Outros

Qual o Calendário de Saque do Auxílio Emergencial?

Flávio Mariano
Qual o Calendário de Saque do Auxílio Emergencial?

Confira aqui qual o calendário de saque do Auxílio Emergencial, e descubra quando os que serão pagos pela conta digital poderão retirar o dinheiro.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O Auxílio Emergencial foi pago, para muitos cidadãos, por meio da conta digital, do tipo poupança social. Esta conta pode ser aberta automaticamente para pessoas que não possuem o conta bancária previamente existente, com o seu CPF, para receber o benefício. Esta conta digital trás diversas vantagens, como a isenção de tarifas de manutenção e de taxas para a realização de, no mínimo, uma transferência interbancária, seja por TED ou DOC. Porém, também trouxe algumas desvantagens.

E, a principal foi a impossibilidade dos indivíduos sacarem o Auxílio Emergencial depositado, por parte do governo, imediatamente. Isto porque, além do propósito principal ser evitar aglomerações nos bancos, não são disponibilizados cartões para os titulares destas contas. Porém, muitos dos beneficiários precisam do dinheiro em espécie, seja para pagar contas, comprar alimentos, etc.

Continua após a publicidade:

Por isto, o governo divulgou o calendário de saque do Auxílio Emergencial, para os que receberam pela conta digital poupança poderem realizar além das transferências e pagamentos digitais. Para evitar aglomerações, foram determinados dias específicos de acordo com os meses de nascimento dos beneficiários. Desta forma, todos poderão retirar o dinheiro. Confira abaixo o calendário completo de saque e saiba quando poderá retirar o seu Auxílio Emergencial.

Calendário de saque do Auxílio Emergencial

Muitos dos beneficiários do Auxílio Emergencial, inicialmente, ficaram insatisfeitos com a impossibilidade de realizarem saques imediatos do dinheiro. Porém, esta foi uma decisão tomada pelo governo, de forma estratégica, para que não houvessem aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal. Isto não significa que os beneficiários não possuem acesso ao dinheiro. Eles ainda podem realizar transferências, interbancárias e para contas da própria conta, além de pagamentos de boletos e contas de energia, telefonia, dentre outras.

Porém, sem dúvidas, há a necessidade dos indivíduos obterem o Auxílio Emergencial em espécie, para que possam realizar compras diárias, pagar serviços, etc. Por isto, o governo elaborou um calendário de pagamento, para que todos realizem os seus saques. Este calendário irá proporcionar que os saques sejam feitos, mas de forma que não ocorram aglomerações nas agências da Caixa.

Saque Auxílio Emergencial
Confira quando poderão serem feitos os saques do Auxílio Emergencial

O calendário determina os dias de saque de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, assim como ocorreu com o saque imediato do FGTS, em 2019. No caso do Auxílio Emergencial, o dinheiro poderá ser sacado a partir do dia 27 de abril. Ou seja, a partir da segunda-feira da última semana do mês. Abaixo, confira os dias correspondentes aos aniversariantes.

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Como posso pedir o auxílio?

Caso ainda não tenha solicitado o seu Auxílio, é possível fazê-lo antes de iniciar-se o calendário de saque. É preciso ressaltar que os indivíduos que já estavam registrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) até 20 de março de 2020, ou que já recebe Bolsa Família, não precisam realizar a solicitação. Para este grupo, o Auxílio será pago automaticamente.

Os demais precisam realizar a solicitação no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site disponibilizado pela instituição. Realize o seu cadastro inserindo todos os dados requisitados, incluindo os relativos aos rendimentos. Ademais, também será preciso informar uma conta bancária previamente existente, no seu CPF, ou abrir uma conta digital, do tipo poupança social.

Conforme o calendário de pagamento, os inscritos no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família já começaram a receber o Auxílio Emergencial a partir da terça-feira, dia 14 de abril. Ainda, os que são beneficiários do Bolsa Família começam a receber o valor a partir desta quinta-feira, dia 16 de abril. Neste mesmo dia, os indivíduos que solicitaram o Auxílio pelo app ou site também começam a ser pagos.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *