Como a lentidão na vacinação contra Covid-19 pode afetar a economia do Brasil

Além de reduzir a crise sanitária, a vacinação ainda pode afetar o mercado de trabalho, o PIB e a economia brasileira. Veja os impactos.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em meio à uma segunda onda e com uma campanha de vacinação lenta, além da perda física, o Brasil pode ter perdas na economia: o alcance insuficiente da imunização acende o alerta vermelho para alguns setores comerciais do país. 

O rompante de casos, a consequente letalidade da doença, — pelo menos 439.050 brasileiros morreram em decorrência do coronavírus (Sars-Cov-2), de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira, 19 —, preocupa quem avalia o mercado financeiro. Isso porque as medidas de contenção, o fechamento do comércio e o distanciamento social afetam a economia brasileira. 

Em março, um dos momentos mais drásticos da pandemia, este ano, 500 banqueiros, economistas e especialistas em finanças assinaram carta cobrando ações mais intensivas do Governo Federal. 

A demora na vacinação é mencionada no documento, que conta como endossadores o banqueiro Pedro Moreira Salles, e os ex-ministros da Fazenda Maílson da Nóbrega e Pedro Sampaio Malan. 

A reportagem do iDinheiro questionou o Ministério da Economia sobre a influência do andar da vacinação na economia. A Pasta respondeu, por nota, que a preocupação do Ministério sobre o andamento da vacinação consta no Boletim Macrofiscal Econômico, publicado na última terça, 18. 

O documento reforça a importância da vacinação em massa, e prevê o impacto da campanha no Produto Interno Bruto (PIB): a cada aumento de 10 pontos percentuais nas doses aplicadas por 100 mil habitantes, a “projeção do crescimento do PIB do país no ano corrente em 0,13 p.p. para cima, em média”. 

No ranking internacional do projeto Our World in Data, o Brasil é o 85° país em porcentagem de população vacinada — com 17,10% dos brasileiros com primeira dose. O país está atrás de vizinhos latinos como a Argentina (17,81%) Uruguai (28%), o Chile (47,48%), em números absolutos.

Vacinação, PIB, e empregos: o que dizem os especialistas em economia

Mesmo que o atraso na imunização brasileira esteja nas pautas mais recentes, o passo lento da vacinação pode afetar a economia do país nas próximas décadas. O relatório mais recente do Instituto Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), divulgado em maio, aponta para as divergências econômicas para os próximos anos.  

Isso porque apesar de projetar um gasto menor com a pandemia em 2021 — R$ 105,6 bilhões de reais, contra R$ 520 bilhões no ano passado — o relatório de acompanhamento mensal chama atenção para o controle da doença em solo brasileiro. O contexto, informa o documento, é “permeado de incertezas quanto à duração da pandemia e ao ritmo da vacinação”.

Vacinação no Brasil em dados

A aplicação das vacinas varia de cidade a cidade. Quer saber como está a vacinação no seu município? o iDinheiro listou a quantidade de imunizantes pelo Brasil. Basta preencher os campos a seguir para acompanhar como está a campanha na sua vizinhança!

O dinheiro direcionado para o acompanhamento da pandemia também entra na equação, já que repercute no PIB. “Na próxima década e meia nós ainda vamos colher frutos negativos dessa paralisação. Houve uma baixa arrecadação, o PIB não cresceu. Isso traz efeitos na renda da população”, articula o docente da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Ahmed Sameer El Khatib.

O impacto no Produto Interno Bruto também é colocado pelo economista Cláudio Considera, pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com a morosidade na vacinação, pontua o especialista, quem mais sofre é o setor de serviços. “Bares, restaurantes, toda essa parte de hotelaria, representa 68% do PIB. Se não houver vacina nós estamos fadados a não crescer, a não retormar”, articula. 

Em conversa com os especialistas, o iDinheiro listou as áreas que podem sofrer alguma influência da lentidão na vacinação.

Empregos

Sem doses suficientes para todos, os setores que dependem do fluxo de pessoas podem sofrer a longo prazo. A categoria de serviços é responsável por boa parte dos empregos brasileiros — cerca de 5,4 milhões de pessoas dependem da área para sobreviver. A última Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) reforça a crise no setor: de fevereiro para março deste ano, as empresas de serviços acumularam queda de 4%.

O índice de desemprego do Brasil aumentou nos últimos meses: pelo menos 14,2% da população está fora do mercado de trabalho formal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Renda

Diretamente afetada pela disponibilidade de emprego, a renda do brasileiro também pode diminuir por conta da lentidão. O professor Ahmed explica os motivos para a diminuição. “As contas do Governo do vermelho na próxima década, somado a um baixo investimento no Brasil, fazem com que o consumidor sofra no bolso. Queda na renda, alta no bolso, além do desemprego”, conclui. 

PIB

Baixa arrecadação e direcionamento de caixa para combate à pandemia, estão entre os motivos para evitar estender a crise sanitária. “A continuidade da pandemia atrapalha o funcionamento da nossa economia interna”, pontua o economista Cláudio Considera.

Quer continuar acompanhando as notícias como essa? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp