Projeto busca ampliar vagas do Fies revogando isenções de rendimentos financeiros

O deputado Moses Rodrigues (MDB-CE), autor da proposta, calcula a retirada de isenção de investimentos possibilitaria a criação de 170 mil vagas do Fies.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Projeto de Lei 3865/20, do deputado Moses Rodrigues (MDB-CE), sugere aumentar as vagas do Fies ao cortar isenções de rendimentos financeiros.

A proposta altera a Lei do Fundo de Financiamento Estudantil e prevê 170 mil novas vagas do Fies, além das vagas já previstas pelo MEC para 2021.

“É fundamental adequar temporariamente o modelo do Fies às circunstâncias que vivemos no curto e no médio prazo”, diz o deputado.

Rodrigues ainda sugere que a ampliação das vagas ocorra durante o período de pandemia.

Custo das novas vagas do Fies

“Cada R$ 1 bilhão corresponde a, aproximadamente, 85 mil vagas novas de Fies, conforme se depreende do estoque de capital do FG-Fies e dos quantitativos que têm sido previstos nos últimos anos para o fundo”, estima Rodrigues.

Dessa forma, tendo esse cálculo como base, o custo das novas 170 mil vagas do Fies giraria em torno de R$ 2 bilhões.

Visando assegurar o equilíbrio orçamentário da proposta, o deputado sugere a revogação de algumas isenções de imposto de renda. Um exemplo é a isenção sobre ganhos com letras de crédito imobiliário e do agronegócio, além das ações em bolsa de valores.

“Reconhecemos a importância que esses incentivos tiveram no estímulo à poupança no país, mas pensamos que se tornaram excessivamente benéficos em comparação com os demais investimentos de renda fixa e variável, sendo razoável que deem lugar a uma política educacional de suma importância para o crescimento de nossa nação”, analisa o parlamentar.

A fim de evitar queixas de violação a direito adquirido, o deputado destaca que a proposta garante a isenção para rendimentos decorrentes de ações, títulos de crédito e fundos de investimento adquiridos até o dia 31/12/2020.

Apresentado em 2020, o projeto também previa vagas para o ano passado.

Tramitação do Projeto de Lei

O projeto terá avaliação, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça, Cidadania e Educação.

Este conteúdo foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp