Pagar IPTU e IPVA – Quando compensa parcelar ou quitar à vista?

Veja quando pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelado pode ser uma boa alternativa. Entender as finanças mensais é o primeiro passo.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Em todo o começo de ano, muitos brasileiros precisam lidar com impostos e, assim, pagar o IPTU e IPVA de imóveis e veículos.

Grande parte dos estados oferecem duas opções para pagar o imposto: parcelado ou em cota única. Geralmente, o pagamento integral em uma só parcela rende algum desconto para o contribuinte. Mas, o que vale mais a pena?

Confira abaixo como você pode pagar esses impostos sem precisar comprometer o orçamento de maneira direta. 

Quem dá as dicas é o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelado?

Ao adquirir um bem, seja ele um imóvel ou veículo, é necessário ter em mente o pagamento das taxas no início do ano. 

Por isso, o erro de muitos brasileiros neste período é não realizar um planejamento financeiro estratégico contando com esses gastos, mesmo que existam reajustes proporcionais ao longo do tempo. 

Como muitas pessoas ainda não têm esse equilíbrio financeiro, pode haver impacto das contas com a chegada dessas faturas. 

Por isso, antes de decidir pagar o IPTU e IPVA à vista, é necessário fazer uma fotografia financeira e constatar algumas situações, como:

Caso a pessoa tenha dívidas ou esteja comprometendo o cheque especial do banco para pagar as contas, dificilmente pagar o IPTU e IPVA à vista é uma alternativa interessante, já que o orçamento ficaria ainda mais comprometido. 

Sendo assim, Reinaldo Domingos indica o pagamento dos impostos em uma única parcela para quem tem um controle financeiro e dinheiro em caixa. 

Para quem não pode pagar IPTU e IPVA à vista esse ano, começar a montar um plano financeiro desde já pode ser uma excelente alternativa para aproveitar os descontos em 2022. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando as novidades sobre o mundo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp