Renda extra na internet: 13 maneiras comprovadas e online para você

Existem várias formas de utilizar seus conhecimentos e habilidades para conseguir uma boa renda extra na internet.

Victor Leitao
Victor Leitão

13 maneiras comprovadas de obter uma renda extra na internet

Se você acompanha o iDinheiro frequentemente, já deve ter entendido a importância de um controle financeiro efetivo para sua evolução patrimonial.

No entanto, mesmo que haja um gerenciamento adequado do dinheiro, não é possível alcançar a tranquilidade ou até mesmo a independência financeira, se você não conseguir aumentar seu nível de renda.

Continua após a publicidade

Entenda, porém, que você pode fazer isso de diferentes formas. Pode gerar renda passiva com os melhores investimentos de 2021, buscar um emprego com salário e comissões mais altas ou, é claro, aprender como ganhar renda extra na internet.

saco de dinheiro representando uma renda extra
Uma renda extra pode ser usada de diferentes maneiras na sua estratégia financeira

Na atualidade, quem pensa em conseguir uma grana extra sem atrapalhar sua rotina, logo considera as possibilidades que a internet oferece.

Continua após a publicidade

E você pode querer uma renda extra online por vários motivos, por exemplo, para liberar espaço no orçamento visando ter mais condições de fazer viagens, poder curtir com a família e aproveitar seus hobbies, concorda?

Então, portanto, seu foco é aprender como trabalhar online, existem algumas formas de aumentar suas receitas:

  • abrir um negócio;
  • passar em um concurso público;
  • ser promovido no seu emprego atual;
  • ter mais de um trabalho;
  • investir para ter uma renda passiva;
  • ou, ainda, gerar uma renda extra na internet.

É sobre esta última que eu vou focar no artigo de hoje.

Irei te mostrar algumas maneiras comprovadas de gerar uma renda extra na internet, sem sair de casa, para que você consiga ampliar seu rendimento mensal e melhorar sua qualidade de vida.

Gostou da proposta?

Então, não deixa de ler este artigo até o final. Tenho certeza que alguma delas pode se encaixar no seu perfil.

Continua após a publicidade

13 formas comprovadas de obter uma renda extra na internet

Para quem quer saber como ganhar renda extra na internet, o nível de confiança, ou seja, se o negócio não é apenas uma proposta falsa de ganhos, é muito importante.

Por isso, fizemos uma lista de como conseguir uma renda extra na internet confiável. Confira agora mesmo.

1. Negociar objetos que não utiliza mais

Esta talvez seja uma das maneiras mais fáceis de obter uma renda extra na internet.

Isso porque você já tem o produto, existem plataformas prontas para te conectar com consumidores interessados então, basta divulgar, vender e cuidar do envio.

Continua após a publicidade

Não é nada difícil encontrar objetos na sua casa que você comprou há algum tempo, que estão conservados, mas que por um motivo qualquer não estão sendo utilizados.

São vários os sites disponíveis para que você possa vender aquilo que não precisa ou utiliza mais, veja os 3 principais:

Em sites como o Enjoei e TROC, que são plataformas de brechó, o trabalho online é ainda mais facilitado.

TROC é um site para vender ou comprar vestuário de luxo online
Site TROC é um brechó virtual de luxo

Ou seja, você não precisa ter contrato com maquininhas de cartão de crédito, criar sua loja virtual ou pagar hospedagem de sites, basta criar sua conta e divulgar seus produtos com boas imagens.

Continua após a publicidade

Tais plataformas dão dicas até mesmo da formação de preço considerando outros produtos similares.

E, no caso da venda, a plataforma emite um código dos Correios para que você possa fazer o envio sem nenhuma complicação.

Se você ainda não sabe como trabalhar com vendas online, soluções assim podem ser bem interessantes para começar (e ganhar uma renda extra, é claro!).

2. Vender suas milhas

Você costuma usar bastante o cartão de crédito e acumular muitas milhas?

Então, saiba que esta é uma ótima oportunidade de conseguir uma renda extra na internet!

Existem diversas empresas intermediadoras que estão dispostas a comprar suas milhas a fim de vender passagens áreas para outras pessoas com um preço mais em conta.

Continua após a publicidade

Confira algumas:

Algumas pessoas levam o benefício de acumular milhas para outro nível, inclusive! Sabe como?

Primeiramente, escolhem o tipo de cartão de crédito mais alinhado com seus perfis de consumo. Ou seja, elas não olham somente a possibilidade de isenção da anuidade, mas quais os benefícios a modalidade oferece.

Cartões Platinum e Black costumam aumentar as milhagens ou cashback para seus clientes, por exemplo.

Então, elas escolhem o cartão de crédito mais apropriado, concentram suas compras para aumentar o número de milhagem e/ou cashback e, na sequência, convertem esses benefícios em produtos ou dinheiro vivo!


Comprar e vender milhas: saiba como, locais e várias dicas


Por exemplo, imagine que depois de acumular muitos pontos, você use o crédito para comprar um iPhone. Então, na sequência, você vende um parente pelo preço de mercado ou com algum desconto..

Continua após a publicidade

Será uma renda extra online que se materializou, certo?

3. Comercializar suas fotos

Você é um apaixonado por fotografia e tem isso como hobby?

Caso nunca tenha pensando em vender algum dos seus cliques fantásticos, pode estar deixando de ganhar uma boa renda extra online.

Mas ainda que você não seja especialista em fotos, pode aprender e desenvolver as habilidades necessárias para conseguir uma renda extra online através desta atividade.

Há vários sites que pagam uma comissão quando as fotos enviadas são vendidas, as quais podem chegar a até 60% do preço de venda.

Conheça alguns:

4. Prestar consultoria

É especialista em alguma área? Consegue identificar e resolver problemas com facilidade?

Você tem muitas chances de fazer uma renda extra na internet sendo consultor.

Empresas e também pessoas físicas costumam procurar e contratar serviços de consultoria para solucionar situações específicas, tais como:

Continua após a publicidade

Caso você tenha interesse em começar a atuar na área, uma sugestão válida é que você mostre que já conseguiu ser bem-sucedido naquilo de alguma forma.

Dessa maneira, os clientes se interessarão por suas habilidades.

Há muitas pessoas que iniciam sua trajetória no ramo da consultoria apenas para conseguir uma renda extra online.

Porém, depois de um tempo, especializam-se na área e fazem disso sua verdadeira profissão.


O que fazer para ganhar dinheiro rápido? Veja 33 ideias de coisas fáceis de vender!


5. Traduzir textos

Caso você seja fluente em um idioma, outra alternativa é trabalhar com a tradução de textos. Há muito serviço disponível nessa área.

Continua após a publicidade

Empresas estrangeiras que querem divulgar seus serviços no Brasil estão constantemente procurando por tradutores. Pessoas físicas e acadêmicos que necessitam converter um currículo ou conteúdo para outras línguas, também.

Veja em quais plataformas é possível oferecer este serviço:

Em alguns desses sites de trabalho online você vai receber em moeda estrangeira, o que aumenta ainda mais o volume de renda extra na internet que você vai gerar.

6. Produzir textos

Diversas empresas querem oferecer conteúdo para seus clientes, mas não têm condições de bancar um setor com essa finalidade.

Por isso, acabam terceirizando esse tipo de serviço.

Você pode aproveitar essa oportunidade para escrever para essas empresas, ou até mesmo para pessoas físicas, e ser bem remunerado pelo serviço prestado.

Continua após a publicidade

Contudo, não é comum que você consiga achar esses anúncios de maneira direta.

Geralmente, as empresas ou pessoas buscam esses serviços através de plataformas especializadas que servem de intermediadora entre um freelancer e a contratante.

Vou deixar aqui alguns sites onde você pode conseguir tarefas para suprir esse tipo de demanda e obter uma renda extra online:


Freelancer: o que é, como começar, com o que trabalhar?


7. Escrever e-books

As possibilidades de ganhar dinheiro na internet relacionadas à produção de conteúdo são diversas e escrever e-books é mais uma alternativa bem viável.

Muitas vezes, as pessoas passam 5, 10, 15 anos se dedicando a estudar/trabalhar em uma área e adquirem conhecimento suficiente para transmiti-lo para outros, de maneira até bem mais simples e efetiva do que em cursos.

Continua após a publicidade

Se este é o seu caso, reflita sobre a ideia de criar um livro digital e vendê-lo em plataformas de infoprodutos para gerar uma renda extra online e passiva, ou seja, que você não precisa fomentar regularmente.

Em um e-book você pode contar histórias, falar sobre suas experiências de vida (inclusive profissionais), ensinar o passo a passo para realizar um trabalho ou alcançar o sucesso, por exemplo.

Com certeza, este é outro ótimo meio de conseguir uma grana extra.

E o bom é que você só o tem o trabalho de escrever uma vez e divulgar em uma plataforma. Depois, se o e-book for mesmo valioso, é só lucrar com as vendas.

Gif representa a renda passiva ao mostrar o dinheiro se acumulando enquanto o boneco descansa
A receita passiva não exige um esforço diário e pode ser conciliada com outras atividades

8. Oferecer cursos ou treinamentos online

Dando sequência ao raciocínio, caso você tenha muito conhecimento em determinada área, pode pensar em consolidá-lo na forma de um treinamento ou curso e vendê-lo pela internet.

Continua após a publicidade

Muitas pessoas buscam aprender novas habilidades todos os dias e empresas também podem procurar por esse tipo de serviço para capacitar melhor seus colaboradores.

Em plataformas como a Hotmart e a Udemy você pode criar e comercializar seu curso ou treinamento online sem maiores complicações.

Ou seja, são ótimos canais pois facilitam a criação, tem força de distribuição e, por consequência, ajudam bastante a gerar a tão sonhada renda extra online.

9. Criar um blog e trabalhar como afiliado

Para aqueles que gostam de escrever, uma ótima alternativa é criar um blog sobre um tema do seu interesse.

Continua após a publicidade

Nichos muito comuns são cinema, culinária, futebol, música e viagens.

O mais importante é que você invista na qualidade dos textos, tenha um design amigável e mantenha o blog sempre atualizado, para conseguir conquistar um público fiel.

Uma dica importante é que, principalmente no início, você foque bastante na divulgação, por meio de posts em redes sociais e indicando para amigos, conhecidos e familiares.

Além disso, interaja com outros blogueiros para aumentar o número de visitas.

A partir daí, a tendência é que os acessos da sua página cresçam e que você consiga gerar uma renda extra online basicamente de três formas:

  • vender espaços para anúncios no site;
  • tornar-se um afiliado receber pelo número de acessos/cliques;
  • fechar parcerias de divulgação com marcas do mesmo nicho que o seu.

Portanto, em relação aos anúncios, uma boa ferramenta para começar é o Google AdSense. Sobre os afiliados, eu explicarei um pouco melhor agora.

Continua após a publicidade

Afiliado

De maneira simplificada, afiliados são pessoas que ganham dinheiro ao indicar produtos de terceiros no seu site.

O pagamento se dá através de comissões sobre as vendas efetivadas a partir da indicação.

As principais plataformas para encontrar produtos digitais e trabalhar como afiliado para gerar uma renda extra são:


37 Aplicativos para ganhar dinheiro e lucrar no seu tempo livre


10. Dar aulas

Pode ser que você considere criar um curso ou treinamento algo muito trabalhoso.

Porém, se você gosta de tocar um instrumento e tem um bom nível, é fluente (em inglês/outro idioma) ou possui nível avançado, sabe fazer artesanatos ou comidas deliciosas, amadureça a ideia de ensinar sobre isso online.

Continua após a publicidade

Professora ensina online usando o notebook para gerar uma renda extra na internet com aulas
Dar aulas online é uma boa maneira para conseguir renda extra na internet

Sempre há alguém que sabe menos do que você e está buscando aprender/aprimorar os conhecimentos sobre o que você se propõe a ensinar.

Além disso, com a pandemia, muitos alunos e profissionais tiveram que voltar suas rotinas para o home office.

Ou seja, todos estão acostumados com essa dinâmica de interação e pode ser um trabalho online bem lucrativo.

Sendo assim, se você tem um computador com acesso à internet e uma webcam, já pode começar a oferecer seus serviços na web.

Continua após a publicidade

Não perca mais tempo nem dinheiro!


25 livros para ler se você quiser se tornar rico


11. Gravar vídeos para o YouTube

Outra forma de produzir conteúdo e ser recompensado financeiramente por isso é criando um canal no Youtube e gravando constantemente vídeos para ele.

Esta mídia vem em constante evolução e o formato de conteúdo (em vídeo) é um dos mais efetivos para atrair a atenção das pessoas atualmente.

Então, se você tem muita expertise sobre algum assunto, sabe cantar, é bom de contar piada, faz comentários inteligentes sobre filmes ou política e possui uma boa oratória, esta pode ser uma grande oportunidade de gerar renda extra na internet.

Vale a pena considerá-la se você quer saber como ganhar renda extra na internet nos dias atuais!

Continua após a publicidade

Assim como no caso do blog, você pode ganhar dinheiro por meio do Google Adsense, que também é o programa de monetização do Youtube.

Ademais, após o crescimento do canal, normalmente os youtubers conseguem fechar diversas parcerias e são procurados por empresas para divulgar os produtos delas no próprio canal ou até em propagandas para outras mídias.

Se seus vídeos são mais voltados para a arte, envolvem música, comédia ou algo do tipo, você poderá ser convidado para fazer shows, programas de tv etc.

Em muitos casos, dependendo do nível de sucesso, o que começou como uma simples renda extra, pode virar até sua ocupação principal e render ótimos frutos.

Continua após a publicidade


Conheça 15 canais de finanças pessoais do YouTube para aprender tudo sobre dinheiro


12. Crie sua loja virtual com dropshipping

O dropshipping é uma forma de gestão do negócio onde você não precisa ter um estoque dos produtos que vende, basta promovê-los para seus clientes e, no caso da venda, solicitar que seu fornecedor encaminhe diretamente para o comprador.

O dropshipping é uma das escolhas atuais mais utilizadas para quem deseja fazer uma renda extra na internet sem investir muito.

É importante fazer uma escolha bem apurada dos seus fornecedores, que podem ser nacionais ou internacionais, e, além disso, trabalhar bem a fidelização dos seus clientes.

Assim, você terá vendas recorrentes, indicação para novos consumidores e uma boa renda extra online.

Continua após a publicidade

13. Faça streamings de jogos

Ganhar dinheiro com jogos é o sonho de muitas crianças, mas de adultos também! E, ser um streaming de jogos é uma ótima maneira de fazer isso.

rapaz joga um jogo online
Faça streamings de jogos online para gerar renda extra na internet

Basicamente, você transmite o jogo em que está participando em uma plataforma especializada e, além de ganhar com as visualizações, também pode receber doações de quem está assistindo.

A área de games é muito promissora, não só para os streamers, como também para jogadores profissionais e, claro, os desenvolvedores.

O mercado cresce tão saudavelmente que as ações de empresas de games nas bolsas de valores de todo o mundo são muito valorizadas.

Continua após a publicidade

Ou seja, essa é uma forma de gerar renda extra online com diversão, não é mesmo?

Mas, vale os mesmos conselhos dados para a geração de conteúdo em outras plataformas, como a importância da regularidade das publicações e engajamento do público.

Já sabe como fazer renda extra na internet? Ótimo, então mão na massa!

Como você pode perceber, existem várias formas de utilizar seus conhecimentos e habilidades para conseguir uma boa renda extra na internet.

Na maior parte dos casos, basta que você tenha interesse e disponibilize algumas horas durante o dia para investir nessas atividades secundárias que podem vir a se tornar principais, dependendo do seu sucesso.

Continua após a publicidade

Mas lembre-se também que de nada adianta ganhar mais dinheiro se você não controla suas finanças adequadamente.

Para começar a fazer isso, use um aplicativo de controle financeiro ou uma planilha!

Então, agora que você já se inspirou e sabe como fazer uma renda extra em 2021, é hora de colocar seu plano em prática!

Faça um plano de negócios, veja o quanto você vai precisar de capital (se é que vai precisar, não é mesmo?), defina suas metas para 2021 e comece hoje mesmo.

Forte abraço e até a próxima!

E aí, o que achou do artigo sobre como ganhar renda extra na internet? Quer receber outros conteúdos que vão te ajudar a aumentar seus ganhos mensais? Então, assine a newsletter do iDinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

19 comentários

  1. Formação Consultor

    Grato por compartilhar seus conhecimentos, aprendendo cada dia mais e adorando conteúdo do blog. Parabéns pelo seu trabalho. Tmj.

  2. Luiz Alves

    Parabéns pela matéria, relevante nos tempos atuais. Uma vez aposentado e necessitando complementar a renda, exatamente em razão disso, vislumbro ampla possibilidade de aderir às sugestões bem equacionadas. Ademais, na plenitude dos 68 anos de idade, a experiência de vida propicia novos horizontes. Obrigado Blog Mobills.

  3. Andre Soares

    trabalhar como afiliado para mim e a melhor maneira pq voce pode usar varias plataformas

  4. Continua após a publicidade

  5. Cristina S

    Muito bom as idéias. Hoje graças a Deus encontrei algo que funcionou. Trabalho como Promotora Digital numa empresa séria estou gostando muito. Quem tiver interesse salva meu contato que explicarei melhor e será um indicado meu.

  6. Luiz Morais

    Olá Blog Mobills, ótimo conteúdo , completo e diversificado,para vários perfis de empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.