Saque de até R$ 1 mil do FGTS começa nesta semana; veja quem tem direito

Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar o valor a partir da próxima quarta-feira (20).

rafela
Rafaela Souza

A Caixa Econômica Federal (CEF) começará a liberar o saque de até R$ 1 mil das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na próxima quarta-feira (20). De acordo com o calendário de pagamentos, os trabalhadores nascidos em janeiro serão os primeiros a ter direito ao saque extraordinário do FGTS.

O valor do saque extraordinário será pago automaticamente a quem tem direito, através da Conta Poupança Social Digital, que pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem. A consulta do saque está disponível desde o último dia 8, através do aplicativo FGTS, pelo site da Caixa e nas agências da Caixa.

Continua após a publicidade

Quem tem direito ao saque do FGTS

Qualquer trabalhador que tenha os valores disponíveis, seja nas contas ativas ou inativas do FGTS, está elegível para fazer a solicitação. Além disso, o saque não é obrigatório, ou seja, apenas os trabalhadores que desejarem retirar uma parte do saldo poderão fazê-lo.

Como consultar o saque do FGTS

1. No site do FGTS:

No site do FGTS, o trabalhador pode verificar se tem direito ao saque extraordinário e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem).

2. No aplicativo FGTS:

No aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, o trabalhador pode consultar o valor do saque e a data de liberação do crédito na Conta Poupança Social Digital.

Além disso, o trabalhador que não deseja realizar o saque poderá informar que não quer receber o crédito do valor diretamente no aplicativo, solicitando que o valor retorne para a sua conta do FGTS. Segundo a Caixa, caso o crédito do FGTS aconteça, o trabalhador poderá optar pelo cancelamento até o dia 10 de novembro de 2022.

Calendário de pagamentos do saque extraordinário do FGTS

Segundo o cronograma divulgado pela Caixa, o pagamento do saque extraordinário segue o mês de nascimento do trabalhador:

Mês de nascimentoData do saque
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o pagamento do FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.