Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como aprender um novo idioma? Confira 14 sites e aplicativos GRATUITOS que podem te ajudar

Já é hora de quebrar a barreira dos idiomas! Pensando nisso, separamos alguns sites que podem te ajudar a perceber que o mais difícil é dar o primeiro passo.

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Nos dias de hoje, a fluência em outro idioma é um dos pré-requisitos para que você possa se destacar no cada vez mais competitivo mercado de trabalho. Além disso, também é uma experiência enriquecedora e traz benefícios para sua saúde mental. Contudo, nem sempre é fácil encarar esse desafio. Dessa forma, muitos se perguntam como aprender um novo idioma.

Isso porque o idioma em si pode ser complicado e, principalmente para aqueles que trabalham, é difícil ter dinheiro e tempo para frequentar um curso tradicional. Considerando todos esses fatores, a internet pode ser uma ferramenta muito útil no aprendizado de uma língua. Afinal, há uma série de plataformas e aplicativos gratuitos voltados a quem deseja aprender outro idioma.

Continua após a publicidade

Embora tenham algumas diferenças entre si, todos podem ajudar você a aprender ou aperfeiçoar o seu conhecimento em diferentes idiomas, e o melhor, sem ter que gastar nada. Isso porque a maioria delas é colaborativa. Assim, você vai ter a possibilidade de absorver muito conhecimento, mas também deve ensinar e conversar com pessoas que querem aprender o seu idioma.

Imagine fazer um curso de inglês sem salas de aula: você nem precisa sair de casa para aprender. Aliás, as aulas acontecem quando você quiser. As apostilas são interativas e muitas vezes recheadas de vídeos, áudios e até jogos!

Continua após a publicidade

Mas não se engane: para aprender um novo idioma pela internet, é necessário ter bastante força de vontade e dedicação, já que a facilidade para abandonar o curso é muito maior. Logo, se não houver comprometimento, não haverá aprendizado.

Enfim, chegou o momento de você conhecer as ferramentas que vão te ajudar a se tornar um verdadeiro poliglota!!! Ficou animado? Então, não deixe de ler o texto até o final e conferir a mais adequada para você.

Veja quais são os sites gratuitos para você aprender um novo idioma

Mãos apontando para a tela de um notebook
Aprenda um novo idioma sem sair de casa.

1. Italki

A Italki investe na ideia de ter um parceiro de estudos: você escolhe alguém para trocar informações e vocês se ajudam. Assim, se formam grupos de discussão, fóruns e murais de recado.

Para os professores natos, uma boa notícia: você pode se candidatar a uma vaga no site e ganhar dinheiro ensinando pela internet.

Continua após a publicidade

Entretanto, cabe o aviso: mesmo o acesso ao site sendo gratuito, é preciso desembolsar um valor para assitir determinadas aulas. Isso ocorre pois cada professor voluntário estabelece um preço pelo tempo de aula dada. Porém, os preços costumam ser bem variados.

2. Lang-8

A plataforma do Lang-8 funciona com base nos posts dos membros. Você pode corrigir as frases de outros usuários e dar dicas. Ele também possui um sistema de pontuação: onde tanto as correções quanto os agradecimentos são contabilizados, gerando um ranking de usuários.

3. Open Learning Initiative

A página faz parte do site da Carnegie Mellon University e oferece cursos gratuitos de francês, espanhol, chinês, árabe, inglês, entre outros idiomas. Entretanto, o programa só não oferece certificado de conclusão.

4. Learn English Online

Dividido em 12 unidades e com mais de 50 aulas, o curso Learn English Online explica os elementos da gramática e da pronúncia na língua inglesa. No site, o aluno também pode aprender de uma forma divertida através de games, testes e quizzes.

Continua após a publicidade

O serviço é gratuito, mas você pode contribuir através de doações para manter o site no ar.

5. Forvo

O Forvo é o site ideal para quem deseja se comunicar em um novo idioma de maneira mais rápida e prática.

Diferente de outros sites que focam em exercícios escritos e gramática, ele reúne a forma de pronúncia das palavras, divididas em diferentes categorias como adjetivos, verbos e substantivos. Dessa forma, cada usuário pode gravar a pronúncia correta de diferentes palavras e disponibilizar para nativos de outros países.

A plataforma reúne, ainda, dados sobre cada idioma, como o número de falantes ao redor do mundo e número de palavras pronunciadas no site. O Forvo já conta com mais de 300 mil cadastrados.

Continua após a publicidade

6. Learn a Language

Este é outro site que funciona como um banco de dados. Assim, nele você encontra material para aprender italiano, espanhol, francês e alemão, entre outras línguas. Aléhm disso, ele foca nas quatro áreas de aprendizado: pronúncia, leitura, compreensão e escrita.

7. Surface Languages

O Surface Languages oferece “resumões”. Ou seja, lá você encontra palavras e expressões básicas de diversos idiomas.

Embora não seja uma das opções mais completas, é uma boa alternativa para quem precisa viajar a algum lugar, por exemplo, e não tem muito tempo para estudar.

Quer mais praticidade? Veja aplicativos para aprender um novo idioma

Clippes, fone de ouvido, caneta, lápis e agenda sobre uma mesa
Quer aprender um novo idioma pelo celular? É possível!

1. Duolingo

O Duolingo talvez seja a mais famosa das plataformas online de idiomas. O serviço é estruturado como se fosse um jogo, o que faz com que a aprendizagem seja viciante.

Continua após a publicidade

Além disso, o aplicativo tem uma versão em português e está disponível para ser baixado em Android e iOS

2. Memrise

O Memrise é recomendado para pessoas que já têm algum conhecimento de uma língua estrangeira e querem melhorar seu vocabulário. Assim, ele não ensina gramática, mas pode ser um ótimo complemento a um curso presencial ou na web.

Também é uma ferramenta eficaz para relembrar palavras aprendidas no passado e esquecidas por falta de uso. É disponível para Android e iOS.

3. LinguaLeo

Indicado para crianças e adultos, o aplicativo Lingualeo tem uma proposta inovadora para aprender inglês: jogando. Além disso, oferece fichas para memorização, tradução de palavras e dicas de gramática.

Continua após a publicidade

Ele também é disponível para Android e iOS.

4. HiNative

O HiNative é uma plataforma gratuita colaborativa para conversar com nativos do idioma que se pretende aprender, em todo o mundo.

As lições funcionam de maneira semelhante a livros infantis, nos quais o usuário tem que resolver quebra-cabeças segundo seu nível de conhecimento da língua.

Disponível para Android e iOS.

5. WLingua

O aplicativo oferece um teste de nível para quem já tem algum conhecimento na língua, além de um dicionário inglês-português embutido.

Além disso, todas as atividades são salvas automaticamente e você retoma da última lição quando reabre o app. Você também pode optar por ouvir os áudios na versão de inglês norte-americano ou britânico.

Continua após a publicidade

Disponível para Android e iOS.

6. Babbel

Com tradução para o português, o Babbel tem aulas de inglês, francês, alemão, sueco e turco, entre outras línguas. Entretanto, embora ss lições básicas sejam gratuitas, há cursos pagos também. Ele está isponível para Android e iOS.

7. Busuu

O Busuu é muito popular ao redor do mundo. Tem mais de 50 milhões de usuários. 

A plataforma também é colaborativa. Ou seja, os usuários têm uma participação ativa na aprendizagem dos colegas. Um ajuda o outro. 

Disponível para Android e iOS.

Como aprender mais rápido sem perder a motivação

Mulher transcrevendo algo de um notebook para um caderno
Manter o foco vai te levar aos seus objetivos!

Uma das dificuldades em aprender um novo idioma é se manter motivado, especialmente no início, enquanto ainda não conseguimos elaborar pensamentos em outra língua sem precisar traduzir e não temos domínio suficiente para elaborar frases e treinar.

Continua após a publicidade

Porém, existem algumas formas de espantar esse desânimo e aprender de maneira mais rápida.

Use seu novo vocabulário

Aprendeu uma palavra nova? Procure criar frases para empregar e usar a palavra o quanto antes. Muitos estudantes escrevem listas de novas palavras em suas anotações e depois dificilmente as usam, não faça o mesmo!

Apesar de ser bom listar novas palavras, isso não é suficiente. Portanto, da próxima vez que ouvir uma palavra diferente, não apenas anote: certifique-se que vai usá-la o mais rápido possível e o maior número de vezes.

Se divirta aprendendo

Usar o seu novo idioma é, de qualquer forma, um ato criativo.

Pense em algumas formas divertidas de praticar seu novo idioma: vale apostar em um podcast com um amigo, em tirinhas desenhadas, em escrever poemas ou simplesmente falar. Assim, fale e fale o máximo que você puder.

Fuja da sua zona de conforto

Sair da zona de conforto significa estar preparado para se colocar em situações embaraçosas. Eu sei, isso pode ser contraintuitivo e até dar um certo medo, mas é uma das melhores maneiras de se desenvolver e progredir.

Continua após a publicidade

Não interessa o quanto você aprende, você não vai conseguir falar um idioma sem praticar. Por isso, tente falar, principalmente com estrangeiros.

Se você utilizar algum dos sistemas de aprendizado colaborativo citados, você pode fazer todo tipo de pergunta. Dessa forma, quanto mais vezes você fizer isso, maior se tornará a sua zona de conforto e ficará muito mais fácil se sair bem em novas conversas.

Escute com atenção

Você precisa primeiro aprender a escutar para depois aprender a falar.

O som de qualquer idioma parece meio estranho quando você o escuta pela primeira vez. Assim, quanto mais contato você tiver com esse idioma, melhor.

Conclusão

Já é hora de quebrar a barreira dos idiomas, você vai perceber que o mais difícil é dar o primeiro passo. Quanto maior seu contato com uma nova língua, mais fácil vai ficar de falar e de assimilar novos conteúdos. Além disso, aprender um novo idioma também é mais do que necessário tanto para sua vida profissional, quanto para a pessoal.

Continua após a publicidade

Imagina você ter um excelente controle financeiro juntar muito dinheiro e na hora de realizar aquela tão sonhada viagem para outro país, não saber falar nada além do português ou nem ser capaz de ajudar alguém na rua porque não entende o básico do inglês?

Vamos sacudir essa poeira e começar a estudar um novo idioma, depois você me conta qual aplicativo ou site mais te ajudou! Ademais, caso conheça alguma outra plataforma gratuita para o aprendizado de idiomas, compartilhe conosco através dos comentários!

E aí, o que achou do artigo sobre as melhores ferramentas para aprender um novo idioma? Quer receber outros conteúdos sobre aperfeiçoamento pessoal? Então, assine a newsletter do iDinheiro.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.