Restituição do Imposto de Renda 2021 já pode ser consultada; Veja como

Primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 está disponível no site da Receita Federal. Pagamento começa a partir da próxima segunda.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Já está disponível, no site da Receita Federal, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O processo é relativo à quem declarou os impostos no ano-base 2020. 

Assim como nos anos anteriores, a primeira parcela da restituição tem como foco os contribuintes com prioridade legal: idosos com mais de 80 anos, contribuintes entre 60 de 79 anos, contribuintes com alguma doença física ou mental, aqueles em que a maior fonte de renda parte do magistério. Demais grupos serão contemplados em outras quatro parcelas, que serão pagas até setembro.

Nas estimativas do Leão, nesta primeira fase, a restituição será paga a 3,4 milhões de contribuintes. Somados, os valores chegam R$ 6 bilhões. 

Apesar da consulta já estar liberada, os pagamentos só começam a ser depositados na próxima segunda-feira, 31. 

Quer saber se está no primeiro grupo de restituição do Imposto de Renda 2021? Veja como conferir

Essa é a maior remessa de restituição paga, tanto em quantidade de pessoas, como no valor a ser restituído. 

Para saber se já será ressarcido neste primeiro momento, o contribuinte deve estar no grupo prioritário legal, e ter em mãos o número de CPF e a data de nascimento do contribuinte. 

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal na Internet, ou ainda nos aplicativos para aparelhos móveis. 

Quem ainda não estiver nesta parcela da restituição deve receber os valores nos próximos meses. Confira o calendário:

1º lote31 de maio de 2021
2º lote30 de junho de 2021
3º lote30 de julho de 2021
4º lote31 de agosto de 2021
5º lote30 de setembro de 2021

Essa noticia foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para se manter atualizado sobre todas as notícias do Imposto de Renda 2021 e se manter atualizado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp