Racon Consórcios: saiba como funciona e as opções disponíveis

A Racon Consórcios é uma das empresas autorizadas pelo Banco Central que oferece boas soluções de consórcios para veículos e imóveis. É preciso analisar suas condições e funcionamento, porém, para você entender se vai se adaptar ao modelo.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Racon Consórcios: saiba como funciona e as opções disponíveis

Já ouviu falar na Racon Consórcios? Se você está procurando alternativas para aquisição de imóveis ou veículos com essa modalidade de compra, é importante conhecer todas as ofertas.

Isso porque consórcio não é tudo igual. Quer dizer, o funcionamento é o mesmo, mas cada empresa que oferece esse produto tem diferenciais que podem fazer diferença na hora da escolha.

Continua após a publicidade

Neste post, fizemos um resumo prático sobre a Racon Consórcios, seus diferenciais e opções. Confira agora mesmo.

O que é a Racon Consórcios?

A Racon Consórcios faz parte do grupo de marcas da Randon Administradora de Consórcios e é uma empresa que presta serviços financeiros de administração de consórcios de veículos e imobiliários.

Continua após a publicidade

No mercado desde 1991 quando começou a oferta de consórcios de veículos, a empresa tem uma boa participação na área, inclusive no setor imobiliário, que ingressou em 1993.

A Racon Consórcios tem uma rede mais de 200 pontos de vendas no formato de franquia, abrangendo 12 estados brasileiros.

E é autorizada pelo Banco Central a criar e comercializar grupos de consórcios das modalidades que domina.

Quais as opções de consórcio da Racon?

A Racon Consórcios trabalha na modalidade de veículos e imóveis para pessoas físicas e jurídicas nas seguintes opções:

Continua após a publicidade

  • casa, apartamento, terrenos, construção e reformas;
  • carros, motos, caminhões, caminhonetes e náuticos.

Como funcionam os consórcios da Racon consórcios?

O cliente que não quer comprar um veículo ou imóvel com financiamento nos bancos, pode optar pelo consórcio.

Nessa modalidade não existem juros acrescidos na parcela como forma de lucro para a instituição financeira, apenas multas e juros no caso de atraso da parcela.

Isso acontece porque o consórcio é a união de indivíduos com o mesmo objetivo de compra que criam um fundo comum e, partir dele, proporciona a aquisição do bem a todos os participantes.

A ordem em que os participantes vão utilizar a carta de crédito é determinada por sorteios a cada assembléia, mas seus consorciados podem fazer lances de antecipação de parcelas para acelerar sua contemplação.

Continua após a publicidade

No caso de contemplação por lance, os consorciados por sorteios não ficam no prejuízo, ou seja, dois ou mais participantes podem ter direito ao uso da carta de crédito no mesmo ciclo.

Para organizar tudo isso, a Racon Consórcios e outras instituições que oferecem esse serviço, cobram a taxa de administração.

Qual o passo a passo para adquirir um consórcio Racon?

O passo a passo é muito simples, começando pela escolha da carta de crédito mais alinhada com o propósito de compra, veículo ou imóvel.

É preciso considerar o valor do bem que se deseja comprar, o valor e o número de parcelas que deverão ser pagas.

Continua após a publicidade

Com a efetivação da contratação, o consorciado começa o pagamento de suas parcelas e, a partir da próxima assembléia, se estiver em dia com suas obrigações com a Racon Consórcio, pode ser contemplado no sorteio.

Como é a contemplação?

A contemplação pode vir pelo sorteio ou maior lance do ciclo. Na primeira situação, o número correspondente da cota do participante é sorteado na Assembléia ou pela extração dos números da loteria da Caixa Econômica Federal.

No caso de lance, aquele participante que oferecer a maior quantia de antecipação de parcelas é contemplado.

Essa estratégia pode ser feita usando parte do valor da carta de crédito, que é chamado de lance embutido e diminuiu o poder de compra do consorciado.

Continua após a publicidade

Outra opção seria com uma renda externa, que nesse caso, vai abater as parcelas futuras que ainda estariam a ser pagas.

É importante dizer que, mesmo com a contemplação, o consorciado deve continuar pagando o consórcio até o final do plano, ou seja, o fim das parcelas.

Já que outros participantes do grupo dependem da sua regularidade de pagamentos para realizarem suas aquisições também, não é mesmo?

Como usar a carta de crédito?

Para começar, o participante deve estar com seu CPF regularizado para usar a carta de crédito e, seguindo as condições do grupo escolhido, para fazer a compra de um bem específico, veículo ou imóvel.

Continua após a publicidade

A vantagem da carta de crédito é que o participante pode negociar com o vendedor do bem considerando que o pagamento será feito á vista e sem intermediários.

Assim, depois do negócio feito, a Racon Consórcios passa o dinheiro acertado para o vendedor.

Se houver sobra de dinheiro na carta de crédito, ela é usada para abater nas parcelas faltantes. Mas, se faltar recurso, o comprador deve acertar com o vendedor como será feita essa conclusão do negócio.

Quanto custa um consórcio?

Empresas como a Racon Consórcios oferecem cartas de crédito de diversos valores, número e valor de parcelas, por isso, é preciso fazer uma análise e simulação das suas condições.

Continua após a publicidade

No site da Racon Consórcios é possível fazer simulações pelo valor da parcela ou da carta de crédito para veículos de até R$250.000,00 e imóveis de até R$500.000,00.

Nesse caso, você descobre se as parcelas cabem no seu orçamento sem apertar, permitindo, inclusive, continuar economizando uma grana para possíveis ofertas de lances para antecipação de contemplação, não é mesmo?

A Racon Consórcios é confiável?

Como uma empresa autorizada pelo Banco Central, ela transmite confiança aos seus consorciados.

Ainda assim, é preciso estudar a proposta e não fundamentar sua escolha apenas nos argumentos dos vendedores, não é mesmo?

Outro ponto importante de ser lembrado é que o consórcio é uma modalidade de compra programada, ou seja, você decide usar esse tipo de pagamento com antecedência e não, quando já tem o imóvel ou veículo dos sonhos escolhido.

Continua após a publicidade

Como a ordem de contemplação é definida por sorteio ou escolha do lance mais alto, não existe uma previsibilidade de uso da carta de crédito, o que pode acabar frustrando sua compra.

Para esses casos, o financiamento ainda pode ser a melhor opção. Quer saber como ele funciona e se é melhor que o Racon Consórcios para a realização da sua compra?

Então, leia mais sobre como contratar um financiamento, suas regras e funcionamento.

Gostou das dicas? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba muito mais direto no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.