O que está funcionando e o que não está funcionando no seu estado durante a pandemia

Estados adotaram restrições de circulação devido à Covid-19. Veja o que está funcionando no comércio da sua região na pandemia.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Mais de um ano após o primeiro caso no Brasil, a Covid-19 continua sob atenção dos órgãos estaduais. Diante da gravidade da doença, além de uma campanha de vacinação lenta, governos mantêm medidas de circulação restritas. Diante das atualizações constantes, você sabe o que está funcionando no seu estado durante a pandemia

O iDinheiro reuniu informações sobre as restrições sanitárias para atualizar sobre a situação em alguns estados. Lembrando: os horários de funcionamento foram atualizados pela última vez no dia 10 de junho. Depois dessa data, as limitações podem ser alteradas. 

Veja o que está funcionando na pandemia de acordo com o Estado

Acre

No Acre, o governo aplica o Plano Acre Sem Covid. Desde maio o Estado está em fase amarela de controle do vírus. Isso significa que todos os setores comerciais, sociais e religiosos podem atender com a capacidade de até 50% do público. É necessário, contudo, que os estabelecimentos sigam as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Governo. (clique aqui para saber como proceder em cada lugar).

Acompanhe a situação do seu município clicando aqui

Alagoas

De acordo com o Plano de Distanciamento Social Controlado, elaborado pela gestão estadual alagoana, o estado segue em fase crítica da pandemia. O último decreto, publicado em maio, autoriza o funcionamento comercial em situações e horários específicos. As medidas valem até o dia 10 de junho. 

O que está funcionando na pandemia? 

  • Lojas (Centro) — Somente de terça-feira à sexta-feira, nos horários entre 9h e 17h. O estabelecimento deve permanecer fechado em feriados.  
  • Lojas de rua e galerias — Somente de terça-feira à sexta-feira, nos horários entre 10h e 18h. O estabelecimento deve permanecer fechado em feriados. 
  • Shoppings — Abertura proibida às terças-feiras, fins de semana e feriados. O horário de funcionamento é entre às 11h e 20h.
  • Bares e restaurantes — Estabelecimentos podem abrir entre às 5h e às 20h, de segunda a sexta. Fora do período, e aos feriados, os serviços estão disponíveis apenas por delivery. 
  • Academias e centros de ginástica — De segunda a sábado, entre às 5h e 21h. Proibido funcionamentos aos domingos e feriados. 

O que não está funcionando? 

  • Teatros 
  • Cinemas 
  • Museus 

Amapá 

No decreto sanitário mais recente, o governo estadual liberou, até o próximo dia 21, eventos corporativos e expandiu o horário de algumas atividades. Contudo, as medidas restritivas permanecem. 

Apesar de algumas limitações, em ocasião do Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, os estabelecimentos poderão funcionar até meia noite. O toque de recolher no dia 13 de junho começa às 1h da manhã. 

Medidas válidas até: 21 de junho de 2021

Não podem funcionar para receber eventos: bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetáculos e centros culturais;

Bahia

O governo baiano iniciou, na última terça-feira,8, novas medidas sanitárias por conta da pandemia. As restrições seguem até o próximo dia 15 de junho. Algumas regiões do Estado estão sob toque de recolher mais extenso do que outras (verifique a situação da sua cidade clicando aqui). 

Ceará

No Ceará, uma nova etapa de medidas restritivas começou na segunda-feira,7, e segue até o próximo domingo, 13 de junho. Algumas regiões do estado permanecem em situação alarmante para a Covid-19. Por isso, certas cidades estão com funcionamento comercial limitado (clique aqui para saber melhor a situação da sua cidade). 

O que está funcionando sem limitações de horário na pandemia? 

  • Farmácias
  • Supermercados, padarias e congêneres – permitido o atendimento presencial de clientes para o café da manhã a partir das 6h
  • Serviços de entrega, inclusive por aplicativo.
  • Indústria
  • Postos de combustíveis
  • Hospitais e demais unidades de saúde, clínicas odontológicas e veterinárias para atendimento de emergência
  • Laboratórios de análises clínicas
  • Segurança privada
  • Imprensa, meios de comunicação e telecomunicação em geral
  • Oficinas em geral e borracharias
  • Funerárias

Distrito Federal

No Distrito Federal, o governo gerencia as permissões de comércio através de atualizações do Decreto nº 41.913, publicado em 19 de março de 2021. A atualização mais recente, datado de 24 de maio, estabelece os seguintes horários de funcionamento para o comércio:

  • Comércio de rua: 09h às 20h;
  • Shoppings e centros comerciais: 10h às 22h, à exceção dos bares e restaurantes;
  • Bares e restaurantes: 11h às 23;
  • Academias de esportes de todas as modalidades: 06h às 23h, seguindo as recomendações sanitárias estabelecidas pelo governo. 

Espírito Santo

Na última segunda-feira,7, o governo do Espírito Santo atualizou os riscos de cada município em relação à pandemia. Entenda como funcionam os horários de funcionamento por modalidade de risco clicando aqui

Confira a classificação por cidade: 

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Vila Valério e Vitória.

RISCO ALTO: Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Mantenópolis, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, São José do Calçado, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, a situação epidemiológica é quem define os horários e as permissões de funcionamento. Todas as medidas sanitárias podem ser conferidas no decreto sanitário estadual, elaborado em 2021. 

É possível conferir a atualização do seu município a partir do último boletim elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso (SES-MT). Clique aqui para ser direcionado para a página.

Mato Grosso do Sul

Através do monitoramento dos municípios, com o programa Prosseguir, o Governo de Mato Grosso do Sul atualiza a situação das cidades. O estado atual da sua região pode ser conferido clicando aqui

Minas Gerais

Passando por um momento de alta nos casos de Covid-19, o Governo de Minas Gerais atualizou as medidas sanitárias em áreas com risco alto. (Veja onde a sua cidade se encaixa clicando aqui). 

Cinco macrorregiões marcadas como “cenário desfavorável” na onda vermelha, contudo, poderão abrir academias, clubes e salões de beleza com horário limitado até 19h. 

No período de Dia dos Namorados, entre 11 e 13 de junho, os horários de funcionamento dos bares e restaurantes poderão se estender até as 22h.

São Paulo 

No Estado de São Paulo,as regras de circulação são definidas através do Plano São Paulo. O Governador João Dória (PSDB) estendeu o período de transição comercial até o próximo dia 30 de junho. 

Cada município possui regulações específicas, a depender da situação epidemiológica da Covid-19 na região. Para conferir o que está valendo, clique aqui

Ainda está com dúvidas? O Governo disponibiliza um portal com todas as informações sobre as medidas sanitárias. Clique aqui para ser direcionado para a página

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o que está funcionando na pandemia? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp