Fies 2021 oferecerá 93 mil vagas; inscrições ocorrem neste mês

O Fies 2021 oferecerá 93 mil vagas ao longo de todo o ano, dividido em dois processos seletivos. Confira os prazos e as condições.

Escrito por Rodrigo Salgado

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2021) oferecerá 93 mil vagas para este ano. As inscrições para o primeiro semestre, quando as oportunidades serão ofertadas parcialmente, estarão abertas entre 26 e 29 de janeiro e os resultados serão divulgados em 2 de fevereiro.

Em seguida, os selecionados terão entre 3 e 5 de fevereiro para se inscrever. Quem não garantir uma vaga de primeira ainda poderá disputar alguma remanescente, mas por meio da lista de espera.

Todos aqueles não selecionados são inclusos automaticamente na lista. As convocações da espera vão de 3 de fevereiro a 18 de março deste ano.

A seleção ocorre por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No meio do ano, ocorrerá o segundo Fies 2021, com a oferta do restante das vagas. Confira mais informações e se inscreva (durante o prazo) por meio do site do programa de financiamento.

Fies 2021

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores que não são gratuitos. Ou seja, permite que o estudante faça o curso gratuitamente ou pagando a mensalidade de forma parcial e só quite a dívida após formado a juros baixos.

Portanto, o Fies tem a meta de facilitar o acesso ao crédito para financiamento da educação.

Em 31 de dezembro, o governo divulgou o Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil. Nele, especificou a previsão do programa para o período 2021 – 2023.

Para 2021, o aporte total do MEC será de R$ 500 milhões, com o intuito de viabilizar todas as 93 mil vagas previstas.

Para todo o período do triênio, são previstas 279 mil vagas e um investimento aproximado de R$ 1,5 bilhões.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de todas as nossas atualizações no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp