e exibe os cartões cadastrados.

O aplicativo vai pedir sua impressão digital, o que ajuda a garantir a segurança da transação. Afinal, dessa forma, apenas você pode usar o aplicativo para fazer pagamentos.

Depois que você escolhe um cartão e toca nele, é só aproximar o celular da maquininha e pronto — a transação é autorizada.

É preciso ter conta no banco?

Não necessariamente é preciso ter conta em banco. Você precisa é ter um cartão. Muitas pessoas têm cartões que não são vinculados a uma conta corrente.

Por exemplo, entre a lista de cartões aceitos pelo Samsung Pay estão os cartões do Carrefour, da Porto Seguro e até da Ticket!

Mas se você tiver uma conta digital e ela for compatível com o aplicativo, é possível cadastrá-la para usar o saldo que você tem nela.

O Samsung Pay é confiável?

As transações feitas no Samsung Pay são protegidas por uma solução chamada Samsung Knox.

Dessa forma, a função dela é garantir um ambiente virtual seguro para que os seus dados não possam ser acessados por terceiros.

Mas não é só isso. Para completar a transação, é preciso fazer uma autenticação por meio da sua impressão digital.

Em alguns casos, você pode precisar digitar o PIN configurado inicialmente. Além disso, dependendo do valor da compra, talvez seja preciso até digitar a senha do cartão.

Como se não bastasse, ainda tem outro recurso de segurança usado nas transações. Os dados do seu cartão ficam protegidos no celular e não são informados para a maquininha de cartão.

Acontece que o aplicativo gera um código, ou token, que é usado para autorizar a transação.

Conclusão

É comum que as pessoas também procurem saber se o Samsung Pay é melhor do que o Google Pay. A verdade é que cada solução tem suas características e limitações.

Por isso, a melhor forma de escolher entre as duas possibilidades é fazer uma lista com suas necessidades que precisam ser atendidas.

Depois, compare com o que cada uma dessas soluções oferece.

Aqui no iDinheiro, temos um compromisso com a isenção de opiniões. Ou seja, nós trazemos informações e análises sobre soluções financeiras para que você decida o que é melhor para o seu bolso.

Gostou da ideia? Então assine a nossa newsletter e acompanhe as dicas que a gente publica por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp