IPTU Curitiba: veja datas de vencimento e como obter desconto

O vencimento do IPTU Curitiba começa em 10 de fevereiro de 2021. O pagamento em cota única rende desconto de 4% ao contribuinte.

Escrito por Heloísa Vasconcelos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Os boletos do IPTU Curitiba serão enviados a todos os curitibanos até o final de janeiro, conforme a autoridade municipal. Em 2021, os contribuintes que pagarem o imposto à vista até o dia 10 de fevereiro terão desconto de 4% no valor devido.

Também é possível escolher pagar o tributo dividido em 10 vezes, de fevereiro a novembro. Quem decidir parcelar terá os vencimentos entre os dias 11 e 15 de cada mês.

Diferente dos anos anteriores, a prefeitura não irá enviar um carnê com todas as parcelas aos contribuintes que decidirem parcelar o pagamento. 

Será necessário, portanto, emitir a 2ª via dos boletos por meio do site da prefeitura ou nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento nas dez Ruas da Cidadania. O funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Como pagar o IPTU Curitiba?

O pagamento do tributo pode ser realizado por meio do internet banking, nos caixas automáticos, na boca de caixa dos bancos conveniados, e também, com cartão de crédito e débito.

Os contribuintes também têm a opção de optar por débito automático. Para eles, a primeira parcela será paga em 19 de fevereiro e as demais todo dia 11.

Quem desejar solicitar essa forma de pagamento deve realizar o cadastro diretamente no banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela.

Quem não receber o boleto de pagamento pelos Correios ou quiser antecipar o pagamento pode emitir a segunda via por meio do aplicativo Curitiba App (Android/ iOS) ou nos núcleos.

Reajuste no valor

Conforme a prefeitura de Curitiba, os reajustes tomam como base os percentuais estabelecidos em uma lei complementar de 2017 e em outra lei complementar de 2014.

Dessa forma, a alíquota cobrada é de 4% para imóveis edificados e de 7% para imóveis não edificados. O valor é somado à correção monetária medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,31% no ano passado.

A Taxa de Coleta de Lixo (TCL) não sofreu alteração de valor para 2021 e segue as mesmas regras: R$ 275,40 por ano para imóveis residenciais e R$ 471,60 para imóveis não residenciais.

Cerca de 89 mil imóveis têm isenção do IPTU na cidade.

Calendário de vencimentos

Dígito verificadorData de vencimento em todos os dias
1 e 211
3 e 412
5 e 613
7 e 814
9 e 015

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter iDinheiro e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece no mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp