Pedido de prova de vida por WhatsApp é golpe; saiba como prevenir

O INSS alerta que contato sobre prova de vida por WhatsApp é falso. O órgão não realiza procedimento de forma virtual por mensagens de texto.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Falsários estão aproveitando o período da pandemia para aplicar um novo golpe por WhatsApp: por meio da plataforma, os criminosos entram em contato com aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para suposta prova de vida. O órgão alerta que não realiza esse procedimento de forma virtual por mensagens de texto. 

A aplicação do golpe ocorre por ligação telefônica. As vítimas recebem, por telefone, um pedido para atualização de dados. Na linha, o criminoso pede que o beneficiado envie fotos de documentos e outros detalhes para ‘atualizar’ o cadastro. A partir das informações colhidas, o falsário consegue aplicar fraudes usando dados do beneficiário. 

Como evitar o golpe da prova de vida por WhatsApp?

É preciso ter em mente que apesar de permitir a prova de vida digital, o INSS só realiza o procedimento em canais oficiais, como o aplicativo Meu Gov.br. É possível acessar a plataforma em aparelhos móveis Android ou iOS. A autenticação ocorre por biometria facial. 

O INSS não pede informações pessoais por telefone ou via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Quando o órgão precisa entrar em contato com o beneficiário, o contato é feito por e-mail ou por meio de canais de atendimento específicos. A central de atendimento 135 e SMSs identificados com 280-41 são canais oficiais do órgão. 

E, mesmo por meio desses canais, o Instituto não solicita detalhes como CPF, números de documentos ou senha. 

Como está o procedimento hoje?

A prova de vida não está ocorrendo de maneira presencial por conta da pandemia. Por isso, a obrigatoriedade da atualização cadastral está suspensa até maio. A expectativa é de que, para o procedimento retornar de forma segura, os beneficiados devem seguir um cronograma. 

Vencimento da prova de vidaNova data
Março e abril de 2020Maio 2021
Maio e junho de 2020Junho 2021
Julho e agosto 2020Julho 2021
Setembro e outubro 2020Agosto 2021
Novembro e dezembro 2020Setembro 2021
Janeiro e fevereiro 2021Outubro 2021
Março e abril de 2021Novembro 2021

Quer continuar acompanhando as notícias como essa? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp