Saque-aniversário FGTS 2021: veja o calendário e saiba como aderir

O saque-aniversário do FGTS 2021 permite que o trabalhador retire parte do valor do fundo uma vez por ano, de acordo com o mês de nascimento.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 9,7 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário FGTS 2021 desde o mês de outubro de 2019. Destes, 8 milhões optaram ano passado.

O saque-aniversário foi iniciado no mês de abril de 2020. Nessa modalidade, o trabalhador tem a opção de retirar, uma vez por ano, parte do valor do Fundo de Garantia, de acordo com o mês de nascimento.

Confira mais informações sobre esse benefício e como sacar os valores neste ano.

Calendário Saque-aniversário FGTS 2021

Mês de nascimentoPeríodo de saque
JaneiroJaneiro a março
FevereiroFevereiro a abril
MarçoMarço a maio
AbrilAbril a junho
MaioMaio a julho
JunhoJunho a agosto
JulhoJulho a setembro
AgostoAgosto a outubro
SetembroSetembro a novembro
OutubroOutubro a dezembro
NovembroNovembro de 2021 a janeiro de 2022
DezembroDezembro de 2021 a fevereiro de 2021

Dessa forma, o período de saque se inicia no primeiro dia útil no mês de nascimento do trabalhador e se encerra no último dia útil do segundo mês posterior.

Por exemplo, caso o trabalhador tenha nascido no dia 10 de fevereiro, ele terá direito de efetuar o saque de 1º de fevereiro a 30 de abril.

No entanto, os trabalhadores devem informar que optaram pelo saque-aniversário até o último dia do mês de  nascimento para recebê-lo no mesmo ano de adesão.

Caso o recurso não seja utilizado, ele retorna de forma automática para a respectiva conta do FGTS.

Os trabalhadores podem efetuar a solicitação no app FGTS (Android | iOS) e fornecer uma conta bancária em qualquer instituição financeira para receber a quantia automaticamente.

Vale ressaltar que o saque-aniversário só valerá para o trabalhador que informar à Caixa que deseja receber os valores por ano.

Do contrário, só será possível sacar o FGTS em situações previstas em lei, como compra de imóvel, aposentadoria e demissão sem justa causa.

Saque-aniversário substitui saque-rescisão

O trabalhador que aderir ao saque-aniversário ainda terá direito à multa de 40% em caso de demissão, mas não ao saque-rescisão. Ou seja, não poderá retirar o saldo total de sua conta do FGTS se for demitido.

Caso se arrependa, o trabalhador pode retornar ao saque-rescisão, mas apenas 2 anos após a data da adesão ao saque-aniversário.

Dessa forma, se aderir em janeiro deste ano, poderá voltar ao saque-rescisão em janeiro de 2023 e terá acesso aos valores da conta do FGTS a partir do término da carência de migração (25º mês em diante).

Se o trabalhador for demitido durante a retirada do saque-aniversário, a conta fica inativa. Então, o saque do valor total só será liberado imediatamente para o trabalhador que for demitido caso ele não tenha optado pelo modelo de saque anual.

Ademais, o trabalhador que estiver no saque-aniversário e for demitido poderá continuar sacando os valores do FGTS uma vez por ano. E, ainda que opte pelo saque-aniversário, terá direito ao saque do saldo do FGTS para compra de imóvel e em caso de aposentadoria, doenças graves, falecimento do titular e demais condições previstas em lei.

Contudo, quem optar por continuar no saque-rescisão não precisará fazer nada para retirar o valor integral da conta do FGTS em caso de demissão.

Limites de retirada do saque-aniversário FGTS 2021

Por fim, há limites de retirada para o saque-aniversário, sendo o valor do saque anual um percentual do saldo da conta do FGTS do trabalhador.

Para contas com até R$ 500, será liberado 50% do saldo. Este percentual diminui conforme o valor em conta é maior. Além disso, para as contas com valor acima de R$ 500, os saques têm uma parcela fixa acrescida.

Dessa forma, os cotistas com saldo menor poderão sacar todos os anos maiores percentuais.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp