Consulta de segundo lote de restituição do IRPF 2021 liberada nesta quarta-feira; saiba como verificar

Liberada a partir das 10h da manhã nesta quarta, a restituição do segundo lote do IRPF 2021 é a maior da história. Veja como consultar.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O contribuinte que enviou declaração do IRPF 2021 até o meio de março poderá consultar, a partir das 10h da manhã desta quarta-feira, 23, a restituição. O dinheiro será liberado no dia 30 de junho

Segundo a Receita Federal, esse é o maior lote de restituição da história: 4.222.986 contribuintes receberão R$ 6 bilhões — desse total, 2.906.310 contribuintes que entregaram a declaração até o dia 21 de março.

Idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de professores, têm prioridade para receber o reembolso. 

Como consultar restituição IRPF 2021

Para saber se já será ressarcido neste primeiro momento, o contribuinte deve estar no grupo prioritário legal, e ter em mãos o número de CPF e a data de nascimento do contribuinte. 

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal na Internet, ou ainda nos aplicativos para aparelhos móveis. 

Quem ainda não estiver nesta parcela da restituição deve receber os valores nos próximos meses. Confira o calendário:

2º lote30 de junho de 2021
3º lote30 de julho de 2021
4º lote31 de agosto de 2021
5º lote30 de setembro de 2021

A restituição é depositada na conta bancária informada durante o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja encontrado, é possível resgatar o valor por até um ano no Banco do Brasil. (Saiba mais clicando aqui)

É possível reagendar o crédito ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para não perder nenhuma das notícias que importam para o seu dinheiro. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp