Score de crédito pode aumentar com novo Serasa Score 2.0; veja como consultar

O Serasa Score 2.0 trará um viés mais positivo, dando maior foco para o pagamento de contratos atuais que dívidas antigas. Consulta já está disponível.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O score de crédito de alguns usuários deve subir nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 26, a Serasa lançou o Serasa Score 2.0, uma nova forma de calcular a pontuação que aumenta ou reduz a possibilidade de um consumidor obter crédito.

Na nova modalidade, a empresa terá um viés mais positivo, levando em consideração fatores como pagamento de crédito, tempo de uso de crédito e crédito contratado. Antes, os principais pontos que pesavam na pontuação eram o pagamento e o histórico de dívidas.

O Score 2.0 contará com mais informações do Cadastro Positivo e com dados também do SPC para compor a pontuação. A consulta ficará disponível para os consumidores de forma gradual a partir desta quarta-feira, 26, por meio do App Serasa. 

As empresas já terão informações atualizadas a partir de hoje para a tomada de decisão sobre crédito, beneficiando os usuários.

Como funcionará o Serasa Score 2.0

A principal mudança do novo score é com relação ao peso dado a diferentes fatores que já faziam parte da pontuação. Antes, a pontualidade de pagamento de crédito correspondia apenas a 13,9% no score. Agora, o peso será de 43,6%. Com relação ao tempo de uso do crédito, o peso era de 8,4%, e agora é de 10,1%. 

Por outro lado, o histórico de dívidas correspondia a 30,2% do score e agora corresponde a 13,7%. O pagamento de dívidas também não será mais um fator tão importante para medir o quanto o consumidor é ou não um bom pagador. Antes o peso era de 26,4% e agora, de 5,5%.

“A gente analisava muito o lado negativo de uma pessoa. Hoje, estamos com muito mais informações e analisamos dados de como ela está pagando”, resume o diretor de produtos do Serasa, Lucas Lopes. Segundo a Serasa, a mudança na pontuação tem a possibilidade de trazer uma redução nos juros para obtenção de crédito.

Também foi modificada a faixa de crédito, desde o baixo ao muito bom:

Faixa de scoreScore antigoScore novo
Muito bom 800-1000701-1000
Bom 600-800501-700
Regular 400-600301-500
Baixo 0-4000-300

A Serasa disponibilizará para todos os consumidores a partir do dia 28/5 o Manual Oficial do Score, com todos os pontos técnicos e dúvidas sobre a nova pontuação de crédito. O documento estará disponível no site do Serasa.

Como consultar o novo score?

O novo score estará disponível de forma gradual para os consumidores e, segundo a Serasa, em aproximadamente uma semana todos terão acesso à pontuação.

Atualmente, a consulta está disponível apenas no aplicativo. Por enquanto, a consulta do site ainda está com base no score antigo.

Veja o passo a passo para consultar o Score 2.0:

  • Baixe grátis o app da Serasa, disponível para Android e iOS.
  • Cadastre-se ou faça o login
  • Consulte o Serasa Score 2.0

Quer continuar acompanhando todas as notícias que te ajudam a ter uma relação melhor com o dinheiro? Então, assine a newsletter iDinheiro e ative as notificações push para se manter atualizado.

Bloco Easy Crédito
Encontre agora o empréstimo ideal para você! Faça agora uma simulação sem compromisso e gratuita Simular Agora

  1. Jessica

    Meu score não mudou nada ainda será que meu cadastro já está na nova versão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp