SMS para quem teve auxílio emergencial cancelado será enviado até terça

Até a próxima terça-feira, 22, o governo enviará SMS para quem teve auxílio emergencial cancelado. Saiba como indenticar mensagem e recorrer.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Até terça-feira, 22, o governo enviará SMS para quem teve auxílio emergencial cancelado. A mensagem de texto alertará sobre a possibilidade de contestação da interrupção ou da necessidade de devolução por ter recebido o benefício sem ter direito a ele.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas foram identificadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como indevidas.

Isso significa que, durante o período de pagamento do auxílio, elas passaram a receber um segundo benefício assistencial do governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conseguiram um emprego, tinham renda incompatível com o recebimento do benefício ou posse de bens de alto valor.

Com informações do G1.

SMS para quem teve auxílio emergencial cancelado: é possível contestar a informação até 31 de dezembro

Aqueles que receberem mensagem de texto poderão contestar a informação até 31 de dezembro pela Dataprev. Após esse prazo, só será possível fazer a devolução do recurso.

Ao realizar a consulta no site, o usuário saberá o motivo de o auxílio emergencial ter sido negado. O Ministério da Cidadania divulgou uma lista dessas mensagens e quais delas permitem contestação.

A devolução de valores pagos fora dos critérios estabelecidos na lei deve ser feita via devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br, inserindo o CPF do beneficiário. Depois de preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU). 

O pagamento deve ser feito nos canais de atendimento do Banco do Brasil, como agências, terminais de autoatendimento e web.

Até agora, aproximadamente 197 mil pessoas devolveram valores recebidos indevidamente, num total de quase R$ 230 milhões. Esse número representa as devoluções via site e aplicativo do Auxílio Emergencial.

Aproveite e leia também: “Corte no auxílio emergencial leva 7 milhões de volta à pobreza”.

Quer acompanhar as notícias sobre envio de SMS para quem teve auxílio emergencial cancelado? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp