O que é milhas? Descubra como funcionam e aprenda a utilizá-las!

Confira nosso artigo e saiba o que é milhas, como funcionam, conheça os melhores programas e muito mais!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

Você já ouviu muitas pessoas comentarem, mas não sabe o que é milhas? Depois de quase dois anos sem viajar por conta da pandemia, a hora é de começar a planejar sua viagem de férias para aquele destino tão sonhado.

Neste post, entenda de uma vez por todas o que é milhas, como acumulá-las e quais são os melhores programas de milhas. Continue lendo!

Continua após a publicidade

O que é milhas?

De maneira bem resumida, milhas são como pontos, que acumulados podem ser trocados por passagens aéreas. Os pontos acumulados em compras no cartão de crédito, por exemplo, podem ser trocados por milhas via programas de fidelidade das companhias aéreas.

Leia também: Como trocar pontos por milhas? Aprenda com nosso tutorial e tire suas dúvidas!

Continua após a publicidade

Por fim, ao se cadastrar num programa de milhas aéreas, passa-se a receber esse tipo de bonificação a cada viagem realizada. A intenção das empresas é justamente fidelizar o cliente, estreitando o relacionamento.

Como funciona o acúmulo de milhas?

Para começar a acumular milhas, você precisa ter um cartão de crédito que possibilite o acúmulo. Se ainda não tem um, vale a pena conferir o material que preparamos sobre os melhores cartões para acumular milhas em 2022.

Com o cartão de crédito em mãos, faça seu planejamento financeiro pessoal, realize suas compras e pague seus boletos. Os pontos acumulados poderão ser trocados por milhas aéreas nos programas de fidelização das companhias aéreas.

icon

Atenção

Lembre-se de que a pontuação obtida com as suas compras dependerá da categoria do cartão de crédito, ok? Esteja atento ao valor mínimo de resgate dos pontos e prazo para sua expiração.

Qual a diferença entre programa de pontos e de milhas?

Os pontos são as bonificações que você acumula cada vez que utiliza o seu cartão de crédito. Dependendo do programa de cada banco, eles podem ser trocados por produtos e/ou serviços, descontos, cashback ou transferidos para companhias aéreas. Já as milhas, são especificamente para serem trocadas por passagens aéreas.

Continua após a publicidade

Como faço para acumular milhas?

Como já falamos acima, as formas mais conhecidas de acumular milhas são por meio do uso de um cartão de crédito que possibilita acumular milhas em compras e pagamento de boletos ou na compra de passagens aéreas para quem já é cadastrado em programa de fidelidade das companhias aéreas.

Saiba mais: Como saber se tenho milhas no cartão de crédito? Saiba como consultar!

icon

Dicas

Concentre suas viagens em uma única companhia para não acabar repartindo suas milhas entre diferentes empresas. Afinal, quanto mais milhas acumuladas, mais próximo estará da viagem dos seus sonhos!

Quais são os melhores programas de milhas?

Os principais programas de milhas no mercado atualmente são: a Smiles da GOL, o LATAM Pass da LATAM e o TudoAzul da Azul. Confira a seguir, mais informações sobre cada um deles!

Smiles

A Smiles é o programa de fidelidade da GOL e conta com 25 bancos parceiros. O cadastro é gratuito e, para acumular milhas na Smiles, é preciso voar com a própria GOL ou com outras 15 companhias aéreas parceiras (American Airlines, Air France, KLM, Aerolíneas Argentinas, Emirates, entre outras). Também é possível ao utilizar os cartões de crédito dos parceiros em suas compras e transferir os pontos acumulados para o programa.

Confira também: Cartão GOL Smiles: saiba como funciona o acúmulo de milhas e aprenda a solicitar!

Continua após a publicidade

LATAM Pass

O LATAM Pass foi criado a partir da unificação dos programas LATAM Fidelidade e Multiplus. O cadastro no programa de fidelidade da LATAM Airlines é gratuito e o cliente acumula pontos ao voar com a LATAM Airlines e companhias parceiras. Também ao fazer compras online ou escolher hospedagem e serviços de parceiros.

Veja: LATAM Pass Itaucard Visa Gold: benefícios, pontuação e como solicitar!

TudoAzul

O TudoAzul é o programa de fidelidade da Azul. O cadastro é gratuito e é possível acumular pontos por meio do uso de cartão de crédito de bancos parceiros ou em compras online com parceiros para trocar por milhas aéreas e viajar pela Azul e mais 44 companhias aéreas pelo mundo.

Saiba mais: Cartão Azul Itaucard Mastercard Gold: entenda o programa de pontos, conheça os benefícios e muito mais!

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe o que é milhas, como acumulá-las e quais são os principais programas de fidelidade. Para escolher qual é o melhor, vale analisar suas regras de funcionamento e avaliar quais são as próprias necessidades.

Continua após a publicidade

Uma boa dica é considerar a sua rotina de viagens. Por exemplo, é viajante habitual? Costuma realizar sempre um mesmo trecho? Com base nessas informações, ficará mais fácil escolher o programa que atenda o seu perfil de consumo para que você possa fazer o melhor uso das milhas acumuladas.

Por fim, lembre-se de que, se não puder viajar por algum motivo, suas milhas também podem virar dinheiro no bolso. Confira também o material que preparamos sobre como comprar e vender milhas, com o passo a passo e os melhores sites para fazer negócio.

Quer continuar acompanhando tudo sobre milhas? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e se inscrever em nosso canal do Telegram para não perder nenhuma novidade sobre o assunto. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.