Pagar IPTU e IPVA – Quando compensa parcelar ou quitar à vista?

Veja quando pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelado pode ser uma boa alternativa. Entender as finanças mensais é o primeiro passo.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Em todo o começo de ano, muitos brasileiros precisam lidar com impostos e, assim, pagar o IPTU e IPVA de imóveis e veículos.

Grande parte dos estados oferecem duas opções para pagar o imposto: parcelado ou em cota única. Geralmente, o pagamento integral em uma só parcela rende algum desconto para o contribuinte. Mas, o que vale mais a pena?

Continua após a publicidade

Confira abaixo como você pode pagar esses impostos sem precisar comprometer o orçamento de maneira direta. 

Quem dá as dicas é o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Pagar IPTU e IPVA à vista ou parcelado?

Ao adquirir um bem, seja ele um imóvel ou veículo, é necessário ter em mente o pagamento das taxas no início do ano. 

Por isso, o erro de muitos brasileiros neste período é não realizar um planejamento financeiro estratégico contando com esses gastos, mesmo que existam reajustes proporcionais ao longo do tempo. 

Como muitas pessoas ainda não têm esse equilíbrio financeiro, pode haver impacto das contas com a chegada dessas faturas. 

Por isso, antes de decidir pagar o IPTU e IPVA à vista, é necessário fazer uma fotografia financeira e constatar algumas situações, como:

Caso a pessoa tenha dívidas ou esteja comprometendo o cheque especial do banco para pagar as contas, dificilmente pagar o IPTU e IPVA à vista é uma alternativa interessante, já que o orçamento ficaria ainda mais comprometido. 

Sendo assim, Reinaldo Domingos indica o pagamento dos impostos em uma única parcela para quem tem um controle financeiro e dinheiro em caixa. 

Para quem não pode pagar IPTU e IPVA à vista esse ano, começar a montar um plano financeiro desde já pode ser uma excelente alternativa para aproveitar os descontos em 2022. 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando as novidades sobre o mundo financeiro. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.